Facebook Ads: aprenda a criar e otimizar campanhas

Responsável por promover anúncios de diversos empreendimentos online, o Facebook Ads tem se tornado uma importante ferramenta que tem ajudado a impulsionar os resultados dos negócios. Dados divulgados apontam que cerca de 92% das empresas já estão presentes no Facebook, além disso, em 2020, a plataforma já contava com mais de 2,60 bilhões de usuários ativos, resultando na  rede social mais acessada do mundo, seguido do WhatsApp e Instagram, ainda de acordo com dados divulgados sobre o Facebook.

Com um público fidelizado e presente no Facebook, criar estratégias para desenvolver e otimizar campanhas dentro do Facebook Ads é um dos passos fundamentais para conseguir engajar o público-alvo do seu negócio. Neste texto, a Sapium elenca os principais conceitos sobre o Facebook Ads Manager, além de apresentar as melhores estratégias para divulgação dentro da plataforma. Confira!

Como funciona o Facebook Ads?

Facebook Ads como funciona: O Facebook Ads é a ferramenta de publicidade do Facebook responsável por divulgar anúncios de forma direcionada. O Facebook conta com uma enorme opção de segmentações, com o objetivo de fazer com que o anunciante encontre o público certo para a divulgação, como localização, idade, gênero, idioma, interesses, dados demográficos entre outros. Para usar o Facebook Ads da maneira correta, é preciso estabelecer uma estratégia com todas as informações possíveis para a divulgação, por exemplo, imagem e tipo de conteúdo.  

Anúncios do facebook ads ajudam a promover os resultados dos negócios | Foto: Unsplash

 

Qual a importância de utilizá-lo para o seu conteúdo

O Facebook é hoje a rede social mais popular do mundo e atrai usuários de todos os lugares. Investir em uma mídia social com essa proporção e influência pode ajudar a potencializar a busca por seu público ideal, já que o Facebook possibilita o anúncio de forma segmentada e efetiva. 

Diversos setores investem no Facebook Ads para anúncios, desde a área da saúde, educação, esportes e cultura pop, uma vez que o Facebook conta com altos índices de engajamento e interação. 

Uma pesquisa divulgada pelo Facebook estima que cerca de 54% dos e-commerces e lojas virtuais do Brasil estão presentes no Facebook. Dessa forma, investir no Facebook Ads é um dos meios para estar presente nessa novidade do mundo dos negócios.  

Principais conceitos da plataforma

Confira alguns conceitos do Facebook Ads que vão te ajudar a estruturar sua campanha de divulgação no Facebook:

Pixels e público

O pixel de conversão é uma ferramenta disponível no Facebook Ads responsável por mensurar os resultados da divulgação dentro e fora do Facebook. Ele consiste numa linha de código que permite o rastreio dos resultados. O pixels do Facebook Ads pode ser configurado para conseguir resultados mais efetivos dentro da plataforma. 

Publicação impulsionada

Uma boa estratégia para aumentar o alcance de posts é a opção do Facebook de impulsionar publicações. Esse tipo de ação dos anúncios do Facebook pode ser realizada com a publicação já feita no Feed. Optando por essa sugestão, sua publicação pode ser anunciada por diferentes tipos de usuários das redes sociais nos anúncios do Facebook. 

Publicação patrocinada

A publicação patrocinada é uma das formas de anúncios do Facebook para alcançar usuários apenas de sua página. Dessa forma, o alcance estará limitado a pessoas que interagem com seu conteúdo, não possibilitando que a publicação alcance novas pessoas dentro da rede social do Facebook.

Ad e Anúncio

O Ad e o Anúncio são algumas das possibilidades que o Facebook Ads oferece para divulgação dos anúncios do Facebook. Eles podem ser predefinidos de acordo com o tipo de alcance que será dado à publicação do Facebook.

ROAS (Return Over Ad Spend)

O ROAS, também conhecido como Retorno Sobre Gasto em Ad, é a mensuração das campanhas e anúncios do Facebook Ads. Essa ferramenta possibilita captar o que, de fato, deu certo na campanha realizada, quais foram os valores investidos e o retorno para o negócio.

Gerenciador de Negócios

Voltado aos desenvolvedores de anúncio, o Facebook Ads Manager tem uma função chamada de Gerenciador de Negócios que permite monitorar os anúncios do Facebook, além de dar a possibilidade de mensurar e analisar os resultados da divulgação. Dessa forma, o anunciante consegue identificar quais foram os aspectos positivos e negativos da divulgação no Facebook.

Impressões

Uma outra forma que o Facebook Ads libera para ter acesso às métricas da divulgação são as impressões, que nada mais é do que a contagem de quantas vezes a publicação dos anúncios do Facebook foi vista por usuários da rede. É importante lembrar que o Facebook Ads contabiliza apenas uma vez a visualização por usuário. 

Do que é composto o anúncio?

Anúncios do Facebook completos precisam seguir algumas características básicas para garantir efetividade nas divulgações do Facebook. Vejamos alguns deles:

Objetivo

A meta que sua campanha precisa atingir durante os anúncios do Facebook é uma das primeiras etapas que compõem a divulgação, que podem ser o alcance, tráfego – que significa a quantidade de pessoas que visitam a página ou o anúncio – taxas de engajamento e, claro, a conversão, que nada mais é do que transformar o público atingido em potencial consumidor do seu produto.

Criatividade

A parte visual dos anúncios do Facebook também é um importante detalhe que merece muita atenção na criação da campanha Ads do Facebook. Atente-se ao tipo de imagem, texto e paleta de cores para apresentar uma peça digital que desperte a atenção do seu público alvo do Facebook.

Público

Encontrar o público ideal para a sua divulgação no Facebook Ads é extremamente importante no desenvolvimento dos anúncios do Facebook, portanto, é válido utilizar das possibilidades que o Facebook Ads traz para segmentar os anúncios do Facebook da forma mais eficiente possível. 

Estruturação básica da campanha

Anúncios do Facebook contém algumas características essenciais que não podem faltar na sua estratégia de divulgação do Facebook, que são os recursos visuais, como vídeos, imagens, textos, além do call to actions, que são as chamadas para interação no seu conteúdo no Facebook.

Como criar uma campanha do 0

Para desenvolver uma campanha básica, dentro dos anúncios do Facebook, é preciso seguir alguns passos na plataforma, como acessar o Facebook na opção de Gerenciador de Negócios, em seguida, definir um objetivo, por exemplo: o que será priorizado durante a divulgação, como tráfego, alcance, entre outros. Em seguida, é importante segmentar o público dentro do Facebook Ads, além disso, os próximos passos serão definir o controle de gastos e a otimização do anúncio e, por fim, a criação do conteúdo do anúncio do Facebook.

Quais e como ter boas práticas na plataforma?

Seguir as recomendações para criar uma campanha no Facebook pode ser um dos motivos de sucesso da estratégia dos anúncios do Facebook que seu negócio poderá fazer, dessa forma, é válido saber quais boas práticas podem fazer parte da sua rotina para garantir efetividade na campanha do Facebook. 

Essas recomendações se resumem em: procurar tendências dos anúncios do Facebook para aderir em futuras campanhas de sua divulgação do Facebook; uso do storytelling para apresentar histórias que irão cativar seu público-alvo na rede; mensuração dos resultados; e, claro, um bom planejamento de tudo o que será publicado nas redes. 

Possíveis problemas que podem surgir

Um dos possíveis problemas que podem aparecer nos anúncios do Facebook são os desconhecimentos dos anunciantes de algumas das funcionalidades que o Facebook Ads oferece, portanto, é importante estar atento ao que cada ferramenta na plataforma pode oferecer para potencializar o resultado da campanha, além de sempre ficar atento às atualizações dos anúncios do Facebook.

Dicas estratégicas

Durante o desenvolvimento de anúncios do Facebook Ads, é importante que o anunciante esteja disposto a entender mais do universo de atuação nas redes sociais, no caso, da área educacional. Vale entender os temas que estão em alta no ramo, para desenvolver anúncios do Facebook de forma a garantir que o público-alvo se identifique com o conteúdo publicado no Facebook.

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