Saiba o que são Tedtalks e conheça alguns que vão inspirar a sua carreira

Facebook
Twitter
LinkedIn

Saiba o que são Tedtalks e conheça alguns que vão inspirar a sua carreira

Saiba o que são Tedtalks e conheça alguns que vão inspirar a sua carreira

Com certeza, você já ouviu falar em Ted Talks, mesmo que não saiba o que essa expressão significa. Esse novo jeito de compartilhar conhecimento está tomando conta do mundo nos últimos anos. 

Esse conceito novo de palestra reúne pessoas que têm conhecimentos valiosos, sobre os mais variados tópicos e que devem ser compartilhados com o público. Carreira, empreendimento, amor, lições de vida, superação e amizades, são assuntos valiosos que nunca é demais aprender sobre.

Tendo em mente esses tópicos novos, os TedTalks (também conhecidos como só TED) chamam pessoas comuns, que encontraríamos em nossas rotinas, para falar um pouco sobre o que elas aprenderam sobre um assunto específico, a partir de suas vivências.

Veja, aqui, mais informações sobre Ted Talks, o que eles são e alguns que podem te inspirar a criar os seus cursos online!

O que é ted talks. | Foto: Unsplash.

O que são Ted Talks?

Hoje em dia, é muito comum ouvirmos sobre os famosos Ted Talks, mas a origem deles ainda é desconhecida para muitas pessoas. A TED é uma instituição sem fins lucrativos, que tem grande fama hoje por causa dos populares Ted Talks. 

A sigla da instituição significa Tecnologia, Entretenimento e Design  (ou Technology, Entertainment and Design, no idioma original), e essa organização nasceu com base em uma reunião, em que os elementos T, E e D convergiam. 

Hoje em dia, existem centenas de Ted Talks, feitos em diversos lugares do mundo e em diversas línguas e culturas (e sim, existe uma edição Ted Talks Brasil). São palestras curtas, objetivas e leves, como monólogos curtos, de no máximo 18 minutos, mas que prometem um efeito transformador em quem assistir. São chamadas para essas palestras desde grandes e reconhecidos nomes, até pessoas comuns, mas que tem grandes ensinamentos para compartilhar, de várias áreas diferentes.

Muitas vezes, pensadores e empreendedores, que conseguiram atingir o sucesso naquilo que fazem, são chamados para participar da Conferência TED, para compartilharem seus conhecimentos e experiências, podendo inspirar uma nova geração.

Essas conversas que existem pelo Ted Talk são vistas e usadas como recursos motivacionais, além de também serem, às vezes, um tipo de material de estudo. As palestras podem ser acessadas de modo gratuito tanto pelo sua página no YouTube, quanto no site oficial da instituição TED. 

Os vídeos do Ted Talk, por serem tão úteis e explicativos, colecionam cerca de milhões de visualizações e seguidores fiéis. Esse sucesso se dá pelas palestras que transmitem conselhos e ideias capazes de inspirar milhares de pessoas, podendo até mesmo alterar a visão de vida de alguém em questão de minutos.

Como hoje em dia nossa atenção vai ficando cada vez mais curta, os Ted Talks foram planejados desde o início para serem algo rápido e sem enrolação, justamente para poder prender a atenção do público, por um período em que os conceitos daquelas palestras consigam ser bem apresentados.

Indo agora para o lado da história da instituição TED, é importante saber como ela e os Ted Talks começaram.

No ano de 1984, o americano Richard Wurman teve a ideia de juntar os três pontos citados anteriormente (tecnologia, entretenimento e design), para construir algo único e que se transformasse em algo inspirador.

A primeira conferência TED só aconteceu 6 anos depois da ideia inicial, em 1990. Como o Vale do Silício era um tema em alta naquela época, ele foi o primeiro tema oficial, com temáticas sobre tecnologia. Porém, não parou por aí, e as conferências TED alcançaram muito mais lugares, pessoas e segmentos ao redor do mundo, como a TEDGlobal e a TEDWomen. E, depois disso, mais e mais temas começaram a ser abordados dentro dos Ted Talks, como a cultura, política e ciência.

Esse fenômeno aconteceu, porque o Chris Anderson, um sucessor de Richard, começou uma mudança de imagem para o formato, com o objetivo de abrir as fronteiras do TED, expandindo o projeto para outros países. Outra proposta do Chris Anderson foi o TEDx, possibilitando o uso do formato TED de maneira independente, para ser usado por quem desejar.

Principais Ted Talks

Confira, aqui, alguns Ted Talks que podem te inspirar a criar seu curso online, classificados em criatividade, carreira, poder, sucesso e fracasso.

Poder

Poder não é apenas o que você tem ou controla, mas também como você se porta e mostra para o mundo. Um Ted Talk que pode te ajudar com esse quesito é “Sua linguagem corporal molda quem você é”, de Amy Cuddy. 

Essa palestra é feita por uma especialista em Psicologia Social e professora em Harvard, e ressalta a importância da linguagem corporal dentro das relações interpessoais. Amy vai explicando, de forma didática, sobre como as posturas físicas assumidas por alguém podem influenciar em como ela é enxergada.

Carreira

No quesito carreira, um Ted Talk que pode te inspirar é “O mito do sucesso na carreira” de Alain de Botton. Nessa palestra, vemos o filósofo propondo reflexões sobre crises da vida profissional e como nossas expectativas são duramente contrastadas com a realidade. Ele traz questões como o desânimo para trabalhar na segunda-feira e outros problemas culturais.

Criatividade

Indo para o lado da criatividade, um bom Ted Talk sobre criatividade é o “As escolas acabam com a criatividade?”, de Ken Robinson.

Esse é um dos Ted Talks mais famosos e com um dos maiores números de visualizações. Robinson é um especialista em criatividade e já até liderou o comitê de educação do Reino Unido. Ele aponta o baixo investimento e também incentivo para o desenvolvimento de novas mentes criativas, ainda na escola.

Sucesso

Na categoria sucesso, é indicado assistir “O segredo para ser um autônomo de sucesso” da Paco de Leon. Durante o Ted Talk, a Paco, uma consultora financeira, dá conselhos práticos para garantir que você se destaque e seja pago pelo que merece ser. 

Fracasso

“O que aprendi com meus fracassos”, de Felipe Pena, é o Ted Talk mais indicado. Nele, Felipe lista seus fracassos e como conseguiu tirar aprendizados com cada um deles.Com essa lista de Ted Talks, você pode se inspirar para criar seu curso online de forma fácil e eficiente. Quer ver mais sobre Ted Talks? Visite a página da Sapium!

Sumário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress