Já ouviu falar sobre a Técnica pomodoro?
Essa técnica foi inventada por um italiano, com o objetivo de auxiliar a administrar o tempo, seja de estudos ou de trabalho.
Se você é uma pessoa ansiosa que não consegue ter uma organização para realizar as atividades pendentes ou possui o costume de adiar para a última hora, a técnica pomodoro é ideal para você.
Mas como ela funciona?
A ideia é dividir as atividades em blocos, para conseguirmos destinar uma concentração intensa no que precisa ser realizado, assim a capacidade de agilidade cerebral aumenta e estimula o foco. Com isso melhoramos a gestão do tempo e ficamos mais eficientes.
1- Para começar será preciso um cronômetro ou timer, para realizar a contagem e fazer uma lista de tarefas que precisa ser realizada no dia.
2- Depois de feita a lista, será preciso dividir o tempo em 25 minutos (chamados “pomodoros”).
3 – Escolha uma tarefa e trabalhe nela ininterruptamente até o despertador tocar.
4 – Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos, aproveite para se movimentar e fazer algo que possa te ajudar a relaxar.
5 – Retome as atividades por mais 25 minutos e lembre-se de focar no que está sendo feito, assim você terá uma maior qualidade na execução.
6 – Após 4 “pomodoros”, ou seja, 4 tempos de 25 minutos, faça uma pausa de 30 minutos antes de retomar aos estudos ou trabalho.
Com a utilização dessa técnica, a capacidade de foco e concentração aumentará, pois evitará distrações e desperdícios de tempo.
Além de ter vários pontos positivos, como:
- Aliviar a ansiedade;
- Aumentar o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
- Aumentar a consciência nas decisões;
- Aumentar a motivação e mantê-la constante;
- Reforçar a determinação para atingir os objetivos;
- Melhorar o processo de trabalho ou estudo;
Agora está na hora de colocar em prática a Técnica Pomodoro e aumentar a sua eficiência nos estudos.
Gostou dessa técnica? Deixe seu comentário abaixo!