Finanças pessoais: cursos da Sapium para aprender a controlar gastos

Manter um controle financeiro pessoal é fundamental para qualquer indivíduo que queira lidar melhor com seu dinheiro e conquistar seus sonhos. Para fazer isso não é difícil, é possível aprender a controlar o dinheiro de forma bastante rápida e simples, basta procurar por cursos de finanças pessoais. Quer saber tudo sobre esse assunto? Leia este artigo!

Ter um controle financeiro pessoal é uma forma básica de cuidar do dinheiro, pois esse controle faz com que você conheça a sua renda, seus gastos e possíveis pontos que devem ser melhorados, para aumentar a sobra de dinheiro para uma reserva financeira, para investimentos ou para outros gastos.

Entretanto, o controle financeiro pessoal não se refere somente ao dinheiro, ele também proporciona mais qualidade de vida, já que, quando você tem um controle financeiro, possui menos preocupações e melhora seus planejamentos.

Os cursos de finanças pessoais podem te ajudar a organizar melhor o seu dinheiro e a fazer um investimento assertivo! | Foto: Pixabay.

Como aprender a controlar gastos?

O controle financeiro pessoal consiste no hábito de organizar todas as receitas e despesas de um determinado período, que geralmente é mensal. O hábito de se organizar financeiramente é importante para que a pessoa tenha em mente quanto ganha e quanto gasta, evitando o descontrole financeiro. 

Confira, a seguir, três maneiras para que você aprenda a controlar os seus gastos e a usar o seu dinheiro de maneira mais assertiva!

1) Livre-se das dívidas

Livrar-se das dívidas é o primeiro passo caso você esteja interessado em obter mais controle financeiro. As contas que estão em atraso costumam gerar novos custos, visto que possuem juros.

2) Conheça sua renda

O segundo passo para ter um controle financeiro pessoal é ter conhecimento da sua renda. A renda não é somente o seu salário, leve em consideração os descontos de impostos, plano de saúde, vales e outros benefícios, ou seja, tenha em mente o seu salário líquido.

3) Estabeleça o seu custo de vida

Quando falamos sobre controle financeiro pessoal também devemos levar em consideração as contas a pagar e os custos fixos que você possui. O valor médio de todas essas contas no mês é referente ao seu custo de vida. O custo de vida compromete uma parte da sua renda mensalmente.

Após analisar todos esses fatores, você poderá encontrar o valor restante que você tem disponível para outros custos variáveis do dia a dia, uma reserva financeira ou para um investimento.

Você deve estar curioso para aprender a como controlar gastos, saiba que, para isso, é preciso buscar por educação financeira. Contudo, onde será que você pode se educar financeiramente? Descubra, no próximo tópico deste artigo, as informações sobre cursos de finanças pessoais e os principais cursos sobre esse assunto que estão disponíveis na Sapium!

Onde posso me educar financeiramente?

Se você deseja manter o seu orçamento sempre positivo, é interessante procurar por um curso de finanças pessoais. Existem cursos de finanças pessoais que são pagos, mas também há os gratuitos. Ainda assim, os dois tipos valem a pena. Veja os quatro melhores cursos disponíveis na Sapium que elencamos para você aprender o controle financeiro pessoal.

1. Finanças Pessoais – Controlando suas Finanças

2. Curso Completo de Educação Financeira

3. Educação Financeira

4. Finanças Pessoais – Organize suas finanças

Um ótimo motivo para que você invista em um curso de finanças pessoais é simplesmente porque ele irá te ajudar a controlar o seu dinheiro de forma assertiva. Por esse motivo, se você tem enfrentado um desafio ao lidar com o seu dinheiro, o curso de finanças pode ser uma excelente maneira para melhorar essa relação.

De forma resumida, o propósito de um curso de finanças pessoais, seja gratuito ou pago, é garantir que você consiga ter o controle do seu dinheiro e dos seus investimentos. Sendo assim, um curso de finanças pessoais consiste em uma forma eficiente para que você aprenda mais sobre o assunto e, assim, evite dívidas.

Ademais, um curso de finanças pessoais traz outros benefícios como: equilibrar o orçamento e deixar sua vida financeira sempre no azul, aprender a negociar para a quitação de dívidas, aprofundar conhecimentos para aplicá-los de forma mais efetiva na rotina, aprender a controlar impulsos de compra, aprender a categorizar os gastos e analisar os valores que compõem o seu orçamento, definir metas pessoais e meios para alcançá-las e conhecer mais o mercado financeiro.

Importância da educação financeira

A educação financeira tem como intuito principal fazer com o indivíduo se torne consciente para a tomada de decisões que envolvam dinheiro. De forma resumida, a educação financeira faz com que a pessoa tenha ciência das oportunidades e dos riscos envolvidos nas suas decisões financeiras.

Além disso, a educação financeira também assume o papel de auxiliar as pessoas a transformarem o dinheiro em um recurso para que elas alcancem os seus sonhos e metas. A educação financeira traz para a pessoa os conhecimentos necessários para que ela faça escolhas coerentes e que sejam benéficas para os resultados almejados.

Para fazer uma boa organização financeira, é preciso ter alguns hábitos. Por exemplo, saber economizar, saber sua renda líquida, saber gastar com sabedoria e evitar gastos desnecessários. Mas é claro que isso pode não ser tão fácil para alguns indivíduos.

O descontrole financeiro traz diversas consequências ruins para a vida de uma pessoa, gerando um número alto de dívidas. A educação financeira é crucial para ter segurança.Logo, quando colocada em prática, torna as pessoas mais bem-sucedidas e independentes financeiramente em razão dos melhores hábitos em relação ao dinheiro.

Assim sendo, a educação financeira é fundamental para pessoas de todas as rendas que estejam procurando por tranquilidade e segurança com o dinheiro. Conhecer sua renda, economizar e fazer investimentos são as melhores atitudes para garantir um controle financeiro pessoal e se beneficiar de todas as vantagens que a educação financeira pode trazer para a vida de alguém.Ao final da leitura deste artigo, você descobriu a importância da educação financeira e os motivos para fazer um curso de finanças pessoais. Acesse a Sapium e encontre cursos de finanças pessoais de qualidade que irão te guiar para o controle financeiro!

sapiumblog

Deixe uma resposta