Aprenda a captar leads e entenda como é possível converter os visitantes do seu site em alunos para o seu curso

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aprenda a captar leads e entenda como é possível converter os visitantes do seu site em alunos para o seu curso

Ao lançar um curso online, é importante pensar sobre as estratégias de divulgação do seu curso e como utilizar o Marketing Digital para impulsionar as suas vendas. Por isso, entender os conceitos básicos do marketing digital é o primeiro passo para uma estratégia de vendas eficaz. Hoje, a Sapium vai te mostrar o que é lead e como você pode fazer a captação de leads para transformá-los em novos alunos para o seu curso online. Continue a leitura e confira tudo sobre captação de leads e muito mais!

Captação de leads: o que é lead e como você pode transformar visitantes do seu site em alunos. | Foto: Unsplash.

O que é um lead?

Um lead é um potencial aluno para o seu curso. Essa pessoa já demonstrou interesse pelo seu material de alguma forma, seja através de um formulário, e-mail ou pela aquisição de algum conteúdo gratuito, como um e-book ou uma palestra, por exemplo. 

Com esse contato em mãos, você pode estabelecer uma comunicação com esse lead e entender se existe aí uma possibilidade de fechar negócio – e fazer a captação de leads. Assim, você deve se manter à disposição do seu potencial aluno, tirar suas dúvidas e estabelecer sua presença, a fim de incentivá-lo a adquirir o seu curso.

Cada um desses perfis – visitante, lead e cliente – faz parte de uma etapa diferente da jornada de vendas. O intuito dessa jornada é justamente fazer com que o consumidor evolua por esses três perfis e passe de um simples visitante do site para um novo cliente e aluno. Para isso, você deve entender a diferença entre esses perfis:

Visitante

O visitante consiste em qualquer pessoa que acessou o seu site e foi apresentada ao seu conteúdo.

Lead

Através de um formulário, o visitante demonstrou interesse pelo seu curso e passou o seu contato em troca de algum conteúdo ou para obter mais informações sobre o seu curso. Assim, ele se tornou um lead.

Cliente

Ao longo da jornada de vendas, o lead esteve em contato com a sua equipe, tirou suas dúvidas e decidiu fechar negócio, tornando-se aluno e cliente. 

Para obter novos contatos de potenciais alunos e poder criar uma lista de leads, você deve manter em seu site diversas formas de contato, para visitantes que possuam dúvidas ou que desejem mais informações. 

Além disso, é essencial que você forneça materiais gratuitos, como e-books, palestras, guias, ou até mesmo um teaser do seu curso, como uma aula gratuita, por exemplo. Em troca desses materiais, o visitante do seu site fornece o seu contato, e a partir disso a sua equipe entrará em contato, a fim de se aproximar desse lead e ajudá-lo na decisão de fechar a compra.

Saiba como fazer a captação de leads para cursos online. | Foto: Unsplash.

Como começar a captar leads?

Siga essas 3 dicas para começar a sua captação de leads: 

Crie uma boa landing page

A landing page é uma página essencial para a conversão de leads, pois se trata da página em que o seu usuário vai inserir seus dados em troca de conteúdo e informações. Possuir uma landing page bem desenvolvida e atrativa para os seus visitantes é fundamental para a captação de leads.

Para montar a sua própria landing page, diversas ferramentas que oferecem esse serviço estão disponíveis, como a Unbound ou a MailChimp, por exemplo. 

Produza conteúdo rico para gerar leads

Para que um visitante no seu site forneça seus dados, é preciso oferecer algo valioso em troca. Para isso, produzir um conteúdo rico e relevante para o seu potencial aluno é essencial para poder criar uma lista de leads e alavancar suas vendas. 

Além do mais, oferecer formas de conteúdo gratuito é essencial para a sua estratégia de marketing digital, já que mostrará o que o seu curso tem a oferecer. 

Utilize o CTA

O CTA (ou Call To Action) é um elemento muito importante da landing page. É uma afirmação que deve atrair a atenção e incentivar o visitante a acessar o seu conteúdo e fornecer seus dados. 

Para isso, o seu CTA deve ser objetivo, mas, ao mesmo tempo, chamativo e marcante, enquanto apresenta o que o seu curso tem a oferecer. 

O que é funil de captação de alunos? | Foto: Unsplash.

Como converter leads em vendas?

Outro ponto importante da captação de leads é a sua conversão em vendas. Para isso, siga as seguintes dicas:

Conheça o funil de vendas

Para entendermos o que é um lead e como podemos fazer a conversão dos leads em clientes, precisamos entender o que é funil de vendas e como essa ferramenta funciona. O funil de vendas é uma padronização da jornada de vendas, a fim de podermos compreender as etapas desse processo. 

O intuito é fazer com que o seu lead evolua pelo funil de forma fluida, sem entraves e dificuldades. No topo do funil, ele começa como mero visitante do seu site, e no fundo do funil, depois do contato da sua equipe e do estreitamento da relação entre você e o seu lead, ele fecha o negócio. Portanto, o funil de vendas também é o funil de captação de alunos.

Como evoluir seu lead pelo funil e transformá-lo em aluno

Não adianta investir em uma boa captação de leads se a evolução pelo funil não é eficiente e esses leads não são convertidos em vendas. Por isso, ter uma boa estratégia de funil e investir em um bom atendimento são medidas essenciais para conseguir transformar seus leads em novos alunos. 

Além disso, é importante demarcar sua presença como marca e estar em contato constante com os seus leads, a fim de estreitar o seu laço e incentivá-los a adquirir o seu curso. Isso não significa, porém, que você deve ser insistente. É necessário saber distinguir os leads com mais e menos potencial para fechar negócio. 

O bom atendimento, com a finalidade de tirar dúvidas e incentivar o fechamento do negócio, é essencial para trazer ao seu aluno uma boa impressão e fazer com que ele recomende o seu curso para outras pessoas. 

Por isso, a captação de leads e a sua conversão em clientes é tão importante para o crescimento do seu curso online e da sua imagem e credibilidade como professor na internet. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Sapium e solucione as suas dúvidas.

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress