Chaves para estimular a criatividade dentro de você

Facebook
Twitter
LinkedIn

Chaves para estimular a criatividade dentro de você

A criatividade é uma característica super importante, independente do campo que uma pessoa atua ou de sua profissão, pois os benefícios de saber desenvolver ideias criativas afetam a vida de qualquer um, em diversos aspectos. Problemas e situações complexas necessitam, também, de criatividade para se resolverem em diferentes níveis. 

A Office photo criada por tirachardz – www.freepik.com

A capacidade de enxergar o que está à sua volta e os obstáculos de forma inovadora depende do estímulo da sua criatividade, o que também te dá o poder de desvendar padrões inexplorados, gerar soluções e criar conexões pertinentes para diferentes contextos.

O que estimula o ser humano a criar e inventar?

Não é só a sua vida profissional que é beneficiada pela criatividade, a pessoal depende muito desse desenvolvimento. Segundo o autor e empreendedor Richie Norton, em um artigo disponibilizado pela página The Mission, existem pesquisas científicas que o fizeram selecionar 3 dicas para desenvolver a criatividade. São elas:

Diariamente buscar estimular a criatividade

Em 2016, psicólogos realizaram um estudo conduzido que comprovava a ligação existente entre a criatividade e o bem-estar. Foi descoberto que comportamentos criativos recorrentes são capazes de aumentar o seu bem-estar no dia seguinte e, consequentemente, te auxiliar no desenvolvimento da criatividade.

Pense e tenha calma

Em um artigo desenvolvido e direcionado ao processo criativo do ser humano, chamado de “A ciência da mente errante: navegando empiricamente na corrente da consciência”, os pesquisadores revelaram que a “divagação envolve um equilíbrio complexo de custos e benefícios: sua associação com vários tipos de erros enfatiza seu custo, enquanto sua relação com a criatividade e o planejamento futuro sugere seu valor potencial”. 

Nessa perspectiva, para que seja realizado um trabalho bom e criativo, é preciso que se descubra um equilíbrio entre os momentos de “foco intenso” e os de pensamento criativo (as divagações de pensamentos livres).

Desenvolver componentes da criatividade

Conforme estudos do artigo “Criatividade de modelagem: identificando componentes-chave por meio de uma abordagem baseada em corpus”, há 14 componentes específicos que influenciam diretamente no estímulo da criatividade, eles envolvem atividade, habilidades e comportamentos e são classificados da seguinte forma:

  1. Envolvimento ativo e persistência;
  2. Meio de lidar com a incerteza;
  3. Domínio de competência (identificar as lacunas, necessidades e problemas, além de pensar nas suas possíveis soluções);
  4. Intelecto em geral;
  5. Geração resultados (resultado final);
  6. Independência e liberdade;
  7. Envolvimento emocional;
  8. Inovação e originalidade;
  9. Progressão e desenvolvimento;
  10. Interação social e comunicação;
  11. Espontaneidade e processo subconsciente;
  12. Pensamento e avaliação;
  13. Valor da atividade;
  14. Variedade, divergência e experimentação.

Tais passos são vistos, pelos especialistas, como os principais para que se complete o processo da criatividade de maneira detalhada.

Como fazer uma aula criativa?

Diante de todas as dicas vistas até agora, as perguntas que ainda ficam são mais específicas: como podemos fazer para estimular a criatividade dos alunos em sala de aula? Como estimular a educação?

Bom, para saber como fazer uma aula criativa, deve-se ter uma visão geral do ambiente de aprendizagem e das suas possibilidades para enriquecer as aulas. O desenvolvimento de uma criança, por exemplo, pode ser muito mais elevado quando o método utilizado pelo profissional da educação é o da aprendizagem criativa, onde a criatividade se torna o principal viés de ensino.

Há quatro princípios que compõem a aprendizagem criativa:

1. Projetos

O formato de projetos auxilia diretamente no processo de desenvolvimento de novas habilidades e ideias em estudantes, com isso, eles são capazes de contextualizar, associar e conectar sua aprendizagem de conteúdos com o mundo, de forma mais significativa.

2. Paixão

Utilizar métodos de aprendizagem que faça os alunos terem contato com algo que já gostem e despertem seu interesse, faz com que eles fiquem mais receptivos e dispostos a absorver todo o conteúdo.

3. Pessoas

A criatividade em sala de aula depende da interação e do sistema comunicacional entre as pessoas. Dessa forma, a criatividade faria parte de uma atividade social, a qual necessita de contato ativo e compartilhamento de ideias para que se construam novas percepções nos estudantes.

3. Jogos

Todo indivíduo precisa de momentos de lazer e descontração no cotidiano, então por que não adaptar o prazer dos alunos aos estudos e promover mais aulas criativas? Quando se brinca ou joga, também se experimenta, inova, assume riscos e testa limites, pontos essenciais para o aprendizado do processo criativo do estudante.

Quais os benefícios do estímulo à criatividade?

As principais vantagens de estimular a criatividade nas pessoas são:

  • Facilitar a resolução de problemas: quando se trabalha o lado abstrato, há, também, um maior desenvolvimento no cérebro da percepção e apuração em situações inesperadas.
  • Expressar-se melhor: a partir do momento que alguém sabe transmitir bem sua criatividade, a pessoa também aprende a expressar seus pensamentos e sentimentos.
  • Aumentar a coragem: ao exercitar a coragem, aprende-se a lidar bem com tentativas, aceitação de críticas e análises frias sobre uma situação, o que requer bastante coragem e foco.

Onde encontrar mais conteúdos didáticos sobre educação?

O ambiente de aprendizagem precisa ser composto de diversas opções de interatividade, criatividade e conhecimento. Por isso, não se pode faltar informações e fontes sobre o assunto para conseguir desenvolver um melhor entendimento dos conteúdos para os alunos.

Dessa forma, encontrar um blog que reúna todas essas funcionalidades ajuda bastante, e o da Sapium se torna a opção ideal para você! A Sapium é uma plataforma de cursos online que oferece um ambiente completo para alunos e professores que estejam interessados em criar e vender conteúdos.  

A plataforma acredita que conhecimento transforma vidas e, por isso, busca entregar os melhores meios de educação online possíveis ao oferecer agendamento de aulas particulares, interação com o seu professor através de grupos de estudo, redes sociais e atendimento ao vivo, cursos online com certificados e muito mais!

Além disso, a empresa possui um blog totalmente direcionado para a postagem de conteúdos relevantes direcionados para a educação, a fim de estimular os profissionais da área a sempre se atualizarem sobre o assunto e criar um ambiente mais completo de aprendizagem, com muita criatividade para os estudantes. Não perca a oportunidade e confira agora mesmo!

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress