Enfermeiros: aprendam a produzir um curso em sua área

Quando pensamos em cursos voltados para a área da medicina, a primeira coisa que vem à cabeça são as faculdades federais. Mas você já pensou na possibilidade de formar enfermeiros através de curso online? 

Algo que quase não passa pela cabeça das pessoas é que investir em cursos online para formar profissionais em enfermagem, pode ser algo muito lucrativo, ao qual as pessoas têm grande interesse. 

Aprenda como criar um curso de enfermagem online | Foto: Unsplash.

Tem curso Online de Enfermagem?

Há um bom tempo, uma parcela da população, que deseja estudar e se graduar em determinada profissão, ou até mesmo fazer uma especialização, opta por um curso online. Esses oferecem horários mais flexíveis, apresentam custo reduzido na maioria dos casos e a pessoa não precisa gastar ou criar uma logística para ir até determinada instituição.

É possível se tornar um enfermeiro através de cursos online. | Foto: Unsplash.

Porém, com a pandemia da Covid-19, os cursos online têm ganhado cada vez mais adesão pela população. Sendo assim, a cada dia que passa, um novo curso é pensado ou planejado para o ambiente online. Essa demanda não é diferente no caso das pessoas que desejam se tornar enfermeiros. 

Criar um curso online de enfermagem, por mais que precise de uma logística interna muito eficiente, acaba sendo bem mais fácil do que elaborar um curso na modalidade presencial, o que, no final das contas, acaba sendo mais rentável para o aluno.

Hoje, vamos falar como é possível produzir um curso online para formar enfermeiros, com a mesma qualidade de ensino de uma instituição que atua presencialmente.

O que é preciso para criar um curso online que forme enfermeiros?

Estabelecer seu método de ensino

A primeira dica pode ser aplicada para qualquer tipo de curso, seja ele online ou presencial. É necessário estabelecer um método de ensino que combine tanto o aprendizado teórico, quanto o obtido através da prática.

Não adianta transmitir conhecimento e formar um aluno com conhecimentos todos baseados somente na teoria, mas nunca ter realizado o que aprendeu na prática, e vice-versa. Cada parte de uma matéria vai demandar mais de um tipo de abordagem e, na hora de planejar o curso, é importante ter isso em mente.

Estruturar bem a quantidade de aulas práticas e teóricas

Pensando na área da enfermagem, é totalmente possível disponibilizar material teórico em sua plataforma, que pode ser combinado com o acompanhamento, em alguns momentos, de um profissional ao vivo, que possa tirar qualquer eventual dúvida e mostrar o melhor caminho para o aluno.

Tente deixar tudo sempre muito dinâmico, fugindo do método tradicional dos cursos online, ao qual os futuros enfermeiros apenas leem o conteúdo e precisam compreender tudo sozinhos. Para isso, crie uma experiência online diferenciada, com vídeos, chat de perguntas e aulas ao vivo, algo que prenda a atenção do aluno nas aulas, mesmo estando em casa. 

É importante lembrar que estamos falando de formar enfermeiros, ou seja, pessoas que vão cuidar de vidas e, para isso, precisam estar o mais preparadas possível.

Ter uma grade de ensino estruturada

Deixe claro para seus alunos o que ele irá aprender em cada período e a ordem que as matérias serão apresentadas para ele. Sendo assim, ele poderá se programar e terá interesse sobre o que aprenderá ao longo do curso.

Ter profissionais qualificados

Escolha profissionais qualificados para compor a banca de professores e ajudar os alunos, pois não adianta colocar qualquer enfermeiro que já atue na área, se a pessoa em questão não tem didática. Ou seja, para que o professor possa dar aula no curso, ele terá que ser formado em licenciatura.

Escolha a dedo os professores e veja quem pode servir de inspiração para seus futuros enfermeiros. Pelo fato de se tratar de um curso online, no qual os horários são bem mais flexíveis e a grade curricular ser menor, você consegue achar pessoas formadas na área com mais facilidade, que possam ensinar e tirar dúvidas.

Criar uma plataforma

Crie algo de fácil acesso que, independente da idade ou qualidade do equipamento, possa ser acessado sem muitos problemas. A dica aqui é criar uma plataforma limpa, prática e simples, na qual o aluno pode acessar com facilidade o material e tirar dúvidas a qualquer hora e lugar. 

Tudo para começar um curso online do zero. | Foto: Unsplash.

Por que investir em um curso online de enfermagem?

Você já sabe que existe a demanda por cursos de enfermagem online e que já existem alguns no mercado, mas por que então investir em algo que já existe?

O mercado está aquecido para os cursos online, porém os cursos de enfermagem ainda não são tão populares. Sendo assim, ainda existe espaço para criar plataformas diferentes que chamem a atenção e conquiste os futuros enfermeiros. A vantagem está em poder criar a melhor e mais completa plataforma da área, que apresenta tudo que os outros concorrentes têm e proporciona algo a mais. 

Outra questão importante é o custo reduzido, pois criar e operar um curso para formar enfermeiros de maneira presencial não é algo barato, em vista de todo o gasto que será necessário com a estrutura do local. Já com o curso online, o custo fica reduzido apenas à contratação de profissionais e disponibilização dos materiais na plataforma.

Curso online de enfermagem dá lucro? | Foto: Unsplash.

Como fazer um curso online gratuito de Enfermagem?

Como dito anteriormente, produzir um curso online acaba sendo financeiramente mais viável tanto para os alunos, quanto para quem produz. Não é necessário um mega investimento inicial para concorrer com as outras plataformas já existentes, uma vez que tudo parte do pressuposto de ter uma boa logística.

Dessa forma, é possível ainda ofertar cursos online de maneira gratuita, algo que acaba chamando mais alunos, além de favorecer a quem não teria condições de arcar com os custos de um curso presencial.

A dica aqui é manter um número mínimo de pessoas administrando o curso para ter menos gastos. Para isso, invista em cursos, nos quais você já sabe quem poderá te ajudar a montar as aulas e um material de alta qualidade. 

Ademais, atualmente, para se gravar aulas, não é mais necessário ter um equipamento super moderno de câmeras e microfone, já que, na maioria dos casos, um celular resolverá todos os seus problemas. Em questão de áudio e iluminação, tente sempre gravar em lugares silenciosos e com bastante luz, nessa hora, os famosos LEDs podem ser grandes aliados. 

Para a edição, é possível achar uma série de aplicativos online de edição de vídeo que são totalmente gratuitos, fáceis de usar e tem tutorial no YouTube, como o Shotcut e o DaVinci Resolve.

Como ofertar seu curso de  maneira gratuita? | Foto: Unsplash.

Quais cursos complementares para Enfermagem?

E já que você já está investindo na criação de um curso de enfermagem, por que não usar a plataforma já existente para colocar também cursos que complementam o currículo do profissional formado nessa área?

Um “a mais” para o profissional já formado. | Foto: Unsplash.

A seguir, vamos listar alguns dos cursos mais procurados por enfermeiros após a graduação em enfermagem:

  • Curso de especialização em instrumentação cirúrgica;
  • Curso de especialização em enfermagem do trabalho;
  • Curso de especialização em Unidades de Terapia Intensiva (UTI);
  • Curso de especialização em Pediatria e Neonatologia.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para começar a criar cursos online para enfermeiros do zero e que sejam diferentes dos já disponíveis.

sapiumblog

Deixe uma resposta