Conheça cursos essenciais para gestantes

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conheça cursos essenciais para gestantes

O pré-natal é o que assegura a assistência médica, emocional e psicológica de uma mulher no período gestacional e pode ser complementado com a participação de cursos para gestantes

Anos atrás, o período de gestação e o parto faziam parte da vida das mulheres, as famílias costumavam ser grandes. Portanto, lidar com crianças não era algo temido, era mais natural pelo fato das mulheres estarem mais preparadas para isso. 

Com a modernidade chegando, as famílias ficaram menores, a mulher passou a trabalhar e dividir suas preocupações entre família, profissão e lazer. Em razão disso, uma mulher grávida, nos dias atuais, ao mesmo tempo em que se sente realizada, fica receosa do que está por vir. 

A partir disso vem a importância do pré-natal: ele é a assistência que se dá a uma gestante. O médico pode diagnosticar e tratar de doenças preexistentes, como um diagnóstico precoce de qualquer alteração, tanto da mãe quanto do feto, para que assim possa ser corrigido dentro das possibilidades existentes hoje. 

Conheça os cursos essenciais para gestantes. | Foto: Freepik.

Além disso, o pré-natal oferece assistência psicológica e emocional, pois esse é um período cheio de fases emotivas e sensíveis na vida de uma mulher grávida, principalmente geradas por dúvidas e medos. 

Ao longo da matéria, você verá alguns motivos para fazer os cursos para gestantes, entender o que se faz nesses cursos, quais são os critérios estabelecidos durante o pré-natal e os principais cursos para gestantes que você precisa conhecer. Continue a leitura!

Por que fazer curso de gestante?

Os cursos para gestantes têm como objetivo discutir assuntos de extrema importância durante o período de gestação de uma mulher até depois do nascimento do bebê. Os cursos são ministrados por profissionais na área que vivenciam a rotina de uma maternidade, como enfermeiras especializadas em neonatologia e amamentação, pediatra, obstetra, nutricionista, anestesista e fisioterapeuta. 

É possível fazer o curso em qualquer período da gestação, mas é recomendável realizá-lo a partir do sexto mês, fase onde o parto e o retorno para casa começam a ser uma grande preocupação para a mulher. 

O objetivo principal dos cursos para gestantes é discutir assuntos de extrema importância durante e após o período gestacional da mulher, como orientar o casal sobre o comportamento durante o parto, as dificuldades do pós-parto e como resolvê-las e a importância da união do casal nesse momento. 

Além disso, os cursos para gestantes destacam a importância da participação do pai nesse período tão difícil e emocional para a mulher. A intenção do curso é manter os pais dentro de todos os processos da gestação, desde a fecundação até o nascimento do bebê. 

Também há os cuidados especiais com o recém-nascido, reduzindo a ansiedade futura das mães, que terão a oportunidade de colaborar melhor com o nascimento do filho e esclarecer todas as dúvidas.

O que se faz nos cursos para gestantes?

Nos cursos para gestantes, os aspectos médicos e sociopsicológicos da evolução do período gestacional são abordados de forma simples e clara, usando sempre uma linguagem adequada e acessível para todas as mamães. 

Além do mais, no curso, os profissionais descrevem quais os sinais e sintomas do trabalho de parto, os tipos de parto, sua assistência e cuidados pós-parto. 

Outro aspecto relevante e interessante dentro dos cursos para gestantes é a forma natural de como são abordados os assuntos relacionados à sexualidade humana e à sensibilização dos pais quanto à importância da participação no atendimento do recém-nascido. 

Assim, são esclarecidos todos os direitos da parturiente e do recém-nascido hospitalizado: é ressaltada a importância do Exame do Pezinho, Triagem Auditiva Neonatal, Reflexo Vermelho e o calendário de vacinação. 

Outras orientações necessárias que são passadas durante os cursos para gestantes são: o estímulo da amamentação materna e as informações sobre a efetivação dos direitos sociais dos pais, como a licença-maternidade e licença-paternidade, auxílio maternidade, entre outros.

Critérios estabelecidos durante o pré-natal

Separamos alguns dos principais critérios que são estabelecidos durante o pré-natal no período gestacional de uma mulher. Através das unidades integrantes do sistema de saúde de seus respectivos Estados e municípios, a atenção pré-natal e puerperal deverá ser assegurada e realizada conforme os seguintes critérios.

Primeira consulta

Realização da primeira consulta pré-natal com captação precoce das gestantes até 120 dias antes da gestação.

Consultas de pré-natal

No mínimo seis consultas de pré-natal deverão ser realizadas, preferencialmente sendo uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação.

Atividades no pré-natal

Desenvolvimento das atividades ou procedimentos durante a atenção pré-natal: escuta ativa da mulher e de seus acompanhantes, esclarecendo todas as dúvidas e informações durante as consultas; atividades educativas (em grupo ou individualmente); estímulo ao parto normal e parto como ato fisiológico; exame clínico-obstétrico da gestante. 

Exames laboratoriais

  • Glicemia de jejum: um exame na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação;
  • ABO-Rh, hemoglobina/hematócrito: na primeira consulta;
  • VDRL: um exame na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação;
  • Urina tipo 1: um exame na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação;
  • Testagem anti-HIV: um exame na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação (sempre que possível);
  • Sorologia para hepatite B (HBsAg): com um exame próximo à 30ª semana de gestação, se houver disponibilidade;
  • Sorologia para toxoplasmose: na primeira consulta, se houver disponibilidade. 

Além disso, deve-se ter atenção dedicada à mulher e ao recém-nascido durante a primeira semana após o parto, com realização da “Primeira Semana de Saúde Integral” e da consulta puerperal, que deverá ser feita até o 42º dia do pós-parto.

5 cursos para gestantes

Conheça os principais cursos para gestantes que a Sapium oferece para você!

1. Curso de gestante;

2. Amamentação carinho e cuidado;

3. Amamentação e volta ao trabalho;

4. E-book 1100 dias de vida do bebê;

5. Curso de amamentação. 

Todos esses cursos para gestantes estão disponíveis na Sapium e com um preço acessível. Eles são essenciais para o acompanhamento de um período gestacional saudável, em aspectos físicos e psicológicos, tanto para os pais quanto para o bebê e sua chegada. Para mais informações, acesse o site.

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
história do ead

O que é Brand Persona?

Uma marca precisa ter voz, ter uma linguagem mais humana para se comunicar com o seu público alvo. Brand persona é a personalidade, é como

Leia mais
plugins premium WordPress