5 problemas mais comuns no marketing

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5 problemas mais comuns no marketing

Está com dificuldade de alavancar o seu projeto? Vê que algo de errado deve estar acontecendo, mas não sabe direito o porquê?

Listamos alguns erros comuns no marketing para te ajudar a identificar possíveis melhorias:

  • Não conhecer o próprio produto

Parece exagerado, não é mesmo? Como pode um vendedor, representante comercial, ou até mesmo o próprio dono da empresa não conhecer o próprio produto? É possível, e infelizmente acontece diariamente.

Você provavelmente já se viu nessa situação: entrar na loja, se interessar por um produto e o vendedor te abordar. Mas ele começa a gaguejar, ou pede ajuda a outro funcionário. A explicação fica estranha, e o seu interesse pelo produto tem uma grande possibilidade de diminuir depois de uma abordagem como essa.

Antes de mais nada: leia, releia, e treine os colaboradores da empresa. Não esqueça que uma venda pode ser realizada nas mais inusitadas situações, e é sempre importante que todos os funcionários estejam a par dos produtos e serviços.

  • Público-alvo equivocado

Sendo um dos problemas mais comuns do Marketing, ele é o que mais causa consequências negativas quando definido de forma errada, afinal, é o público-alvo que embasa todo o resto e andamento da campanha.

Primeiro é preciso conhecer os seus principais compradores. Aqui nós já disponibilizamos as principais dicas para um público-alvo assertivo. Uma delas é a criação de uma persona e sua jornada de compra, a persona auxilia numa melhor visualização do macro do seu negócio e influencias (internas e externas) para esse cliente ideal.

  • Processo interno ineficaz

Um erro muito recorrente é a não-finalização de um projeto. Quantas vezes começamos algo no dia, e não conseguimos terminar por conta da demanda, não é mesmo?

São tantas estratégias de marketing em tantos meios e canais diferentes, que a possibilidade de se perder é certa. Definindo os processos e atuações tudo fica mais fácil. O Trello é uma ótima ferramenta para visualizar a “linha de produção”, e oferece várias possibilidades para não deixar de lado aquilo que precisa ser finalizado.

  • Equipe de vendas desconexa

Assim como o produto/serviço deve estar bem claro na mente dos colaboradores, assim deve estar a comunicação dos vendedores com os resto da empresa.

Muitas vezes acontece da equipe de marketing gerar valiosos leads, mas não é passado para a equipe de vendas. O importante é não gastar o esforço de funcionários e possíveis clientes por conta de uma comunicação não efetiva.

  • Deixar detalhes passarem

Todo cuidado é pouco, e tudo influencia para uma conversão efetiva. Desde as cores de um post no facebook, até ao atendimento por WhatsApp. Fique sempre atento para ter uma comunicação clara e objetiva.

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