Métodos de Concentração

Facebook
Twitter
LinkedIn

Métodos de Concentração

Para falarmos de concentração, primeiro precisamos defini-la. Concentração é o ato de direcionar o pensamento ou ação em um determinado assunto, objeto ou local. Conseguir se concentrar é essencial quando falamos de estudar ou até mesmo ter um foco maior no trabalho, mas muitas pessoas acabam tendo dificuldades de ficar por muito tempo pensando e estudando um mesmo assunto.

Nosso cérebro está recebendo milhares de informações o tempo todo, e quando estamos concentrados ele filtra e seleciona sua atenção somente para o que é importante no momento.

Estudar em um ambiente com professor te acompanhando já é desafiador conseguir se manter concentrado, mas quando falamos de cursos online, como os oferecidos pelo Sapium, é um pouco mais complexo, pois dependemos apenas da nossa capacidade de querer estudar sozinhos, em um ambiente longe das salas de aula.

E para ajudar na hora dos estudos separamos 8 dicas para melhorar a sua concentração na hora dos estudos.

1- Divida seus estudos: separe quais serão as matérias e conteúdos a serem estudados durante um período, normalmente a capacidade de concentração do nosso cérebro é em torno de 50 minutos à 60 minutos;

2- Pausas: Pare para tomar um café, se hidratar, olhar as redes sociais, nem que seja por 15 minutos, a pausa ajuda no relaxamento e quando retornar aos estudos você estará com a concentração renovada;

3- Escute música: A música ajuda a bloquear os ruídos ao redor, porém não pode ser sua música preferida, pois seu cérebro vai querer focar no que está ouvindo, e nem músicas desconhecidas, porque assim o seu cérebro vai querer descobri-la, ouça músicas indiferentes, assim sua capacidade de relaxamento e concentração entram em harmonia.

4- Sono: Mantenha seu sono em dia, segundo pesquisas temos que dormir de 6 a 8 horas por noite, mas não é só a quantidade que importa, a qualidade do seu sono é essencial para ajudar no seu desempenho e na sua concentração.

5- Escreva: Enquanto estamos estudando é importante estar com caneta e papel. Nosso cérebro absorve uma quantidade maior de informações enquanto escrevemos, pois forçamos ele a trabalhar mais recebendo as informações necessárias para assimilarmos melhor o conteúdo, além de ler estamos repassando para a folha escrevendo e relendo a mesma informação por mais tempo e mais vezes.

6- Alimentação: Estar alimentado é essencial para a concentração, pode ser um suco ou uma fruta, nosso cérebro precisa de fontes de energia para que possa estar trabalhando sem precisar perder o foco por causa de fome ou cede. Assim ele se mantém em um ritmo constante.

7- Locais adequados: Procure estudar longe de coisas e pessoas que possam te trazer uma distração como, televisão, celular, amigos e família. O ambiente em que você está estudando determina a quantidade de concentração que você terá na hora do estudo, escolha um ambiente livre de bagunça, com uma cadeira e uma escrivaninha confortáveis o suficiente para que não tire o seu foco.

8- Exercícios: A prática de exercícios físicos regularmente, segundo estudos, pode desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e a memória, ajudando ainda mais na hora dos estudos.

E ai, vamos por em prática essas dicas e assimilar melhor os conteúdos estudados?

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
Como trabalhar viajando

Como trabalhar viajando

Nesse fim de ano, saiba como aproveitar suas férias sem abrir mão de uma boa fonte de renda Você trabalhou o ano inteiro, fez uma

Leia mais
plugins premium WordPress