Capacite-se para melhorar a qualidade visual de suas aulas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Capacite-se para melhorar a qualidade visual de suas aulas

O EAD já era uma realidade há bastante tempo, mas, com a pandemia mundial, ele se tornou ainda mais popular. Apesar das aulas a distância terem a vantagem de o aluno poder escolher o momento para assisti-las, é difícil fazer com que eles realmente foquem e aprendam por meio das aulas em vídeos. Por isso, antes da luz, câmera e ação, capacite-se e faça das suas aulas as melhores.

Aulas em vídeo possibilitam que pessoas de vários lugares vejam uma mesma aula. | Foto: Freepik

A educação online

Não é difícil encontrar pessoas que deixam de seguir algum sonho ou de aprender algo que queriam muito pelo fato de não terem tempo para praticar. O ensino a distância é uma alternativa válida para que essas pessoas possam estudar tudo que elas querem na hora que melhor se encaixa às suas rotinas.

Além disso, o ensino a distância faz com que pessoas nos mais diferentes lugares possam ter aulas com professores de qualquer ponto do mundo. Esse modelo também oferece a possibilidade de se fazer aulas sobre qualquer tema: arte, advocacia, medicina e praticamente qualquer outra área.

Graças a todos esses benefícios, cada vez mais pessoas entram nesse mercado a fim de repassar seus conhecimentos para as  pessoas e ser remunerado por isso. Dessa forma, é necessário que você se destaque no seu setor e faça com que as pessoas que optarem pelo seu curso saiam de lá satisfeitas e indiquem seu curso para os conhecidos.

Para isso, é extremamente importante que o conteúdo da sua produção de imagens seja bem pensado, planejado e você precisa demonstrar que tem domínio sobre seu assunto. Você também precisa fazer investimentos em bons equipamentos de som e de vídeo para que as suas aulas não apresentem problemas técnicos e para que seus alunos tenham prazer em assisti-las.

A preparação para o ensino a distância

O ensino a distância tem inúmeros benefícios. | Foto: Freepik

Infelizmente, não é possível abraçar o mundo. O ideal é que você escolha apenas um assunto e se aprofunde nele. A escolha de vários temas para somente uma aula pode fazer com que ela fique maçante e não prenda a atenção dos espectadores.

Escolhido o tema da aula, é indicado que se faça um roteiro sobre todos os itens que você quer falar. Mesmo que você já seja experiente e domine o assunto, sem um roteiro a ser seguido, é possível que você se embaralhe e comece a falar frases desconexas que fazem com que o aluno não te entenda e não se interesse pelo o que você está falando.

A confecção de um roteiro também ajuda para que você tenha maior propriedade no assunto. Não ter planejado exatamente o que vai ser falado, pode fazer com que o professor se embaralhe, gagueje e pareça perdido em seus pensamentos. Isso faz com que ou o aluno duvide da capacidade do professor ou não preste atenção no que está sendo dito.

Muitas vezes assistir somente ao professor falando sobre o assunto sem parar pode fazer com que a aula fique chata e desinteressante. Por isso, prepare sempre um slide, imagens, gráficos e outros itens que te ajudem a ilustrar a sua explicação, tornando a aula mais dinâmica e divertida.

A gravação

O local onde a aula será gravada também deve ser bem pensado. Precisa ser um local que te passe autoridade. Um cenário bonito, bem decorado e que de alguma forma mostre suas certificações faz com que você ganhe uma pontuação a mais na avaliação dos assuntos. Outro item a se pensar na escolha do cenário é na sua capacidade de uma boa captação do som.

Dê atenção ao som de seus vídeos. | Foto: Freepik

Além de você e de seus conhecimentos, é necessário que as suas aulas online tenham uma boa técnica. Existem vários elementos que podem dar muito errado na hora da gravação de seu vídeo, por isso, o ideal é que você esteja atento para escolher os melhores equipamentos de som e vídeo e seja precavido a respeito dos problemas que eles podem dar.

A qualidade do áudio

Em questão de som, é preciso ter em mente que o aluno não pode de forma alguma escutar qualquer barulho que não seja o da sua voz, se isso acontecer, ele se desconcentrará rapidamente e não gostará da qualidade de seus vídeos. Por isso é tão importante que o local de gravação seja isolado acusticamente.

Outra coisa que pode ajudar no som é o investimento em um microfone de lapela. Ele fará com que somente a sua voz seja captada e ele só captará barulhos exteriores se realmente estiver acontecendo um grande alvoroço. Além disso, a qualidade do som também ficará melhor do que com um microfone qualquer.

Outro item a ser avaliado é a qualidade da imagem. A gravação pode ser feita de qualquer equipamento que grave, só é legal investir em uma câmera profissional se realmente a sua câmera atual for bem ruim.

O ponto chave da imagem está no posicionamento da câmera. É preciso se posicionar em frente à luz para que ela te ilumine e você não apareça somente como sombra. Os alunos também precisam te ver de forma clara, por isso, você precisa decidir um enquadramento legal que pegue você e seu material. Se você optar por agregar itens na edição, pense nisso no enquadramento.

A edição

Esteja atento para a qualidade de sua imagem. | Foto: Freepik

A edição também precisa ser bem pensada. Ela, se usada de forma correta, pode trazer muita dinamicidade ao seu vídeo. Se você não entende de edição, talvez seja legal contratar um serviço terceirizado que faça esse trabalho para você de forma qualificada.

Esses investimentos que devem ser feitos para uma boa aula em vídeo podem parecer caros e inúteis em um primeiro momento, mas são eles que farão com que seus vídeos deslanchem, sejam conhecidos pela qualidade e assim façam bastante sucesso no mundo dos cursos a distância.

Com todos esses itens prontos é só luz, câmera, ação, colocar seu conteúdo na Sapium Cursos, a melhor plataforma de cursos online, e começar a divulgar seu conteúdo e seus cursos para o público que você quer atingir.Não deixe de conhecer os serviços da Sapium Cursos e as diversas possibilidades que eles podem te oferecer para que você ofereça os melhores cursos a seus alunos. E agora, com tudo pronto, é só luz, câmera, ação.

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress