Como dar aulas online: um guia para ganhar dinheiro ensinando

Com o avanço da internet a forma de nos comunicarmos mudou muito e de maneira rápida. E com a educação não foi diferente!

Atualmente existem diversas possibilidades de aprendizado e a internet se tornou uma grande aliada quando falamos em aprendizagem. Além de transformar o ensino em algo prático e mais acessível para o aluno, o professor também tem mais possibilidades para conseguir novas forma de rendimento.

Pronto para começar a ganhar dinheiro com as suas habilidades e conhecimentos e disponibilizá-los na internet?

Então vamos lá! 😉

Defina o que você vai ensinar

Primeiro ESCOLHA SEU SEGMENTO DE MERCADO e se pergunte: A minha habilidade pode ser ensinada para qualquer idade? O meu aluno precisa de um conhecimento prévio em determinada área?

Todos esses questionamentos são importantes para ter uma base no seu planejamento e seguir para os próximos passos. Se o conhecimento a ser transmitido é específico de determinada área, de nada adianta querer ensiná-la ao mundo inteiro, não é mesmo?

Defina quem é seu público-alvo

Além de entender muito sobre o assunto que você irá ensinar, algo imprescindível é CONHECER O SEU PÚBLICO. Esse passo é crucial para as próximas etapas.

É necessário entender as necessidades do seu aluno, pois só assim você saberá quais são seus interesses e aspirações. Seu público é mais jovem e hard user das redes sociais? Ou é para adultos que já têm objetivos concretos na mente?
Saiba que existem milhares de possibilidades de público e cada um deles tem uma forma diferente de ver e levar a vida. Tome cuidado ao planejar as próximas etapas de acordo com o público desejado, pois cada grupo tem suas preferências e necessidades, e seu curso precisa atender às expectativas dos alunos.

Defina características do seu público como a idade, gênero, poder de compra, profissão e estilo de vida.

Se você não sabe como traçar o perfil do seu público, leia nosso texto sobre criação de Personas.

Qual será o formato do seu curso?

Com o público escolhido e analisado, DEFINA O FORMATO DO SEU CURSO ONLINE E PRODUZA O CONTEÚDO. Como o seu público quer ver o seu curso? Será um E-Book? Videoaulas?

O formato precisa estar de acordo com as preferências do seu público. Seus alunos gostam mais de ler ou de assistir vídeos?

Considere também o formato que mais te agrada ao ensinar, se você se expressa melhor na escrita, opte por fazer um E-Book. No entanto, se você é desinibido e prefere a câmera, o ideal é fazer um videoaula. Por mais que o processo de produção seja demorado e precise de mais elaboração, os alunos tendem a valorizar mais o conteúdo e a pagar mais por esse tipo de formato.

Busque uma plataforma segura e de qualidade

Agora que você já terminou de produzir o conteúdo, HOSPEDE ELE EM UMA BOA PLATAFORMA. O Sapium tem justamente esse papel, facilitar o encontro do seu público-alvo com o seu conteúdo. Criamos o conceito de “social learning network”: uma rede social com uma plataforma de cursos integrada e uma série de funcionalidades para oferecer a você e seus alunos uma experiência de ensino online única.

Aqui no Sapium o professor pode:

  • Se concentrar apenas no conteúdo e na qualidade das suas aulas;
  • Ter uma página exclusiva de vendas. E o melhor, é rápida e fácil de criar;
  • Criar grupos exclusivos de discussão, em que os alunos e professores aprendem, ensinam e se comunicam em um só lugar;
  • Receber os pagamentos de forma prática e sem complicações. Só é necessário realizar o saque para sua conta bancária.

A divulgação é essencial

Para finalizar, DIVULGUE O SEU CURSO NA INTERNET. Faça um cronograma de quais meios ele será divulgado, quando e qual será o conteúdo.

Lembre-se sempre do seu público-alvo, ele precisa ser atingido no meio em que está. Se é hard user das redes sociais, a sua divulgação precisa estar concentrada nessas redes. E não se esqueça de ficar atento às datas comemorativas do mês para não deixar a oportunidade passar!

E aí, o que achou dessas dicas? Deixe sua opinião abaixo! 👇

sapiumblog

Deixe uma resposta