A comunidade escolar, pouco a pouco, foi migrando quase que por completo para a rede mundial de computadores sem preparar, contudo, seus corpos docente, discente e técnico para as mudanças que aguardavam essa nova forma de estudar e ensinar. Iniciativas como a do desenvolvimento de uma plataforma virtual, que oferece um ambiente de estudo e trabalho para professores e alunos, demonstram a importância e a necessidade de acompanhar o fluxo de demandas que surgem a cada novo tempo, como a implementação de técnicas SEO.
Com as mudanças trazidas pelo crescimento da internet e pelas necessidades impostas mundialmente pela pandemia de Covid-19, foi preciso readaptar a vida em seus mais diversos aspectos a uma série de mudanças, e na área da educação não foi diferente. Como forma de dar prosseguimento à rotina de estudos, a internet se mostrou como forte e promissora aliada nesse processo de transição das aulas presenciais para as modalidades remota e EaD.
Assim, aqui você aprenderá o que é SEO e como funciona SEO Google, para aprimorar cada vez mais seus conteúdos e para que eles cheguem em ainda mais pessoas interessadas. Leia a seguir!
Veja aqui: seo como funciona | Foto: Pixabay
O que é SEO e como funciona?
Através da otimização de conteúdo, você, professor, pode oferecer, gerenciar e promover cursos fazendo o uso adequado de mecanismos de pesquisa, que podem auxiliar você a obter uma melhor experiência com a publicidade da oferta e procura do seu curso. Quando se fala em marketing, é inevitável pensar em mecanismos de otimização de pesquisa, pois, dessa forma, seu blog, página ou site se tornam mais visíveis para aqueles que buscam por determinados assuntos, marcas ou produtos por meio de palavras-chaves, através de buscadores como o Google ou o Internet Explorer, por exemplo. E, nessa busca, os algoritmos são um grande aliado.
Base do processo de desenvolvimento de software, os algoritmos funcionam de maneira automatizada. Eles são um tipo de inteligência artificial proveniente do Learning Machine, no qual máquinas, através de cálculos e equações, são ensinadas através de processos a gerar padrões. Falando de maneira mais simples, no que se refere aos mecanismos de busca, é como se ensinássemos o computador a procurar sobre temas e assuntos a partir dos nossos interesses pessoais, que quando interconectados geram um nicho de busca aproximativa a partir dos nossos gostos e preferências.
Quando fazemos pequenas buscas em plataformas como o Google, portanto, ele desenvolve uma espécie de memória seletiva que vai agrupando conhecimentos que, quando recombinados, desenvolvem uma espécie de perfil do usuário que vale para tudo: notícias, cursos, viagens, músicas, gastronomia, etc. Assim, oferecendo novidades com base nas preferências manifestadas pelo usuário através das buscas efetuadas, das páginas visualizadas, das compras realizadas, das palavras-chaves pesquisadas, etc.
Inclusive, a escolha das palavras-chave é uma estratégia importantíssima se você deseja alavancar as procuras pelo seu curso, blog ou site. Aqui, apresentaremos a você, professor, algumas dicas de otimização e aprimoramento do seu curso online para ajudar você em um primeiro momento. Leia mais abaixo!
6 passos para aprimorar seus conteúdos com SEO
1. Escolha palavras-chave de cauda longa
Não há necessidade de escolher uma grande quantidade de palavras-chave nas suas postagens, pois em vez de facilitar o processo de busca, na verdade vai dificultá-lo. Basta apenas escolher uma ou duas palavras que tenham conexão total com o tema abordado, isso será suficiente para alavancar o foco das buscas e aprimorar a experiência de leitura para aqueles que visitarem o seu curso, página, blog ou site. Dessa forma, as chamadas palavras de cauda longa são formadas por três ou mais palavras, no geral, e criam assim uma pequena frase para promover uma busca mais personalizada.
2. Introduza essas palavras-chave em partes específicas do seu post
Geralmente, as palavras-chave devem ser incluídas em quatro pontos essenciais de um texto, que são: o título, o cabeçalho e corpo do texto, URL e meta-descrição. Quando concentradas nesses pontos, geram impacto na leitura pela repetição e reafirmação que ocorre do início ao fim.
3. Adapte e otimize seu curso, página, blog ou site para mobile
Devido à facilidade e praticidade de uso, o número de buscas pelo celular, atualmente, é maior por intermédio do celular do que por computadores. Daí a importância de investir em mecanismos que se adaptam ao meio escolhido pelo usuário para visualização e navegação.
4. Otimize a meta-descrição
Lembrando que a meta-descrição é o pequeno texto adicional que acompanha o link e permite aos usuários ter um conhecimento prévio sobre aquela página, dessa forma, é possível ter uma ideia se aquele conteúdo é ou não é do interesse de quem vai acessar aquele endereço eletrônico.
Daí a importância da meta-descrição ser cuidadosamente desenvolvida, porque deve ser atraente e relevante, além de possuir as palavras-chaves de cauda longa destacadas ao longo de todo o post.
5. Otimize suas imagens
Imagens são importantes pois, além de ilustrar o conteúdo exposto, também atraem a atenção em um primeiro momento e são passíveis de busca otimizada por meio de texto alternativo.
Textos alternativos são mecanismos que descrevem a imagem, de forma que elas possam ser mais facilmente encontradas pelo sistema em caso de buscas com interesses semelhantes.
6. Crie links internos
Essas são táticas bastante utilizadas quando se trata de hipertextos: a criação de hiperlinks. Se você já tratou sobre um determinado assunto em uma postagem anterior no seu curso, página, blog ou site, você pode retomar esse assunto em uma postagem atual por meio de um link que direciona o leitor ou usuário para a postagem em texto ou vídeo sobre o assunto abordado como uma espécie de complementação ou informação extra.
Conheça a Sapium
Você, professor, tem interesse em criar e vender conteúdo, mas não sabe como fazer ou por onde começar? A Sapium é uma plataforma de cursos online que oferece um ambiente completo para alunos e professores. Através dessa plataforma, a Sapium pode ajudar você a turbinar seus estudos nas mais variadas áreas de interesse, além de oferecer uma experiência completa e inovadora de ensino e aprendizagem. Por meio da otimização de conteúdo com práticas SEO, você, professor, pode oferecer, gerenciar e promover cursos fazendo o uso adequado de mecanismos de pesquisa, que podem auxiliar você a obter uma melhor experiência com a publicidade da oferta e procura do seu curso. Gostou das dicas sobre SEO como funciona? Que tal colocá-las em prática para a otimização do seu curso online, professor? O conhecimento transpõe barreiras e se multiplica.