O que é uma campanha de remarketing? Tudo o que você precisa saber.

Você sabe o que é e para que serve uma campanha de remarketing? Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre este tema.

Aposto que você, alguma vez, já pesquisou sobre um produto ou visitou um e-commerce e depois foi bombardeado com anúncios sobre ele, não é mesmo?

Dá até uma impressão que estão te vigiando e que sabem que você está de olho naquela geladeira ou que está querendo fazer uma viagem no final do ano!

Na verdade, isto é o remarketing acontecendo na prática!

Então, podemos dizer que uma campanha de remarketing está relacionada a anúncios online.

Caso você não tenha muita familiaridade com a publicidade digital, recomendamos que você curse o Sapium School 4.0.

Lá ensinamos o passo-a-passo de tudo o que você precisa saber, para criar campanhas voltadas para cursos online.

Mas, se você já souber como criar campanhas e públicos personalizados, será muito mais fácil entender como funciona uma campanha de remarketing.

Porém, é importante que você conheça este conceito, mesmo sem muito conhecimento sobre criação de anúncios, para saber as opções disponíveis e como você pode aproveitá-las melhor.

O que é uma campanha de remarketing?

Vamos começar fazendo uma análise da palavra.

Remarketing siginifica fazer marketing novamente.

Em outras palavras, criar uma campanha de remarketing significa que iremos fazer marketing novamente para as pessoas.

Porém, ela é muito mais que isso!

Afinal, não tem muito sentido mostrar novamente um anúncio para a pessoa que já o recebeu, se ela não deu muita bola pra ele, não é mesmo?

Por isso que as campanhas de remarketing são consideradas uma excelente estratégia para quem quer anunciar.

Isso porque, elas são inteligentes e fazem com que você consiga economizar.

Além disso, é possível mostrar os seus anúncios novamente apenas para aquelas pessoas que quase tomaram uma ação, e desistiram no meio do caminho.

Sabe quando elas estão precisando de só mais um empurrãozinho para ficarem seguras de que a compra do seu curso online será um bom investimento para elas?

É neste momento que entram, então, as campanhas de remarketing.

Resumindo e indo direto ao ponto, uma campanha de remarketing é quando você cria uma estratégia inteligente para mostrar os seus anúncios apenas para as pessoas que mostraram algum tipo de interesse ou tomaram alguma ação, ao visualizar o seu anúncio.

Quem é o público de remarketing?

Como comentamos, as pessoas que poderão receber novamente um anúncio seu, são àquelas que:

  • Viram 50% do seu vídeo ou mais;
  • Acessaram a sua página de compras, mas não adquiriram o seu curso online;
  • Visitaram determinadas páginas do seu site;
  • Participaram de eventos online que você realizou ou realizará;
  • Entre outras opções.

Perceba que este público demostrou interesse, pois ele assistiu aos seus vídeos, visitou determinadas páginas do seu site e participou de eventos online.

Então, ele está muito mais propenso a comprar algo de você, do que um lead frio, que está te conhecendo agora.

Veja que as estratégias de campanhas de anúncios não podem ser as mesmas para estes públicos, já que eles estão em diferentes etapas do seu funil de vendas.

Como fazer uma campanha de remarketing?

Agora que você já sabe o que é, vamos mostrar como é possível criar uma campanha de remarketing.

Dentro dos Gerenciadores de Anúncios, seja do Facebook, Instagram ou Google, você poderá criar públicos baseados nas ações que eles tomaram após receber os seus anúncios.

Então, para isso, o primeiro passo é ter o pixel instalado corretamente para poder fazer estas segmentações.

Caso contrário, não será possível rastrear os diferentes tipos de comportamentos que seu público terá ao receber o seu anúncio.

No entanto, se este for um assunto novo para você, nós fizemos um vídeo explicando os conceitos básicos sobre ele.

Isso poderá te ajudar a compreender melhor a sua função.

Confira aqui:

Assim, com esta etapa concluída, você poderá criar as segmentações da sua audiência dentro dos gerenciadores de anúncio.

Lembrando que para campanhas feitas no Google Ads, você deverá escolher a opção de anúncios de display para fazer as suas campanhas de remarketing.

Conteúdo de uma campanha de remarketing

Para finalizar, agora que você já sabe o que é e como criar uma campanha de remarketing, você vai precisar caprichar no texto, na arte ou no vídeo do seu anúncio.

Neste post aqui, contamos quais são os elementos para preparar uma boa legenda para sua publicidade digital.

Porém, não esqueça que no caso do remarketing, o foco será:

  • Personalizar uma mensagem;
  • Oferecer um desconto;
  • Fazer um lembrete sobre o seu evento;
  • Entre outras opções.

Por isso, campanhas de remarketing exigem anúncios específicos para elas.

Vou dar alguns exemplos agora, de como você pode trabalhar com cada um deles.

Quando a pessoa assistiu a mais de 50% do seu vídeo

Você pode criar um novo anúncio para ela, comentando que você sabe que ela viu um vídeo seu, ou fazer referência ao que você fala na primeira metade do seu vídeo.

Ela será impactada de uma maneira diferente, ao invés de ser apenas mais um anúncio em sua timeline.

Ele está personalizado e irá chamar a atenção, uma vez que a pessoa vai se identificar com a situação e com o que você está falando.

Acessaram a sua página de compras, mas não adquiriram o seu curso online

Neste caso, você pode criar um anúncio oferecendo um desconto exclusivo apenas para estas pessoas.

Afinal, elas demonstraram interesse mas, acabaram não comprando o seu produto.

O motivo pode ter sido o preço.

Então, ofereça um desconto atrativo para tirar esta objeção do caminho delas.

Visitaram determinadas páginas do seu site

Você poderá escolher páginas específicas do seu site, de acordo ao conteúdo de cada uma delas, de modo a criar uma trilha para atrair uma audiência a realizar a compra do seu curso online.

Pode ser seu website ou um blog.

Ou seja, selecione posts que eduquem e nutram o seu público e depois, sabendo que eles estão prontos para comprar, ofereça o seu curso online.

Pode ser também uma isca digital ou o que fizer mais sentido neste momento.

Vai depender do teor do conteúdo apresentado.

Participaram de eventos online que você realizou ou realizará

Criar lembretes dos seus eventos é uma ótima opção de investimento uma vez que, ao final dele, pode ser que você abra o carrinho e dê início às vendas do seu curso online.

Então, apareça apenas para quem se cadastrou e faça um vídeo lembrando do horário e que você está esperando elas mais tarde.

Além aumentar o relacionamento e confiança, você garante que mais pessoas participem deste seu evento.

E aí, pronto para criar a sua primeira campanha de remarketing?

Comente se você ficou com alguma dúvida e se você curtiu saber sobre este tema!

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