Tamanho ideal de um curso online

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tamanho ideal de um curso online

Muitas pessoas que querem se tornar professores digitais, perguntam qual o tamanho ideal de um curso online. Por isso, trouxemos aqui, alguns aspectos para você levar em consideração na hora de montar o seu.

Primeiramente, é preciso lembrar que para qualquer estratégia e atividades relacionados à elaboração e criação de um curso online, é necessário ter planejamento.

O mesmo irá acontecer com a estrutura do seu curso online.

Por isso, antes de sair gravando, é preciso estabelecer os passos a serem seguidos.

Isso irá evitar refações lá na frente e resultará em um curso online mais bem estruturado para quem assiste às aulas.

Por isso, anote as dicas que separamos neste artigo e comece a dar os primeiros passos rumo ao lançamento do seu curso online.

Qual o recorte do seu conhecimento?

Antes de mais nada, você precisa pensar que conteúdo irá disponibilizar para os seus alunos através do seu curso online.

Lembre-se que ele deve ser apenas um recorte do seu conhecimento, já que estamos falando de nichos e personas específicos.

Em outras palavras, se você oferecer todo o seu conhecimento sobre determinada área de uma só vez, através de apenas um curso online, você provavelmente irá se perder em meio a tanta informação e, consequentemente, irá desistir de gravá-lo.

Resumindo, só irá aumentar o seu nível de dificuldade e, principalmente no começo, o que menos queremos é enfrentar obstáculos, não é mesmo?

Você está iniciando sua carreira no mundo dos cursos online, por isso, as pessoas precisam, aos poucos irem te conhecendo.

Ele, então, será a porta de entrada para a sua carreira digital, mas também, para que as pessoas conheçam o seu material e a sua autoridade sobre este assunto.

Desta maneira, vale lembrar que ele não deve ser muito longo, afinal, se trata apenas de um primeiro contato!

Por isso, o recomendado é que o seu primeiro curso online tenha, no total, cerca de 3 horas à 5 horas, no máximo, de duração.

Consequentemente, ele terá um custo também mais baixo.

Estamos falando de algo que chegará a custar até R$100,00.

Passado por esta etapa, você terá estrutura suficiente para avançar para o segundo passo.

Desenhe o seu curso online

Comece definindo qual será o foco do seu curso online e delimite o assunto de partida até onde irá chegar.

Veja que isso nos faz perceber que não existe, então, uma fórmula que determine o tamanho ideal de um curso online.

Existem recomendações, conforme falamos no tópico anterior, de preço e duração.

Porém, será a quantidade de informações relevantes e essenciais que você irá trazer do recorte do conhecimento que você escolheu, que irá definir a quantidade de horas, aulas e módulos.

Pense como aluno

Esta é outra dica de ouro.

Sempre que estiver com dificuldade para definir o tempo e as divisões (pausas) do seu curso online, se coloque no lugar do aluno e veja como ficaria mais confortável para ele aprender.

Desta maneira, o tamanho ideal de um curso online também depende da didática para facilitar o aprendizado: é necesário alguns momentos para que seus alunos elaborem e organizem as informações na cabeça e fazer pequenas pausas quando precisam descansar.

Então, não divida os assuntos no meio ou organize os módulos de maneira que o pensamento e o aprendizado fiquem prejudicados ou cortados no meio.

Isso pode fazer com que o aluno esqueça o que estava aprendendo no módulo ou aula anterior, quando retomar o curso.

Passando de fase

Seus alunos ficarão mais motivados quando sentirem que estão passando de fase.

Ou seja, a cada aula, eles conseguem sentir o progresso do aprendizado e sua evolução no curso online.

Isso é fundamental para que eles não desistam e finalizem todo o conteúdo das suas videoaulas.

Por isso, é preciso pensar estrategicamente o tamanho ideal de cada aula, para que esta estratégia seja aplicada.

Tamanho das aulas

Como comentamos, elas precisam mostrar ao aluno que ele finalizou mais uma etapa do seu curso online e já pode avançar para a aula seguinte.

Além disso, para defini-las com mais precisão, é interessante você lembrar de alguns aspectos:

  • Seus alunos irão utilizar suas horas livres para cursar o seu curso online;
  • Muitas vezes, pode ser no período noturno, quando já concluíram todas as suas obrigações e já não estão com 100% da sua concentração;
  • Alguns podem utilizar as pausas, como horário de almoço, café ou então, quando estão no ônibus/ metrô indo para o trabalho.

Perceba a importância de conhecer o seu nicho e persona, como falamos no começo, para conhecer melhor seus hábitos e rotinas e ver como estruturar de maneira mais adequada ao seu público.

Porém, na média, suas aulas não devem ultrapassar 30 minutos, sendo que algo entre 10 e 15 minutos é o considerado ideal e o que se tem visto no mercado de cursos online.

Pronto!

Agora você já sabe como deve fazer para estruturar a duração das suas aulas e como calcular a quantidade de módulos que o seu primeiro curso online precisa ter!

Conforme você vai avançado, eles também vão aumentando e consequentemente, o valor que você irá cobrar pelos seus cursos também irá subir!

Caso tenha ficado alguma dúvida, sugerimos assistir a este IGTV que preparamos e que explicamos mais sobre o tamanho ideal de um curso online.

https://www.instagram.com/tv/B-hjsp2jhPY/?utm_source=ig_web_copy_link

E, caso tenha outras dúvidas sobre como tirar o seu curso online do papel, assista gratuitamente ao Sapium School 1.0 e prepare-se para se tornar um professor online de sucesso!

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
Como ganhar dinheiro em casa, trabalhe online

Como ganhar dinheiro em casa

O sonho de muitas pessoas é uma realidade muito mais simples de se alcançar do que você imagina; confira abaixo como transformar seu conhecimento em

Leia mais
plugins premium WordPress