Como ter foco para estudar: 6 dicas infalíveis

Uma das maiores queixas encontradas dos alunos é sobre como ter foco para estudar. Por mais que se esforce, sempre aparecerá algo para desconcentrar, principalmente o sono. Você sabe porque isso acontece?

O nosso cérebro se relaciona melhor com o que nos traz prazer imediato. Isso significa que, aquelas atividades em que o benefício virá no longo prazo, não sejam atraentes para ele.

Quando falamos em estudar e aprender novos conteúdos, normalmente os benefícios só irão ocorrer tempos depois. Isso faz com que coisas atuais prazerosas sejam mais atrativas, como mexer no celular, dormir, comer, etc.

Porém, isso pode ser um problema, afinal existe um objetivo maior com os estudos: passar de ano, no vestibular, em um concurso ou melhorar as habilidades profissionais.

Seja qual for o objetivo, sem foco fica mais difícil alcançá-lo. Por isso separamos 6 dicas para você descobrir como ter foco para estudar.

1- Não seja multitarefa

Nosso cérebro não é capaz de prestar atenção em tudo ao mesmo tempo, e isso faz com que muitas informações importantes se percam entre tantas atividades realizadas simultaneamente. O ideal é fazer uma atividade de cada vez. 

2- Pense nos seus objetivos 

Antes de começar a estudar, lembre de qual é o motivo que está te motivando a estudar, pense onde você deseja chegar, imagine como será quando alcançar o seu objetivo e quais são os benefícios. Com isso o cérebro estará motivado e aumentará a concentração.

3- Crie um ambiente favorável 

Quando algo te interrompe, tira totalmente o foco, seja celular, ligação, televisão, amigos, música, seja qual for, se pode te atrapalhar, evite estar perto dessas situações.

4- Divida as tarefas

Querer fazer em um dia só, sem pausa e descanso pode sobrecarregar e desmotivar, por isso é importante dividir as tarefas. Por exemplo, estudar cada dia uma matéria, ou dividir por capítulos, e entre um e outro ter uma pausa de 5 minutos para descanso, assim seu cérebro fica mais receptivo a novas informações.

5- Escolha o melhor momento

Todos temos um período do dia em que rendemos mais e melhor, o ideal é sempre se programar e selecionar esses momentos para estudar.

6- Crie uma rotina

Iniciar uma rotina é a parte mais complicada, pois o nosso cérebro demora um tempo para se adaptar, porém quando isso acontece os estudos se tornam mais leves e fluídos.

Gostou das dicas? Agora é hora de colocar em prática e atingir o seu objetivo.

Deixe seu comentário abaixo!

sapiumblog

Deixe uma resposta