Métodos de Concentração

Para falarmos de concentração, primeiro precisamos defini-la. Concentração é o ato de direcionar o pensamento ou ação em um determinado assunto, objeto ou local. Conseguir se concentrar é essencial quando falamos de estudar ou até mesmo ter um foco maior no trabalho, mas muitas pessoas acabam tendo dificuldades de ficar por muito tempo pensando e estudando um mesmo assunto.

Nosso cérebro está recebendo milhares de informações o tempo todo, e quando estamos concentrados ele filtra e seleciona sua atenção somente para o que é importante no momento.

Estudar em um ambiente com professor te acompanhando já é desafiador conseguir se manter concentrado, mas quando falamos de cursos online, como os oferecidos pelo Sapium, é um pouco mais complexo, pois dependemos apenas da nossa capacidade de querer estudar sozinhos, em um ambiente longe das salas de aula.

E para ajudar na hora dos estudos separamos 8 dicas para melhorar a sua concentração na hora dos estudos.

1- Divida seus estudos: separe quais serão as matérias e conteúdos a serem estudados durante um período, normalmente a capacidade de concentração do nosso cérebro é em torno de 50 minutos à 60 minutos;

2- Pausas: Pare para tomar um café, se hidratar, olhar as redes sociais, nem que seja por 15 minutos, a pausa ajuda no relaxamento e quando retornar aos estudos você estará com a concentração renovada;

3- Escute música: A música ajuda a bloquear os ruídos ao redor, porém não pode ser sua música preferida, pois seu cérebro vai querer focar no que está ouvindo, e nem músicas desconhecidas, porque assim o seu cérebro vai querer descobri-la, ouça músicas indiferentes, assim sua capacidade de relaxamento e concentração entram em harmonia.

4- Sono: Mantenha seu sono em dia, segundo pesquisas temos que dormir de 6 a 8 horas por noite, mas não é só a quantidade que importa, a qualidade do seu sono é essencial para ajudar no seu desempenho e na sua concentração.

5- Escreva: Enquanto estamos estudando é importante estar com caneta e papel. Nosso cérebro absorve uma quantidade maior de informações enquanto escrevemos, pois forçamos ele a trabalhar mais recebendo as informações necessárias para assimilarmos melhor o conteúdo, além de ler estamos repassando para a folha escrevendo e relendo a mesma informação por mais tempo e mais vezes.

6- Alimentação: Estar alimentado é essencial para a concentração, pode ser um suco ou uma fruta, nosso cérebro precisa de fontes de energia para que possa estar trabalhando sem precisar perder o foco por causa de fome ou cede. Assim ele se mantém em um ritmo constante.

7- Locais adequados: Procure estudar longe de coisas e pessoas que possam te trazer uma distração como, televisão, celular, amigos e família. O ambiente em que você está estudando determina a quantidade de concentração que você terá na hora do estudo, escolha um ambiente livre de bagunça, com uma cadeira e uma escrivaninha confortáveis o suficiente para que não tire o seu foco.

8- Exercícios: A prática de exercícios físicos regularmente, segundo estudos, pode desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e a memória, ajudando ainda mais na hora dos estudos.

E ai, vamos por em prática essas dicas e assimilar melhor os conteúdos estudados?

sapiumblog

Deixe uma resposta