O que você deve considerar ao precificar seu produto durante a black friday

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O que você deve considerar ao precificar seu produto durante a black friday

Fazendo parte da cultura brasileira há anos, a Black Friday movimenta sempre o mercado. Porém, atualmente, existe uma dificuldade em comerciantes atraírem clientes nessa época do ano, já que as promoções não podem se resumir em apenas descontos em produtos, cursos e mercadorias. Por isso, vamos conferir agora como você deve precificar seus produtos (digitais ou não) nessa época do ano. 

Confira como vender cursos no período de Black Friday (Foto: Freepik.com)

Como precificar seus produtos na Black Friday? Descubra.| Foto: Freepik

Como precificar cursos?

O primeiro passo para ter sucesso em períodos festivos é o planejamento anterior ao evento, para que fique bem claro em que pontos uma empresa precisa explorar para obter lucros e se sair bem nessa época do ano. Uma das medidas que podem ser adotadas é o da avaliação dos custos e despesas que a companhia possui no seu ritmo frequente de vendas, fazendo com que fique mais claro qual precificação ela poderá colocar na Black Friday, sem correr o risco de ficar no prejuízo. Ainda outra recomendação é a de ficar atento aos preços promocionais que o mercado está disponibilizando nesta data comemorativa, para que a empresa defina os seus valores de forma competitiva, competindo de igual com os seus concorrentes.

No entanto, também é importante compreender a posição em que cada negócio se encontra na sua área de atuação, para entender com quais companhias ele irá concorrer na busca por clientes durante a Black Friday. 

Nesse sentido, os pequenos comerciantes não conseguirão vender produtos com a mesma faixa de preço de gigantes franquias, já que elas possuem muito mais mercadoria no estoque e uma marca melhor estabelecida no mercado. Por isso, a opção por valores mais baixos é preferível nessa situação, atraindo assim mais público consumindo o seu produto e lucros maiores ao final do mês. Ter um ganho significativo é essencial para fazer valer a pena todos os esforços e o trabalho realizado nesse período festivo.

Outra questão significativa a se destacar é que todos os descontos oferecidos no período de Black Friday devem ser completamente verdadeiros e legítimos. Por conta de algumas práticas erradas de diversas companhias pelo Brasil, esta época do ano ficou conhecida como a temporada de fraudes, preços enganosos e promoções falsas, com o intuito de enganar o consumidor, que acredita que está fazendo um grande negócio. Essas ações são completamente prejudiciais à reputação de qualquer empresa e trazem um histórico negativo para a marca. Por isso, disponibilizar ofertas reais é fundamental para o desempenho de suas vendas, além de alavancar uma boa imagem para sua empresa.

Como calcular preço para Black Friday?

Desde já, o processo para calcular o preço de algum produto é algo extremamente complexo e importante, já que ele leva em consideração diversos fatores e consequências. Um mecanismo importante de se observar é o da chamada margem de contribuição, que consiste na porcentagem correspondente ao remanescente no custo da venda, já reduzindo aquilo que foi gasto com despesas de produção, mão de obra, entre outras coisas. 

Com esses dados e informações ao lado, uma empresa pode estabelecer o quanto ela deseja ter de lucro sobre cada venda obtida, compreendendo, assim, se a estratégia de precificação usada está sendo benéfica ou não na hora de fechar as contas. A margem de contribuição também pode ser alterada conforme o interesse de cada vendedor. Caso ele queira alcançar mais lucro, a margem deve ser aumentada. Se ele busca uma maior competitividade, a margem deve ser diminuída.

Além desse método, há outro bastante utilizado: o da markup, que consiste no foco em cobrir as despesas gastas em cada produto comercializado e, ainda assim, obter lucro na venda para os clientes. O multiplicador utilizado no cálculo não corresponde necessariamente ao lucro que a empresa obteve em cima daquele produto, mas sim no valor aproximado que irá arcar com os custos de produção e gerar lucro ao comerciante. É importante alertar que a aplicação do markup depende diretamente do alcance da meta de vendas de determinado produto, para que assim o negócio passe a valer a pena. 

Ainda mais, uma maneira de também calcular os preços dos produtos é aquela que se baseia na precificação da concorrência. Após definir quais empresas o vendedor irá comparar os preços, a medida adotada é a de ter como preço baixo o seu principal diferencial em relação às outras companhias. Porém, é necessário se atentar se o preço baixo estabelecido não prejudicará as finanças do negócio, já que a venda dos produtos, como já foi dito, precisa gerar um bom lucro e cobrir as despesas obtidas. 

Outra forma de estabelecer uma precificação é aquela se apoia no lucro nominal, que coloca os custos presentes na equação. O preço que vai ao mercado deve ser o resultado das despesas de produção menos o valor de lucro desejado, tudo isso sobre um, menos impostos e menos a taxa de comercialização. Assim, o vendedor saberá exatamente quanto ele precisará lançar o seu produto na Black Friday, já levando em conta todos os gastos que podem acontecer e sendo um método mais complexo do que o markup, por exemplo. Um fato é que, utilizando essa fórmula, a margem de lucro não será tão expressiva, o que pode não suprir alguns desejos que a empresa possui.

Enfim, no período de Black Friday o principal objetivo do consumidor é encontrar ótimas promoções e preços acessíveis para o seu bolso, para comprar aquele produto tão aguardado durante o ano todo. Por isso, uma dedicação a mais em estabelecer bons descontos e um preço promocional na venda de cursos online é essencial para o sucesso comercial nesta época festiva. 

Vale ressaltar que o cliente está cada vez mais atento a tentativas de fraude por parte dos comerciantes nos períodos de Black Friday. Por isso, a honestidade em fazer um trabalho correto e totalmente legal já é algo que é muito valorizado e traz uma ótima reputação para a empresa. Atraindo o interesse do consumidor pelo produto e oferecendo a ele exatamente aquilo que ele está buscando, o sucesso durante a data comemorativa de vendas mais famosa no comércio mundial será alcançado com facilidade.

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