Conheça todo o processo de desenvolvimento de jogos e saiba do que você precisa para começar nessa carreira

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conheça todo o processo de desenvolvimento de jogos e saiba do que você precisa para começar nessa carreira

Já pensou trabalhar na área de desenvolvimento de jogos? Juntar a diversão com o trabalho pode ser a escolha perfeita para quem quer ingressar em uma área mais descontraída e trabalhar com algo que encanta todas as idades. Para conseguir se sobressair nessa área, é preciso ter muita dedicação, foco nos resultados e, principalmente, muito estudo.

A área de desenvolvimento de jogos é cada vez mais atrativa, já que, com a evolução da tecnologia, os videogames e jogos de celular estão se tornando cada vez mais parte de nossas vidas e da infância de milhares de crianças ao redor do mundo. Isso ocorre porque grande parte dos jogos de hoje em dia são no formato mobile, e é impossível viver no século XXI sem ter acesso a um celular. Outro fator é a paixão pelos jogos ser passada de geração para geração.

Veja aqui tudo o que você precisa saber para poder seguir sua carreira na indústria de desenvolvimento de jogos.

 

Curso de desenvolvimento de jogos. | Foto: Unsplash.

Como se tornar um desenvolvedor de games?

Essa profissão tão procurada atualmente pode ser a melhor escolha para você, mas você sabe como ingressar nesse mercado? Para poder trabalhar em qualquer área de desenvolvimento, seja ela de jogos ou não, é preciso desenvolver as habilidades necessárias para poder trabalhar em grupo de maneira eficiente e produtiva, além de lidar com equipes diversificadas e que sempre estão em contato com você.

Por mais que seja algo recomendável, não é necessário ser um fã e gostar de videogames para adentrar nesse ramo. Na verdade, esse é mais um pré-requisito do que um requisito em si. O mais importante mesmo é ter conhecimento dos trâmites envolvidos na criação de novos jogos e também das plataformas em que podem ser veiculados.

Para entrar nesse ramo então, uma boa opção é fazer algum curso de desenvolvimento de jogos. A graduação em Jogos Digitais já é bem popular entre os vestibulandos que pretendem seguir essa área aqui no Brasil. O curso é classificado como nível superior e tem uma duração média de dois anos e meio.

Ao longo desse período, os alunos aprendem e adquirem habilidades para criar, desenvolver e também testar os mais variados jogos, em qualquer plataforma. Além disso, aprendem a como gerenciar novos projetos e também conhecem brevemente todas as etapas do desenvolvimento de um jogo, como os roteiros, criação de personagens, arquitetura, tecnologias necessárias e muito mais.

O curso consegue oferecer duas vantagens aos estudantes, sendo elas a criação de rede contatos (o famoso networking) com os professores estudantes e outros profissionais desse setor concorrido, e também o dinamismo dos futuros profissionais, exigido por todas as empresas brasileiras voltadas para games. Por ser um ramo novo em nosso País, as empresas são de pequeno ou médio porte, exigindo que os colaboradores contem com um perfil multifacetado.

Interesse e dificuldades na área de games

Graças a essa valorização cada vez maior dentro do mercado de jogos, muitas pessoas se interessam por essa área e tentam entrar nesse ramo, mas conseguir criar uma carreira bem-sucedida dentro do mundo dos games não é algo simples, já que é uma decisão que vai custar muito tempo, força de vontade, estudo e dedicação. 

É importante adentrar nesse caminho sabendo que gostar de jogar não é o suficiente para trabalhar no desenvolvimento de jogos, uma vez que essa carreira vai muito além da parte divertida. Para seguir nesse ramo dos jogos, você deve ter afinidade com a tecnologia, além de gostar e entender de programação. A paixão e gosto por jogar deve ser um apenas um adicional, já que sua rotina não será apenas jogar videogames.

Assim como outros profissionais de outras áreas de TI, após se formar em Desenvolvimentos de Jogos ou em Jogos Digitais, o profissional precisa estar sempre antenado nas novidades e tendências do mercado, para poder trazer sempre mais inovações para a área.

Além de todo o conhecimento técnico adquirido pelos estudos, é necessário desenvolver as habilidades sociais. O networking e as soft skills são áreas essenciais que devem ser trabalhadas, por poderem te ajudar a ter referências de pessoas que também estão dentro desse mundo .

Com todas essas informações em mãos, caso essa seja a área que você deseje seguir, então uma boa maneira de começar a dar seus primeiros passos dentro desse mercado é decidir quais cursos devem ser feitos para entrar na área que você deseja dentro do desenvolvimento de jogos.

Você pode ingressar como um programador e ser responsável por escrever os códigos necessários, pode ser do time que cria os materiais de divulgação, ou do time de edição de vídeo. São várias e diversas opções, com certeza você vai encontrar uma que se encaixe com sua personalidade e que se identifique.

Ultimamente, o mercado de desenvolvimento de jogos é bem aquecido e conta com os mais diversos cursos direcionados especialmente para quem quer se especializar nessa área de trabalho.

O mercado de desenvolvimento de jogos

Atualmente, o nosso País tem aproximadamente 400 empresas especializadas em desenvolvimento de jogos, sendo grande parte delas sediadas na região sudeste do território nacional. O estado de São Paulo é considerado o líder desse mercado, com um pouco mais de uma centena de empreendimentos só nessa área.

Além disso, o mercado de desenvolvimento de jogos conta com uma presença marcante dos profissionais autônomos (também chamados de freelancers) e de produtores independentes, espalhados pelo Brasil.

É possível dizer que o cenário desse mercado no Brasil é considerado maduro e consolidado para os futuros profissionais que desejarem trabalhar nessa área, mas é importante também citar o fato de que é uma carreira ainda muito internacionalizada, e que existem mais e melhores oportunidades de emprego fora do País, especialmente no Canadá e nos Estados Unidos, países que são referências neste mercado de jogos.

Apesar dessa desvantagem em relação a outros países, o Brasil não está mal colocado, na verdade, ele é o décimo terceiro país no mundo em consumo de jogos, e tem uma movimentação de cerca de 1,5 bilhão de dólares anualmente.É possível notar uma vantagem nesse mercado, e que estudar o desenvolvimento de jogos pode ser uma boa opção para a carreira. Quer saber mais sobre o curso de desenvolvimento de jogos? Visite a página da Sapium!

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress