Conheça os principais apps para ajudar a estruturar aulas online

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conheça os principais apps para ajudar a estruturar aulas online

É comum escutar por aí que hoje em dia existe aplicativo para tudo. Essa afirmação não está errada. A Statista diz que só no Google Play já existem mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis. E, nesse mar de ferramentas é muito fácil encontrar algumas para facilitar o seu dia a dia como educador. Esse é o caso dos aplicativos para gravar aulas

Usar aplicativos para gravar aulas e editá-las é uma excelente maneira de melhorar suas aulas online. | Foto: Unsplash/William Hook.

Quer conhecer os melhores aplicativos para te ajudar a estruturar, gravar e editar suas aulas? Continue a leitura!

Veja como estruturar suas aulas e conheça aplicativos para te ajudar na tarefa

Antes de colocar a mão na massa para gravar aulas no computador ou no celular, é preciso que o seu conteúdo tenha um roteiro estruturado.

Quanto mais organizada a informação, maiores são as chances dos seus alunos se conectarem com o que está sendo mostrado e mais fácil será para você utilizar os aplicativos para gravar aulas.

Existem inúmeras formas de montar um roteiro nos dias de hoje. E o ideal é que você encontre uma opção que te ajude a visualizar da melhor maneira as suas ideias em formato de vídeo. 

Sendo assim, é necessário que você se pergunte algumas coisas ao criar o conteúdo da aula:

  • Qual será o formato da minha videoaula?
  • Vou fazer uso de ferramentas como slides, por exemplo? 
  • Qual será a duração do conteúdo em vídeo? 
  • Qual aplicativo para gravar videoaula vou utilizar?
  • Terei algum cenário ou até auxílio de alguma equipe durante as gravações?

Com a estrutura da aula um pouco mais clara, é hora de escrever o roteiro. Você pode optar por um caminho ilustrado, como o storyboard, ou outro mais simples, como um texto corrido.  

Se visualizar o conteúdo de forma ilustrada torna a gravação mais fácil para você, a melhor opção é desenvolver um storyboard simples. Para isso, desenhe quadros com cada cena do vídeo.

Agora, se desenvolver um roteiro ilustrado é difícil para te ajudar a visualizar o produto final e irá te atrapalhar na hora de utilizar os aplicativos para gravar aulas, escreva um texto objetivo com as cenas, diálogos e narrações de forma contínua. Um app interessante que pode te auxiliar na produção do roteiro nesse modelo é o Fade in Mobile.

Sendo assim, a seguir, conheça o Fade in Mobile e outros aplicativos que podem te ajudar a estruturar suas videoaulas. 

Fade in Mobile

O app, disponível para IOS e Android, é um editor de texto com formatos pré-definidos para cenas, diálogos e até personagens. Uma ótima opção para criar um roteiro direto.

PowerPoint

Além de preparar o texto base, buscar material de apoio é um bom caminho para deixar a sua aula mais dinâmica. Slides, fotos, vídeos e até áudios são bem-vindos quando o objetivo é prender a atenção do aluno. 

Os slides são uma escolha prática e funcional para complementar o conteúdo. Além disso, podem ser incorporados pelos aplicativos para gravar aulas e são rapidamente montados em apps para desktop ou celular, um deles é o PowerPoint. 

O PowerPoint é um app para criar slides que podem ser exportados e posteriormente integrados com os aplicativos para gravar aulas. 

A ferramenta está disponível para celular e desktop e possui uma interface fácil de utilizar. Nela existem temas que podem ser escolhidos e, além disso, é possível adicionar elementos gráficos diversos.

Google Slides

O Google Slides também é um aplicativo para desenvolver apresentações que podem ser exportadas e posteriormente integradas com os aplicativos para gravar aulas. É um editor completo que possui modelos prontos e permite que o usuário adicione elementos gráficos da galeria. Essa opção também está disponível para celular e desktop.

Canva

Assim como os demais, o Canva é um aplicativo para criar material gráfico que pode ser exportado e posteriormente integrado com os aplicativos para gravar aulas.

O Canva está disponível para celular e desktop e sua interface fornece diversos modelos de apresentação prontos com qualidade profissional. Portanto, é uma ótima escolha para criar slides mais encorpados.

Bons aplicativos para gravar e editar videoaula

Com o roteiro e os materiais de apoio organizados e revisados, é hora da captação. Para isso, você deve possuir um bom gravador para gravar aulas, podendo ser o seu próprio celular, de preferência com a câmera traseira, ou até a webcam do seu notebook.

Você pode optar por gravar uma sequência contínua em um único arquivo ou fazer vários vídeos e juntá-los depois na edição.

Lembre-se de que para que o som seja gravado com qualidade, o ideal é que você utilize uma lapela conectada ao gravador ou algum outro microfone, pode ser até os embutidos em fones de ouvido.

Além da opção de captar os vídeos de modo independente com o celular ou a webcam, você pode escolher um app para gravar videoaula que te ajude nesse processo. 

Para te ajudar a escolher o melhor aplicativo gravador para gravar aulas e editá-las, fizemos uma lista com excelentes aplicativos para gravar aulas e fazer a edição. Confira!

1. VideoShow

O VideoShow é um dos aplicativos para gravar aulas disponíveis para iOS e Android. Esse é  um app que permite fazer a edição de vídeos no celular, adicionando textos, fotos e até música. 

O VideoShow é ideal para organizar um material que já está gravado ou fazer uma nova gravação. Nele também estão disponíveis templates e modos de edições automáticos, sendo uma opção muito prática para finalizar o seu conteúdo.

2. OBS Studio

O OBS Studio é um dos aplicativos para gravar aulas destinados para Desktop. Nele é possível gravar a aula enquanto apresenta slides, ou compartilha a tela, sendo uma ótima escolha para um conteúdo mais aprofundado.

3. InShot

O InShot é um dos aplicativos para gravar aulas totalmente gratuitos e ideais para um conteúdo mais simples. O app possui uma interface fácil de utilizar, além de efeitos e funcionalidades automáticas que otimizam o trabalho de edição.

4. Camtasia Studio

O Camtasia Studio é um dos aplicativos para gravar aulas ideal para Desktop. É um app completo que permite integrar vídeos com música, imagens e slides. Entretanto, o app é mais pesado do que os demais, por isso é ideal para a edição de conteúdos aprofundados. Aliás, o Camtasia é uma excelente opção para gravar videoaula no pc.

5. VivaCut

O VivaCut é um dos aplicativos para gravar aulas ideais para o celular. O app permite editar vídeos de forma prática, adicionar efeitos e até trilhas sonoras, sendo indicado para edições mais simples.

Agora que você já sabe como preparar o material e utilizar os aplicativos para gravar aulas, nada te impede de alavancar o seu conteúdo e alcançar cada vez mais alunos. Então, não perca tempo e comece agora mesmo, a Sapium pode te ajudar nessa! E, se quiser aprender mais sobre videoaulas e tecnologias em sala de aula, confira os outros conteúdos do nosso blog!

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress