Os diferentes tipos de lançamentos

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Os diferentes tipos de lançamentos

Quem trabalha com cursos online vai se deparar com diferentes tipos de lançamentos. Conheça quais são eles e como escolher a melhor opção para fazer o seu!

Após finalizar toda a etapa de planejamento e criação do seu curso online, chegou o tão esperado momento: fazer o lançamento e começar as vendas!

Porém, é neste momento que você pode cometer alguns erros e colocar tudo a perder.

Por este motivo, é que você precisa conhecer, detalhadamente, os diferentes tipos de lançamentos e escolher qual se encaixa melhor ao seu momento e produto.

Mas, antes de qualquer coisa, precisamos entender melhor o que vem a ser um lançamento.

O que é um lançamento?

O primeiro ponto que precisa ficar claro é que lançamento não é um modelo de negócio, mas sim, uma estratégia de venda.

Seu principal objetivo é fazer com que você consiga gerar fluxo de vendas em um pequeno espaço de tempo.

Ou seja, é uma forma de você abrir inscrições para o seu curso, em um determinado período de tempo, com um prazo para as pessoas se inscreverem e depois você fechar estas inscrições.

Basicamente, o lançamento de um curso online se resume a esta estratégia de vendas.

Porém, antes de conhecermos os diferentes tipos de lançamentos, precisamos falar sobre esteira de produtos.

O que é uma esteira de produtos?

Esteira de produtos é o caminho lógico de cursos que você vai oferecer, guiando seus alunos dos conteúdos mais básicos até os mais avançados.

Ou seja, não é recomendado que o primeiro produto que você ofereça já seja o seu curso online.

Antes disso, é interessante que você se apresente e mostre o seu trabalho para que as pessoas possam te conhecer e sentir confiança em você.

Por isso, você precisa pensar em cursos de entrada, ou seja, com duração mais curtas e preços mais baixos, podendo até serem mini cursos, e-books ou materiais gratuitos.

E, a partir disso, passar a oferecer o seu curso online.

Pense como um gráfico que se eleva, em que seu eixos são compostos por preço e densidade de conteúdo.

São poucas as pessoas que já irão desembolsar determinados valores, logo que te conhece, para ter acesso ao seu curso.

Além disso, eles são um ótimo meio de você testar a oferta e a demanda do seu assunto.

Antes deles fazerem este investimento, eles precisam saber se o seu conteúdo é bom, se eles se identificam com a sua didática e se convencerem de que você é a pessoa que eles precisam para transformarem suas vidas.

Então, para estes conteúdos mais densos que você vai oferecer, recomendamos que você utilize a estratégia de lançamento.

Vamos agora conhecer quais são elas e descobrir quando usá-las.

Diferentes tipos de lançamentos

Como comentamos lá no começo do texto, este momento é crucial para que você consiga ter sucesso nas vendas do seu curso online.

Por isso, vamos detalhar cada um dos diferentes tipos de lançamentos para que você descubra quando usar e quais as melhores opções para os seus cursos.

Lançamento Perpétuo

Quando falamos em lançamento perpétuo, estamos nos referindo que o seu curso estará constantemente em vendas.

Você também pode escutar que você não vai “fechar o carrinho”, ou seja, deixá-lo indisponível para vendas (retirá-lo do catálogo da Sapium, por exemplo).

Ele é recomendado para cursos mais baratos (até R$100,00).

Então, quando você precisar manter sempre abertas as inscrições para o seu curso online, utilize esta estratégia.

Além disso, você precisa criar conteúdos de valor (e gratuito) e mesclá-los com conteúdos de vendas.

Afinal, ninguém vai querer te seguir se você só focar nas vendas!

Uma dica é trabalhar as dores, desejos e sonhos da sua persona.

Desta maneira, ela irá te ver como relevante e, quando chegar o momento de divulgar o seu curso pago, ela estará mais propensa para adquiri-lo.

Lançamento Esporádico

Ao contrário do que vimos anteriormente, este lançamento é recomendado para cursos com um valor de venda um pouco mais alto, ou seja, acima de R$100,00.

Isso porque, quando existe um tempo que delimita as inscrições, gera-se um sentido de urgência nos alunos, fazendo com eles sintam uma necessidade de tomar uma atitude o quanto antes.

Este gatilho faz com que as pessoas não deixem passar a oportunidade, pois não sabem quando poderão ter acesso ao seu curso novamente.

Em outras palavras, este lançamento tem um prazo limitado para inscrição.

Já para ele, você irá precisar ter um planejamento maior sobre como irá fazer sua divulgação.

Quais são os meios para fazer os diferentes tipos de lançamentos?

São diversos os canais que você pode utilizar para começar a divulgar o seu curso online.

Alguns deles são recomendados para quem já tem mais experiência e conhecimento no ramo de cursos online, enquanto que outros, são indicados para aqueles que estão começando.

Indicado para Iniciantes

Para que você consiga gerar as suas primeiras vendas, é recomendado que você utilize:

  • Palestras;
  • Webinars.

Entregue muito valor e conteúdo para os inscritos no seu evento. Faça com que eles percebam que você é a pessoa que vai fazer com que ela realize o seu sonho ou conquiste determinado objetivo.

Então, no final do palestra você faz a oferta do seu curso.

Porém, logo no início, avise que você vai fazer o lançamento do seu curso. Não faça como se fosse uma surpresa.

Inclusive, aproveite para anunciar algum tipo de bônus ou desconto para quem ficar com você até o final da sua palestra e decidir adquirir o seu curso.

Isto serve para os diferentes tipos de lançamentos: perpétuo e esporádico.

Indicado para intermediários

Já para quem tem algum conhecimento e já está mais íntimo das ferramentas e do universo de cursos online, a recomendação é que faça o seu lançamento esporádico através de uma maratona de lives.

Isso porque, o seu conteúdo vai ser muito mais denso e o seu esforço e dedicação serão maiores.

Desta maneira, as pessoas irão perceber o tempo limitado que elas terão para se inscrever.

Ou seja, você tem menos tempo para convencê-las a comprar o seu curso, por isso, precisará fazer um “intensivão” para conseguir explicar e oferecer todo o conteúdo.

Então, no dia da última live, você apresenta o seu curso online e abre as vendas.

Lembrando que elas podem acontecer tanto no Instagram, quanto no Youtube.

Indicado para Avançados

Já se você tiver um conhecimento profundo ou uma grande experiência com o mercado de cursos online, maneiras interessantes para você fazer as suas vendas será através de:

  • Grupos de desafios
  • Semanas
  • Workshop

Com estas estratégias, você consegue criar um grupo seleto de pessoas e fazer o lançamento primeiramente para elas.

Isso ativa o gatilho da exclusividade e da novidade, que são importantes para que as pessoas tomem atitudes mais rápidas.

Porém, perceba que não estamos falando de uma compra por impulso, afinal, você terá dedicado toda uma semana entregando conteúdos e mostrando para a pessoa como você pode ajudá-la com sua dor.

E, apenas após todo este tempo junto com você, é que ela estará pronta para escutar a sua oferta e tomar uma decisão de compra consciente.

Comente aqui se ficou clara a definição e quais são os diferentes tipos de lançamentos e aproveite, também, para assistir a este conteúdo exclusivo sobre este tema, que traz muito mais detalhes interessantes!

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