Os cenários ideais para gravar seu curso online

Cenários podem prender a atenção e dizer muito sobre você e seu conteúdo. Aprenda a manipulá-los da forma correta

Professores digitais que estão iniciando suas carreiras agora, se deparam com uma característica fundamental do e-learning que pode criar muitas dúvidas: a liberdade na produção de conteúdo.

Nos moldes do ensino presencial tudo é muito linear: uma sala, uma lousa e carteiras a sua frente. Dificilmente veremos uma exceção a essa regra. Isso traz algumas vantagens, como não ter que se preocupar com o ambiente em que seus alunos estarão.

Mas isso também pode te limitar na hora de pensar em novas formas de ensinar.

Por outro lado, o e-learning permite uma flexibilidade muito grande na hora de consumir e também de produzir conteúdo.

Isso significa que você não precisa seguir um roteiro único para todas as aulas, módulos e cursos.

Seus vídeos podem estar adaptados aos diferentes conteúdos fazendo com que a experiência e o aprendizado dos seus alunos sejam ainda melhores.

Uma forma simples mas eficiente de fazer isso é através da manipulação do seu cenário.

Imagine só: utilizar de elementos visuais que possam deixar o seu vídeo mais interessante e que também ajudem na didática do conteúdo. Parece uma boa ideia, não é?

E fazer isso pode ser muito mais simples do que você imagina. Continue com a gente logo abaixo para entender melhor:

Comece pelo clean

Conhece a história do menos é mais? Pois bem, ela se aplica perfeitamente aqui.

Antes de querer encher o seu cenário com decorações é preciso deixá-lo o mais minimalista possível.

Passar uma imagem sóbria e pouco distrativa é importante para novos alunos e visitantes terem a boa impressão da sua autoridade e credibilidade.

Além disso, essa é uma excelente forma de prender a atenção dos alunos a você e evitar distrações e comentários que não tenham a ver com o seu conteúdo.

Portanto, é seu dever evitar situações como mesas bagunçadas, lousas com conteúdos que diferem daquele proposto e elementos que não conversarão com a sua aula.

Hora de ousar um pouco

Nem tudo precisa ser preto no branco, e você pode trazer um pouco de vida (e humor) ao seu cenário.

Nesse caso, mobiliários são uma excelente opção.

Cadeiras, mesas, prateleiras, cortinas, abajures, luminárias que combinam e conversam entre si deixam de se tornar possíveis distrações e passam a ser um elemento encantador do seu cenário.

Você já deve ter percebido no YouTube, ou até mesmo no Facebook, que alguns vídeos se tornam prazerosos não só pelo conteúdo, mas por todo visual e cenário que fazem parte dele. Essa mesma lógica pode – e deve – ser aplicada nos momentos ideais do seu curso online.

Mas calma, você não precisa gastar muito para criar um cenário atrativo com mobiliários.

Algumas coisas que você já possua em casa podem fazer bem esse papel. E com um pouco de iluminação e organização, você terá um cenário bonito, agradável de se ver mesmo que por longos períodos e que pesará bem pouco no seu bolso.

Mascotes e figuras

Esse último elemento pode ser um pouco controverso. Há algumas figuras influentes e com grande presença digital que usam uma mascote ou personagem como companhia em seus vídeos.

A questão é que não basta apenas você gostar da figura. O seu público precisa querê-lo em seus vídeos.

Uma mascote pode dar aquela quebrada no gelo, deixar o conteúdo mais divertido e didático e até mesmo criar uma relação melhor entre você e seus alunos.

Mas ele também pode o inverso de tudo isso.

Para quem está começando, pode ser que valha a pena tentar. Mas também devemos te lembrar que isso não é obrigatório e, inclusive, toda a organização e estrutura do seu cenário não devem ocupar a sua lista de prioridades quando se trata de montar o seu curso online.

Se você quiser saber mais sobre isso e entender melhor o conceito de como um bom cenário contribui para suas aulas online, acesse o Sapium School 2.0, o nosso curso gratuito para professores digitais que conta com um módulo dedicado a esse assunto. E não se esqueça de nos acompanhar no Facebook e no Instagram, onde temos lives todas as terças às 21h.

sapiumblog

Deixe uma resposta