As características de cada rede social: como divulgar meu curso online?

A dúvida “como divulgar meu curso online” é mais comum do que você imagina.

Por isso listamos as características das principais redes sociais e quem é o público que a utiliza, para ajudar a acertar na escolha na hora de disseminar o seu conteúdo.

Instagram

Esta ferramenta surgiu na intenção de ser um aplicativo de compartilhamento de fotos.

Mas, com o tempo foi ampliando as funções e passou a ter a opção de compartilhar vídeos de até 15 segundos, além de ter uma interação com os seguidores e compartilhar, ao mesmo tempo, em outras redes sociais como Facebook e Twitter.

O uso de hashtags ajuda na interação com os usuários. Quando buscar um determinado conteúdo utilizando a hashtag, é possível encontrar assuntos relacionados com maior facilidade.

O Instagram lançou em 2015 a função de anúncios através do Facebook, onde empresas podem divulgar serviços e produtos.

Logo em seguida foi lançada a função de stories, onde você pode divulgar fotos e vídeos de até 10 segundos por um período de 24 horas. E a última novidade foi o IGTV, onde pode ser postado vídeos mais longos.  

Como divulgar meu curso online nesta rede?

O Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos anos e acabou sendo comprado pelo Facebook. Com isso, os anúncios passaram a serem feitos através do Facebook e os dados utilizados são os mesmos nestas redes, facilitando na segmentação do público.

O público do Instagram é jovem, a maior parte com a faixa etária de 18 a 29 anos, porém usuários de 30 a 49 anos já possuem uma grande participação no aplicativo. Cursos relacionados a tecnologia, internet, fotografia e novidades ganham força se divulgados nesta rede.

Facebook

É a maior rede social virtual do mundo, com 2,3 bilhões de usuários, e completou 15 anos de existência em 2019.

Ela permite o compartilhamento de fotos, vídeos, textos e áudios. Existem páginas que você pode seguir caso seja de seu interesse, existe também a opção de grupos em que você pode pedir pra participar.

Além disso, existe o Marketplace, um espaço que o Facebook liberou para usuários anunciarem gratuitamente, dentro de algumas categorias.

A parte de eventos permite que os usuários criem eventos e convidem seus amigos para participarem.

Mostra as lembranças, que são posts e imagens que foram compartilhadas a 1 ano, ou mais.

Além destas funcionalidades, existe o Facebook Messenger, um meio de troca de mensagens entre amigos.

Já seção de anúncios ajuda você anunciar diretamente para seu cliente de interesse. Tem um custo baixo e você ainda consegue acompanhar as pessoas que foram atingidas e o retorno obtido com essa publicação.

Twitter

Esta rede foi criada para ser um meio de sms por internet, limitando a quantidade de caracteres.

Os tweets são as mensagens que você compartilha com os seus seguidores. No entanto, existem os Retweets, que são a repostagem de uma mensagem de algum usuário para a lista dos seus seguidores, dando crédito ao autor do tweet.

Os trending topics são os assuntos mais comentados do Twitter, e são mensurados através das menções.

Como divulgar meu curso online nesta rede?

Esta rede também possui a opção de anúncios,ou seja, campanhas pagas. Nele você consegue segmentar a sua campanha e obter melhores resultados quando se fala em alcance e conversões.

Por ser uma rede social com grande interação, o Twitter tem as suas vantagens. Porém é uma rede de informação rápida, tendo a informação enfatizada apenas no primeiro dia.

Os jovens até 29 anos são o público principal, por isso, cursos com o objetivo de atingir esse grupo terão visibilidade quando divulgado nesse meio.

Pinterest

Também é uma rede social de compartilhamento de fotos.

Os usuários podem guardar, postar, compartilhar e gerenciar fotos. Uma rede de muito sucesso entre as mulheres e para comerciantes, que para os quais, se tornou uma espécie de vitrine.

Por isso, as pessoas a utilizam para expor seus produtos para que os usuários se identificam e compartilhem com os seguidores.

Isso faz com que aumente o número de acessos aos sites das empresas.

Youtube

É uma plataforma de compartilhamento de vídeo, em que os seus usuários postam seus vídeos para que todos possam ter acesso a sua página e ao vídeo.

É a segunda rede social com o maior acesso, e por ser um meio de comunicação com a utilização de vídeos, a credibilidade da publicidade e da divulgação é maior para os consumidores.

Por ser um canal que transmite diversos assuntos, todos os públicos estão na rede. Por isso, é bom que os anúncios estejam vinculados com o tema do vídeo e que sejam breves e diretos.

LinkedIn

É uma rede social voltada para profissionais, com interações que ajudam na carreira.

É um grande fator decisório para empresas na hora de contratar um funcionário.

Os dados pessoais são cadastrados e é possível adicionar o histórico profissional e procurar ter conexões com pessoas e empresas que te influenciam ou que estão no mesmo ramo que o seu.

Por ter um público com uma faixa etária maior, de 30 a 59 anos, os anúncios devem ser direcionados a essas pessoas, principalmente se for referente a trabalho e experiências profissionais.

Depois disso, agora que você sabe um pouco das características das redes sociais, já sabe aonde vai divulgar o seu curso? Comente abaixo!

sapiumblog

Deixe uma resposta