Marketing Pessoal: Como e Quando Fazer?

Marketing pessoal é uma estratégia com o objetivo de promover o seu perfil pessoal e profissional.

Ele é uma maneira de “vender seu peixe” principalmente para empresas, aumentando suas chances de ser contratado ou obter cargos melhores. 

O mercado de trabalho é muito competitivo, e para garantir o seu lugar, é preciso construir um bom marketing pessoal. Ele é que vai te diferenciar dos demais profissionais, mostrando que pode contribuir para o crescimento da empresa, fazendo com que você seja notado de forma positiva.

Por isso separamos 7 dicas para te ajudar a construir e melhorar o seu marketing pessoal.

1- Tenha um objetivo

Não adianta querer entrar no mercado de trabalho sem saber quais são os seus objetivos, crie metas, trace como e o que você irá fazer para alcançá-las. Uma boa estratégia aqui é utilizar a ferramenta de gestão 5W2H.

2- Autoconhecimento

Ter conhecimento próprio é a melhor maneira de fazer o seu marketing pessoal. Saiba quais são os seus pontos fortes e fracos, suas qualidades, suas habilidades e onde pode melhorar.

Desta maneira, você poderá agregar mais não só à empresa mas também em sua vida pessoal.

3- Qualificações

Conhecimento nunca é demais.

Achar que já sabe o suficiente pode ser uma armadilha. Aproveite o tempo livre e invista em qualificações, como palestras, cursos e workshops, assim você pode evoluir pessoalmente e se destacar profissionalmente.

4- Imagem

Não são roupas caras que estão em pauta, mas sim como você se veste e se porta em conformidade com o ambiente de trabalho. A mensagem aqui é saber se comportar de acordo com as necessidades do meio.

Cuidar da aparência e higiene pode parecer uma bobagem mas é de suma importância para o seu marketing pessoal.

5- Faça networking

Possuir relacionamento com as pessoas da área em que atua ou deseja atuar é importante para que você possa ser conhecido e lembrado.

Vá a palestras, participe de eventos, cursos e almoços. Saber se posicionar, sem ser arrogante, é importante para poder se promover, notar pessoas e ser notado.

6- Seja pontual

Profissionalmente ser pontual é essencial. Aprenda a gerenciar seu tempo, se planeje para chegar com 10 minutos de antecedência em todos os lugares.

7- Cuide da sua imagem virtual

A internet diz mais sobre uma pessoa do que ela pode imaginar. Cuidado com os seus comentários, compartilhamentos e exposição excessiva ou nula.

Utilize as redes sociais para divulgar seus cursos, trabalhos, conquistas profissionais, para que assim, a internet possa ser usada a seu favor. 

Gostou das dicas? Agora é só começar a fazer o seu marketing pessoal e alavancar a sua carreira. Deixe seu comentário abaixo! 

sapiumblog

Deixe uma resposta