Como fazer um bom plano de aula?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como fazer um bom plano de aula?

Para poder ministrar uma turma com sabedoria é preciso que o professor faça um bom plano de aula, organizar e especificar o conteúdo e como ele será passado para os alunos durante um determinado período. 

Para planejar as aulas é preciso que o professor escolha o assunto a ser ensinado, observe o grau de dificuldade da matéria, a qualidade do aluno, se será assimilado com facilidade e se irá gerar dúvidas, para que assim entenda qual será o tempo utilizado para ministrar esse conteúdo.

Tendo o perfil de matéria e turma traçados, é preciso então definir quais serão os objetivos da aula, o que você deseja que os alunos saibam e apontar claramente o que deve ser alcançado no final da aula para dar sentido ao resto do planejamento. 

É importante definir os métodos que facilitam na compreensão do conteúdo, qual a didática ideal para que aquela matéria possa interessar e fazer com que os alunos interajam com o professor deixando o assunto mais leve. É nos métodos que definimos se será utilizados formas alternativas de estudo como vídeos, músicas, filmes, textos, entre outros.

No cronograma de aula é necessário estabelecer o tempo que será preciso para ensinar um determinado conteúdo, se for um assunto mais complexo o ideal é separar em tópicos e dividir a quantidade de aulas, é preferível uma quantidade maior de vídeos explicativos, do que um único vídeo com um tempo muito extenso, pois assim os alunos podem se distrair e não captar toda a matéria.

E para finalizar é preciso que seja realizado algum tipo de avaliação, pode ser por meio de atividades, bate papo, fóruns, games, ou até mesmo com atividades avaliativas. Assim é possível saber se o assunto foi compreendido, e se os alunos se adaptaram ao método de ensino utilizado.

Gostou das nossas dicas? Agora é só colocar em prática e planejar a sua aula. Deixe seu comentário abaixo!

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress