Conheça algumas estratégias para professores de Arte adotarem ao ministrarem suas aulas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conheça algumas estratégias para professores de Arte adotarem ao ministrarem suas aulas

O ato de dar aula sempre é um grande desafio. Seja em cursos online, seja nas aulas presenciais, o professor sempre precisa se reinventar para que os alunos se mantenham focados e realmente aprendam os conteúdos passados. Em especial, as aulas de artes são ainda mais desafiadoras, isso porque, infelizmente, não é comum que essas aulas sejam levadas a sério.

O sistema educacional brasileiro faz com que os alunos fiquem presos a matérias metódicas e eles, muitas vezes, não são incentivados a pensar fora da caixinha que lhes é imposta. As aulas de arte trazem a possibilidade de brincar um pouco com o conteúdo, divertir-se e praticar um pouco da criatividade, assim os alunos podem ser eles mesmos nessa matéria estimuladora.

Faça de suas aulas de artes as melhores. | Foto: Freepik

Os desafios do ensino da disciplina de artes

Apesar de ser extremamente benéfico e o aspecto da educação artística possibilitar uma aula mais leve, por muitas vezes ela não é levada a sério. Muitos alunos a enxergam como uma matéria qualquer, fácil de passar e que não demanda tanto empenho. Isso faz com que as aulas de arte sejam jogadas de lado e não recebem a importância que elas merecem.

Por esse motivo, o professor de arte precisa conciliar vários fatores em seu plano de ensino. É bem difícil fazer com que a aula seja leve, interessante, empolgante e ao mesmo tempo convença os alunos de sua importância.

O desafio é maior para os professores do ensino básico (fundamental e médio). Na faculdade e em cursos complementares, os alunos escolhem estar ali, portanto espera-se que eles estejam mais interessados e engajados no assunto. Mesmo assim, o professor precisa conciliar vários fatores para que a aula seja interessante e produtiva.

As características das aulas de artes

Aulas de arte, ao contrário do que muitos pensam, não é somente pintar quadros e modelar esculturas. Nessa matéria, há muito conhecimento histórico e é um suporte tremendo para outras matérias como história e literatura.

O professor precisa incluir a prática, que tem a leveza da aula, com o peso que é o conteúdo. É extremamente importante que os alunos entendam todo o contexto por trás da produção que eles estão fazendo para que, então, eles entendam como chegamos à realidade atual.

Além disso, as aulas de arte são muito importantes para que possamos entender as produções artísticas que nos cercam, apresentando senso crítico apurado e sabendo o que os autores quiseram expressar com a obra. Esse é um exercício que pode ser aprendido e treinado por meio das aulas de arte.

Nesse sentido, as aulas de arte são bastante relevantes na formação de uma sociedade que não é alienada e que sabe interpretar as informações que o mundo da arte nos entrega.

Para que todos esses elementos se juntem de forma a proporcionar uma aula de arte interessante e produtiva, é importante que o professor leve em consideração algumas estratégias.

Essas estratégias se relacionam à criação de uma aula dinâmica, com conteúdos bem selecionados e bem explicados. As aulas práticas também são importantíssimas para que os alunos sintam realmente todo o conteúdo e a matéria que estão aprendendo.

Quais estratégias podem ser usadas na sala de aula pelo professor da disciplina de arte?

Boas aulas de arte são aquelas que conseguem relacionar perfeitamente conteúdo com prática. Assim, o ideal é que a aula de arte tenha dois momentos de aula: a primeira com a matéria escrita e, a segunda, a possibilidade de criação dos alunos.

Sabendo que poderão colocar a mão na massa, é comum que os alunos não fiquem tão interessados na parte do conteúdo e apresentem certa ansiedade para o final da aula e, por isso, não prestem atenção e, consequentemente, não absorvam nada das aulas. Entretanto, o professor pode usar estratégias para tornar esse conteúdo mais chamativo.

O professor precisa criar uma programação de conteúdo de aula, quase que um roteiro. Saber exatamente sobre o que se fala e o que será falado faz com que a aula ocorra de forma mais dinâmica e com que os alunos foquem mais no que está sendo dito.

O conteúdo da aula de artes muitas vezes possibilita a contação de histórias extremamente interessantes. O professor pode usar dessa característica para dar a aula como se realmente estivesse contando uma história, com certeza os alunos prestarão bem mais atenção.

Trazer a matéria para o tempo atual e dar exemplos palpáveis e entendíveis na linguagem dos alunos também é uma ótima estratégia. Uma linguagem rebuscada e a falta de exemplos perceptíveis farão com que os alunos não entendam a matéria e acabem se desinteressando rapidamente pelo assunto.

Nas aulas de artes, o conteúdo é bastante importante. | Foto: Freepik.

Terminada a parte de conteúdo da aula, é interessante iniciar uma produção artística relacionada a matéria que foi ensinada no dia. Nesse momento, o legal é que o professor literalmente solte a mente para propor atividades interessantes que ultrapassam a barreira da pintura e da modelagem.

É possível fazer arte de várias formas: música, dança, teatro, literatura e, claro, pintura e a modelagem. O ideal aqui é saber mesclar várias formas de arte para que os alunos se sintam instigados para a realização de várias produções artísticas diferentes.

A variedade de possibilidades de formas artísticas faz com que mais alunos consigam demonstrar suas habilidades e, dessa maneira, eles se sentirão mais aptos a participar e estarão mais incentivadas a mostrar seus talentos.

Uma das coisas mais lindas que as aulas de artes proporcionam é a possibilidade de os alunos demonstrarem sua real personalidade. Dessa forma, é interessante que o professor sempre escute e, se existir a possibilidade, acate as opiniões dos estudantes, assim, a aula ficará bem mais legal para ambos os lados.

Explore várias formas de arte. | Foto: Freepik

Ainda mais, outra forma de fazer boas aulas de artes é integrar sala de aula com ambiente online. Nesse sentido, a Sapium pode te ajudar nessa jornada de tornar seus alunos mais ativos no conteúdo online das aulas de artes com dicas de plano de aula. Conheça a plataforma e seus serviços.

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress