Veja como crescer o seu Instagram para Captar Alunos

Não é incomum vermos as redes sociais como plataformas cheias de informação, e não apenas sobre a vida pessoal das pessoas que ali estão e desejam compartilhar. A utilização de aplicativos como o próprio Instagram justamente para produzir conteúdo sobre diversas áreas é algo que estamos acostumados a ver. Normalmente, conhecemos uma página que produz conteúdo para Instagram e que seja de nosso interesse e, assim, passamos a seguir, acompanhar as postagens, lives, story e todas as outras ferramentas do aplicativo. 

No ano de 2020, enfrentamos uma grave pandemia que vem se estendendo até os dias de hoje. Mas, apesar das flexibilizações e um pouco da volta à normalidade, muitas tarefas e atividades precisaram ser reinventadas para que continuassem acontecendo em um momento em que o contato presencial não é recomendável.

Justamente diante desse contexto, dentre as muitas áreas que vivenciaram um boom de produção de conteúdo para Instagram está justamente a educação. A grande diferença do estudo presencial para o remoto foi impactante para alunos e professores. E, diante dessa situação, foi possível ver alunos contando suas rotinas em vídeos, gravando reels ensinando a organização, professores criando páginas e conteúdos para Instagram para que seus alunos tivessem maior acesso e facilidade no aprendizado neste momento tão complicado. 

Com essa importante transformação da área da educação e por reconhecer que a experiência de trocas é de extrema importância no aprendizado, a Sapium separou para você um guia de como você pode usar a plataforma e desenvolver conteúdo para Instagram, a fim de atrair alunos para seus cursos. 

Conteúdo para Instagram: tudo o que você precisa saber sobre a criação de conteúdos para as redes sociais. | Foto: Unsplash.

Como conquistar novos alunos?

A tecnologia vem como o desenvolvimento de ferramentas que prezam por tornar a nossa vida mais prática! Assim são o ensino e a educação online, que utilizam da produção de conteúdo para Instagram, por exemplo.

Alunos e professores que aprendem e ensinam utilizando a internet economizam tempo, dinheiro e tornam o aprendizado algo mais acessível para rotinas corridas ou até mesmo para pessoas com dificuldade de organizar seus estudos. 

Além disso, o Instagram conseguiu se tornar uma plataforma que tem o viés do entretenimento, como também, do conteúdo de qualidade, que vai levar pessoas a aprenderem sobre diversos assuntos. Assim, investir em produção de conteúdo  para Instagram, usando de ferramentas para cursos sobre áreas que são de seu domínio, é uma aposta muito positiva!

Como divulgar um curso no instagram?

Agora que já sabemos como é importante ter uma presença de produção de conteúdo para Instagram, vamos aprender como colocar a mão na massa! O Instagram disponibiliza muitas ferramentas que você deve usar ao seu favor, vamos conhecê-las?

Posts

Desde quando o Instagram surgiu apenas como aquela rede social em que as pessoas publicam suas fotos, os posts estão lá. Mas não são do mesmo jeito! Antes, as timelines do Instagram eram cheias de fotos de férias, finais de semana, pratos de comida… e agora essas fotos divertidas estão dando lugar para posts informativos com artes bem desenvolvidas e legendas com textos cheios de conhecimento! Vamos ver um exemplo?

Os posts têm um tom educativo para ensinar seus seguidores e são um tipo de conteúdo para Instagram. | Foto: Reprodução/Instagram Sapium.

Apesar de hoje termos uma grande variedade quando o assunto é conteúdo para Instagram, que excede as fotos que dominavam a rede em seus primeiros anos de uso, é essencial lembrarmos que o Instagram é uma rede muito estética. Ou seja, você precisa produzir um post que seja bonito aos olhos de quem vê, e assim o atraia para ler o seu post. Mas para mantê-la, você deve investir em um conteúdo para Instagram relevante e de qualidade – união do Design e do Conteúdo. 

Para ter ideias do que pode gerar conteúdo para Instagram, você pode usar ferramentas que nunca imaginou, como a barra de pesquisa do próprio Google ou mesmo do YouTube. Ao pesquisar por um termo, outras pesquisas e perguntas relacionadas ao conteúdo para Instagram também aparecem. No entanto, se você deseja ter estatísticas mais estabelecidas sobre essas pesquisas, pode usar o Google Trends, que é gratuito e fornece todas essas informações para você! E pode te ajudar na hora de elaborar seu conteúdo para Instagram.

Reels

Você provavelmente já deve ter visto reels com milhões de curtidas. Ou até mesmo ao comentar com um amigo sobre um vídeo específico, ele já tinha assistido, de tanta entrega desse mesmo reels que o Instagram fez. 

Os reels é uma das últimas ferramentas que o Instagram decidiu inovar e está fazendo muito sucesso! Os reels são vídeos curtos, com gravações de até 60 segundos. A ferramenta também permite edições, som, locução e tem gente que esbanja criatividade no uso dessa ferramenta ao criar conteúdo para Instagram! 

Reels significa, em inglês, carretel. Ou seja, no sentido de algo que vai girando. E se você chegar à página de reels no seu Instagram, verá que são exatamente esses vídeos, que parecem estar juntos um ao outro, e você pode ir passando com um simples deslize de tela.

Por causa do ótimo alcance, os reels conseguem muita visualização, mas precisam de estratégias específicas para atrair seguidores. Segundo a Sandy Moraes, empreendedora digital, é de extrema importância você falar sobre o seu conteúdo para Instagram de forma diferente e isso é muito possível nos reels, utilizando apenas de um efeito diferente, porque chama muita atenção. 

Outra dica que a especialista em Instagram dá é justamente preparar o seu perfil todo, para que seja atraente para ganhar seguidores a partir do alcance dos seus reels

Story

Você já se perguntou sobre a função dos stories no conteúdo para Instagram? A principal função dessa ferramenta do Instagram é estreitar e manter um relacionamento com o seu público-base. Assim, mesmo que você tenha uma grande quantidade de seguidores, não são todos eles que vão interagir com você em suas publicações. Mas, para a parcela que interage e é mais provável de comprar seus produtos, o lugar de estabelecer relacionamento – e fazer seu conteúdo para Instagram – é nos stories!

Pense no que te atrai, como um consumidor, ao assistir ao story de alguém. Stickers de engajamento fazem você ser uma prioridade nas timelines das pessoas. Além disso, investir em criatividade aqui é muito importante: mudando o lugar que você fala nos vídeos, mostrando conteúdos para além da sua página, mas humanizando o assunto e, principalmente, ser objetivo nesses breves vídeos de 15 segundos – essas são algumas das dicas para fazer conteúdo para Instagram! Ninguém quer assistir a um programa nos stories!

IGTV e Live

Essas são ferramentas muito usadas quando o conteúdo para Instagram é denso e requer mais tempo! Se você é um professor que vende curso online, pode usar essas plataformas para dar aulas experimentais, por exemplo, e atrair pessoas com o tema do seu conteúdo para Instagram. 

Após as lives, que são ao vivo, elas podem ser guardadas no perfil, justamente no IGTV! Mas não esqueça de fidelizar esses novos seguidores depois de visualizarem seu conteúdo para Instagram! 

Como usar as redes sociais como ferramenta de vendas?

Aqui falamos muito sobre a produção de conteúdo para Instagram, e com certeza essa é uma das vertentes para vender nas redes sociais, como o próprio Instagram. Se você não produzir conteúdo, não irá promover vendas a partir das redes sociais. Assim, se ficou com alguma dúvida, volte em nosso texto e siga o guia que a Sapium preparou! A Sapium ajuda você a criar um ambiente de estudo interativo e com uma infraestrutura completa para o aluno criar seu negócio digital e expandi-lo até o caminho da sua ambição. Acreditamos que para promover uma experiência de aprendizado, é necessário oferecer ao aluno uma interação humana, com colegas e professores e desejamos fazer isso ajudando-o a oferecer um infoproduto de conteúdo para Instagram! Entre em contato com a gente!

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