As melhores estratégias para divulgar seu curso online

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As melhores estratégias para divulgar seu curso online

Ter um curso online de sucesso pede que você tenha conhecimento de algumas estratégias que vão fazer toda a diferença na hora de divulgar o seu conteúdo. Saiba mais.

O mundo do e-learning vem crescendo muito. Já falamos aqui sobre como isso é excelente, e seus benefícios causados a curto, médio e longo prazo. De forma resumida, o ensino online permite que cada vez mais pessoas tenham acesso à educação, fazendo com que tenham mais qualificações, melhores oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Mas sabemos que nem tudo são flores. Como todo grande crescimento de um setor, é inevitável que alguns (muitos) aventureiros peguem carona no sucesso do momento, agregando pouco – ou até mesmo nada – ao mercado.

No caso do e-learning, podemos identificar essas pessoas através de seus conteúdos. Tratam as aulas como um hobby de pouca importância, produzem por produzir, não exercem uma boa presença nas redes sociais e possuem pouca credibilidade.

Ainda assim, a internet é uma terra democrática, onde todos podem ofertar seus serviços. O que faz com que você, que realmente é guiado por um propósito para ensinar, quer fazer a educação ir mais longe e também levar suas aulas online a sério, tenha que concorrer igualmente com quem faz o contrário.

Nessa hora, é preciso conhecer algumas estratégias que farão toda a diferença na hora de divulgar o seu conteúdo. Confira abaixo:

Título é o cartão de visita dos seus anúncios

Os títulos são alguns dos carros chefes que decidem o quão atrativo será o seu curso online. Através dele, as pessoas decidirão em frações de segundos se querem saber mais a respeito do seu conteúdo ou não.

Segundo o Copyblogger, 80% dos usuários leem um título, mas apenas 20% chegam até o final dele.

Por isso, seu título não pode ser completamente aleatório ou simplista demais, como “Introdução à Gestão de Carreira”. É preciso que ele contenha alguns elementos que o farão mais atrativo e, ainda assim, mantenha sua credibilidade – nada de caça-cliques.

Mas como fazer isso?

Seguindo algumas regrinhas, fica fácil montar um título eficiente. Veja:

  • Curiosidade e senso de urgência

Como dissemos logo acima, títulos simples passarão despercebidos pelos usuários. É preciso gerar curiosidade para que o aluno em potencial queira clicar no seu anúncio para saber mais a respeito do curso. Essa curiosidade pode estar relacionada a um senso de urgência ou a um benefício para quem adquirir as suas aulas.

  • Subtítulo e benefícios

De preferência, o seu título deve ser atrativo e também o mais curto possível. Mas sabemos que colocar tantas qualidades assim em poucas palavras pode ser um pouco difícil. Por isso, é válido usar subtítulos um pouco mais extensos para entregar toda a mensagem. Um exemplo:

Título – Vagas limitadas para qualificação profissional em 2020

Subtítulo – Que tal conseguir aquela tão sonhada promoção ou vaga de emprego ainda em 2020? Clique e saiba como. É por tempo limitado!

  • Autoridade no assunto

Mais à frente, falaremos sobre como é importante mostrar autoridade nas redes sociais, mas você pode começar diretamente pelos seus títulos. Uma boa forma de fazer isso é trabalhando números específicos de dados de pesquisas, bem como seus títulos acadêmicos ou profissionais. Isso mostra que você domina o assunto, está por dentro das novidades e acompanha o mercado. Mas, é claro, use-os só quando realmente tiver esse domínio!

Alguma vez você se interessou por uma notícia ou anúncio, mas deixou de ler seu título completo pois seria necessário ir para outra página? Então você faz parte da estatística mencionada acima..

Construa uma rede social de credibilidade

Tudo bem. Vamos supor que você seguiu os passos acima, montou um belo título para o seu curso e, através de alguns anúncios, várias pessoas se interessaram pelo conteúdo que você está vendendo e clicaram para saber mais.

Mesmo que elas sejam redirecionadas para a plataforma na qual você está disponibilizando seu curso online, é bem provável que queiram saber mais sobre a pessoa que ministra essas aulas. E o primeiro lugar que elas irão procurar é nas redes sociais.

A primeira impressão que tiverem das suas redes será crucial para determinar se aquelas pessoas se tornarão seus alunos ou não. Pense com a gente: ao se deparar com um Instagram “abandonado”, sem postagens recentes ou conteúdo relevante, é bem provável que você coloque em xeque a credibilidade da pessoa bem como a qualidade do seu conteúdo.

Portanto, é mais do que fundamental ser ativo nas suas redes sociais de forma contínua. Falamos muito a respeito disso em uma matéria sobre como usar as redes sociais a favor do seu curso online. Resumidamente, as suas redes servem como uma vitrine, expondo quem você é e o que trabalha. Utilizá-las como uma forma de construir credibilidade através da publicação de conteúdos educativos e relevantes para o usuário é uma excelente estratégia na divulgação do seu curso.

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Participe de grupos e construa networking

As pessoas sempre estão buscando novos conteúdos e formas de se tornarem mais qualificadas. Assim, surgem comunidades com foco em divulgação de trabalhos, dicas de estudo, relatos de experiência e afins.

Participar desses grupos pode ser fundamental para criar uma conexão próxima com seus alunos.

Neles, você poderá interagir com eles diretamente, ajudá-los com suas dúvidas e mostrar um pouco do seu conteúdo, de quem é e com o que trabalha – mais uma vez a credibilidade das redes sociais se fazendo presente.

Fique atento às demandas e oportunidades, grupos e comunidades que você possa se inserir para divulgar o seu curso online.

Comece dentro da sala de aula

Se você já é um professor do ensino presencial, pode muito bem começar a divulgar seu conteúdo para os seus atuais alunos. Muitos deles podem querer um upgrade extracurricular ou até mesmo indicar para outros amigos que tenham interesse.

Monte uma estratégia de marketing digital

Falamos de títulos e redes sociais acima. Tudo isso é muito importante, mas também são estratégias que estão inseridas em um contexto bem maior: o marketing digital.

Essa estratégia nada mais é do que um conjunto de ações que, combinadas em diferentes canais digitais, como redes sociais, conteúdos em blogs, e-mail marketing e outros, maximiza a sua presença na internet e permite os melhores resultados possíveis. 

Vale a pena tirar um tempinho para estudar um pouco mais a fundo e traçar estratégias que vão fazer do seu curso online um sucesso.

Você também pode ler nossas outras matérias aqui no blog, com dicas que deixarão a sua carreira de professor digital ainda mais promissora. E não esqueça de acompanhar nossos posts com dicas, conteúdos e novidades no Facebook, Instagram e LinkedIn.

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