3 estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos

Mais que ter conhecimento, o importante é saber como transmiti-lo aos seus alunos. Por isso, separamos 3 estratégias para melhorar o aprendizado durantes as aulas. Confira!

Ser um professor online é algo transformador, mas você terá que enfrentar alguns desafios.

O principal deles é garantir que, mesmo à distância, seus alunos consigam assimilar todo o conteúdo das aulas e aprendam efetivamente.

Porém, na Sapium, isso fica ainda mais fácil, uma vez que criamos a nossa plataforma com foco no ensino e na relação aluno x professor.

Mais adiante, vamos falar sobre algumas ferramentas gratuitas que você pode usar e que irão ajudar os seus alunos a compreenderem mais à fundo o seu assunto.

O mais importante é que você, antes de criar o seu curso e gravar suas videoaulas, faça um planejamento de como irá estruturar o seu conteúdo e como irá transmitir o seu conhecimento.

Se, por enquanto, tudo isso está parecendo complicado para você, fique tranquilo!

Continue a leitura e veja como aplicar estas estratégias para melhorar a aprendizagem dos seus alunos.

Por que devo me preocupar com o processo de aprendizagem?

Não adianta conhecer muito sobre um assunto, se você não consegue transmiti-lo para os seus alunos.

Quando mais didático você for, melhor para eles e para você.

Isso porque, ao conseguir ser claro e permitir que os seus alunos entendam, efetivamente, o que você diz, proporcionará uma melhor experiência e aproveitamento para eles.

Se eles ficam satisfeitos e conseguem assimilar as informações, com certeza irão te recomendar, criar depoimentos e escrever avaliações positivas ao seu respeito.

Neste caso, todo mundo sai ganhando!

Por isso, vamos mostrar agora 3 estratégias para melhorar o aprendizado dos seus alunos, que são simples de serem implementadas, mas que trazem resultados incríveis!

1) Crie aulas pensadas na experiência do aluno

A primeira das estratégias para melhorar o aprendizado é se colocar no lugar do aluno.

Imagine-se estudando e recebendo toda a carga de informações que você está ministrando.

Lembre-se também que ele poderá estar assistindo às aulas na cama, sofá ou tomando um café em algum lugar.

Por isso, é fundamental que você foque nas pausas!

São muitas as distrações que seu aluno pode ter, por isso, permita que ele tenha tempo para descansar o cérebro, dar atenção aos seus filhos e até dar aquela olhadinha no celular.

Além disso, nosso cérebro não consegue focar mais do que 50 minutos sem um período de descanso.

Então, se queremos que nossos alunos aprendam de verdade, precisamos estruturar nosso curso de modo que eles possam fazer pausas, para voltar aos estudos com mais dedicação.

Pense no tempo de duração de cada aula, varie os estímulos que você usa no seu curso ou na edição.

Tudo isso irá colaborar para que ele aprenda mais, já que seu cérebro estará mais propenso a absorver os novos conteúdos.

E, para finalizar, lembre-se de seguir um raciocínio lógico no decorrer das suas aulas. Foque no progresso do seu aluno de acordo à profundidade do assunto abordado.

Se ele se sentir perdido, ficará desmotivado, não irá aprender e poderá, até, desistir de continuar com as aulas.

2) Participação em comunidades

Outro ponto fundamental das estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos é a criação de comunidades.

A troca de experiências, o auxílio na realização das tarefas ou até mesmo o networking motivam os alunos a seguirem firmes nos estudos.

Além disso, fazê-los sentir parte de um grupo, com pessoas que tenham os mesmos objetivos e anseios, estimula o aluno a buscar melhores resultados.

Na Sapium, você pode criar a sua comunidade gratuitamente, através dos grupos de estudos.

É super simples e o resultado que você pode alcançar é incrível.

Além disso, este se tornará também um ambiente para troca de experiências e resolução de dúvidas.

Desta maneira, fica ainda mais seguro garantir que os seus alunos aprenderam, de fato, o que você ensinou.

Sem falar que a dúvida de um aluno pode ser a do outro.

Desta maneira, mais pessoas podem esclarecer algo que não havia ficado muito bem entendido.

É possível, também, acompanhar o desempenho deles e descobrir quais pontos costumam gerar mais dificuldades.

Assim, você consegue otimizar o conteúdo do seu curso, com base nestas informações, ajustando os pontos que não ficaram muito bem explicados ou que precisam de mais conteúdo.

O enriquecimento que isso traz a você, como professor, e aos seu alunos, vai além, possibilitando que você crie um curso ainda mais transformador.

3) Estimule a prática

Por fim, a última das estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos que separamos é estimular a prática.

Colocar em prática o que foi ensinado é um dos melhores caminhos para aprender e assimilar o que foi explicado nas videoaulas.

Além disso, este processo irá ajudar a memorizar o conteúdo, de modo que o aluno fixe melhor o que aprendeu.

Lembre-se que a prática leva a perfeição, por isso, peça aos seus alunos que levem o conhecimento adquirido para o dia-a-dia deles.

Assim como um atleta que treina todos os dias para alcançar os melhores resultados, será o seu papel estimular a sua audiência a fazer o mesmo.

Quanto mais natural se tornar uma atividade, tarefa ou processo, mais seu aluno estará pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho ou do ramo que ele atua.

Resumindo, ambos alcançaram a realização profissional que tanto almejam: seu aluno por ter aprendido algo novo e progredido na carreira; você de ter ensinado e gerado oportunidades a ele.

Agora que você já sabe como ajudar o seu aluno a aprender mais, comente aqui quais destas técnicas você já vinha aplicando ou então, o que você costuma fazer para ajudá-los neste processo.

Mas, se a sua didática já estiver boa e o que você realmente precisa é absorver novos conhecimentos sobre como lançar o seu curso online, participe do grupo exclusivo da Sapium no Telegram!

Lá, postamos dicas diárias para as pessoas que querem alavancar a carreira de professor online e tirarem o curso online do papel.

Se você ficou interessado e gostaria de participar, é só clicar aqui!

sapiumblog

Deixe uma resposta