Como funciona o pixel do Google?

No mundo das vendas digitais, os pixels de conversão, como o pixel do Google, são um diferencial para atrair clientes e finalizar a venda de seus produtos. Muitos empreendedores e empresas, no entanto, não conhecem essa ferramenta disponibilizada por plataformas on-line e, com isso, perdem um dos pontos principais do Marketing Digital.

Homem com xícara na mão

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Saiba tudo sobre o pixel do Google e a importância da conversão de ads para o Marketing Digital. | Foto: Freepik.

Dito isso, saiba, a seguir, o que é um pixel de conversão, como instalar o Pixel do Google e a melhor forma de atribuir essa ferramenta ao seu negócio.

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O que é pixel de conversão?

O pixel de conversão é uma ferramenta utilizada para monitorar a eficácia de campanhas de marketing digital, por meio de informações sobre seus clientes. Por meio dele, é possível saber se suas campanhas, estratégias de vendas e anúncios surtiram efeito, ou seja, atraíram consumidores. Os dados apresentarão como esses usuários interagiram com sua plataforma.

Um pixel de conversão é um código do tipo JavaScript, ou seja, possui uma linguagem de programação. O código Java é inserido no navegador dos usuários, porém, os dados só serão fornecidos à empresa se seu site ou anúncio estiver com o pixel de conversão instalado. Toda vez que um usuário clicar em anúncios relacionados ao seu negócio, em sua página ou em páginas de agradecimento, o servidor será acionado e ele criará uma imagem imperceptível, de 1 x 1 pixel. É nessa imagem que os dados estarão salvos e serão utilizados futuramente.

O termo conversão, para o mundo corporativo, é a ação do cliente, como preenchimento de formulários, compras, cadastros, entre outros. Ou seja, um pixel de conversão é uma imagem pixel de 1 x 1, salva após a ação de um cliente dentro de seu site ou plataforma.

Os códigos pixel são criados a partir de gerenciadores de anúncios, como o Google Ads ou o Facebook Ads. Cada uma dessas plataformas irá analisar as interações do público dentro delas, ou seja, informações sobre usuários do Facebook ou de outros redes sociais vinculadas à empresa, não podem ser encontradas por meio do Google.

Analogia

Compreender o que é um pixel de conversão ou um pixel do Google Ads pode ser complicado. Isso porque a linguagem técnica da informática é, ainda, restrita a técnicos e pessoas ligadas ao ramo. Por isso, muitas analogias sobre vendas e anúncios foram criadas para explicar o que é essa ferramenta de pixel do Google e a sua importância para seu negócio.

A mais comum é: um dono de uma loja de produtos diversos está sem vendedores. Em um determinado dia, esse homem contrata o jovem Pixel, um rapaz muito esperto e excelente em vendas. Pixel começa seu emprego na loja imediatamente e o dono fica observando o novo funcionário, para assegurar que ele fará tudo corretamente.

Enquanto acompanhava a rotina de vendas de Pixel, ele percebeu que o jovem possuía o hábito de anotar algo, em um pequeno caderno, toda vez que um cliente entrava ou saía de sua loja. O rapaz fez isso por meses, e isso deixou o dono mais intrigado ainda.

Pixel, um dia, saiu para almoçar e o dono da loja encontrou seus cadernos em uma mesa. Curioso, ele decidiu ler o que o rapaz anotava e o porquê de fazer aquilo. Quando se deparou com as anotações, percebeu que Pixel falava sobre os clientes, anotando nome, idade, interesses de compra, produtos favoritos, o horário em que entrou e saiu da loja, entre vários outros dados.

O dono da loja ficou impressionado, pois nada havia escapado dos olhos do jovem Pixel. A partir dessas informações, o dono teve uma grande ideia, pois ao saber quais eram os clientes que sua loja atraía e o que eles compravam, passou a criar panfletos personalizados. Ele entregou a outro funcionário e pediu que distribuísse para aqueles clientes em específico.

Com essa estratégia de marketing e vendas, criado a partir dos dados de Pixel, as vendas da loja aumentaram. Isso porque novos produtos eram apresentados aos clientes que possuíam interesse, que iam até a loja e compravam.

A analogia sobre o dono da loja e Pixel é justamente o que ocorre entre os vendedores on-line e a ferramenta de anúncios. O pixel de conversão ou pixel do Google busca todas as informações do cliente, baseando-se em suas ações dentro do site, armazena esses dados e o dono, no caso a equipe de Marketing Digital, os acessa e cria estratégias de venda a partir daquilo.

Pixel do Google: o que é e para que serve

O pixel do Google nada mais é do que um pixel de conversão disponibilizado pelo Google Ads. Essa ferramenta irá analisar e armazenar informações de usuários, referentes à sua navegação nos sites dentro da plataforma e, principalmente, nos anúncios disponibilizados por ela. Ou seja, toda vez que um usuário clicar em um anúncio no Google de um produto de sua empresa, e ele for redirecionado para a sua página de vendas, o pixel do Google irá capturar aquela imagem e enviar as informações para você.

Assim como outros pixels de conversão disponibilizados em outras plataformas, o Pixel do Google irá auxiliar na medida de resultados de anúncios, propagandas e campanhas de marketing. Essa análise é fundamental para as equipes de Marketing Digital, que precisam desses números para saber quais as estratégias de maior sucesso da empresa, pois assim irão melhorá-las, dando continuidade ao trabalho.

Além disso, o pixel de conversão do Google ajuda essas equipes a criarem campanhas cada vez melhores para seu público-alvo, ou seja, para as pessoas que realmente estão interessadas pelo que é vendido ou oferecido.

Como instalar o Pixel do Google?

Há diversas formas de instalar o pixel do Google em seu site, contudo, uma das formas mais indicadas é via Google Tag Manager. Essa ferramenta também servirá para você controlar, analisar e acompanhar de perto o seu site ou plataforma de vendas.

Para instalar o pixel, é preciso ter instalado o Google Tag Manager e ter uma conta no Google Ads. Assim que você estiver com tudo pronto, é possível iniciar o passo a passo para instalar o Pixel de conversão do Google Ads.

Passo 1: Acesse sua conta no Google Ads. Você será direcionado para a visão geral de sua página, ou seja, o menu principal da ferramenta. 

Passo 2: Assim que estiver no Google Ads, clique em configurações, que é representada por uma pequena engrenagem no canto superior direito da página. Uma aba irá abrir, com diversas colunas.

Passo 3: Assim que essa aba abrir, você irá buscar pela coluna de “Avaliação”, que terá três botões – “Conversões”, “Google Analytics” e “Atribuição de pesquisa”. Clique em “Conversões”.

Passo 4: Uma nova janela irá abrir após clicar em “Conversões”, e nela será possível visualizar todos os pixels que você possui. Se deseja adicionar um pixel, você irá clicar no ícone de adicionar, representado por um “mais” no canto esquerdo da tela. Lá você irá configurar seu pixel da forma que desejar.

Passo 5: Após criar um pixel ou escolher um pixel de conversão que já existia, você irá clicar em cima da opção que deseja. Uma tela com as informações irá abrir e, no final da página, terá a opção de “Configuração da tag”.

Passo 6: Clique em “Configuração da tag” e, assim que clicar, uma nova aba irá abrir. Nela, haverá um bloco de códigos, os quais você deve copiar e colar em um bloco de notas em seu computador.

Passo 7: Abra o Tag Manager, clique em “Todas as contas”. Lá, estarão todas as contas com site que você possui. Selecione o site que desejar e uma nova página irá abrir.

Passo 8: Nessa página, que contará com todos os dados de seu site, clique em “Nova Tag”. Na nova página, dê um tome para a tag e clique em configuração de tag. Selecione a opção do Google Ads, que estará disponível entre as opções da ferramenta.

Passo 9: Assim que você selecionar a opção do Google Ads, adicione as informações sobre o pixel de conversão. O primeiro é código de conversão, que serão os números indicados em seu código (aquele que copiou do Ads) por AW. Copie somente os números que estão antes da barra. Em seguida, você irá adicionar o “Rótulo de conversão”, que são os números indicados após a barra. O próximo será “Valor da conversão”, ou seja, se aquela conversão possui um valor (seja de R$ 10, R$ 15, ou mais). O próximo campo a ser preenchido é o ID do pedido, para isso, é necessário um programador. Por último, o “Código da moeda”, esse campo só será necessário caso a moeda de compra do pixel de conversão seja diferente da que está no Google Ads. Ou seja, se no Google Ads o produto está em real e no pixel ele está em dólar.

Passo 10: Assim que preencher todos os campos, você clicará em “Adicionamento”. Lá, você indicará quando esse pixel será acionado. O pixel de conversão não pode ser adicionado em todas as páginas, apenas em páginas de agradecimento, Newsletter, página de confirmação de compra, entre outras. Se necessário, adicione uma nova página, clicando no “mais”, no canto direito da aba.

Passo 11: Logo que terminar de adicionar o pixel da página desejada, clique em “Salvar”, no topo da aba.

Passo 12: Para enviar esse script com a tag de seu pixel, clique em “Enviar”, botão localizado no cantor superior direito da página. Na nova aba que irá abrir, dê um nome à nova versão, adicione uma descrição da versão e clique em “Publicar”.

Passo 13: Para conferir se seu pixel foi instalado, clique em “Visualizar”, no espaço de trabalho do Tag Manager. Em seguida, vá até seu site, na página específica em que o pixel foi adicionado, e clique em recarregar página. Assim que ela abrir novamente, uma aba irá aparecer na parte inferior da tela, indicando quais pixels estão instalados. Pronto!  

Atenção: O pixel do Google do Ads só será ativado para usuários que chegarem à página por meio de anúncios do Google.

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