Conheça opções de profissões para quem não quer fazer faculdade

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conheça opções de profissões para quem não quer fazer faculdade

Com certeza você já ouviu de algum parente que para ter sucesso na vida profissional, você precisa cursar uma boa faculdade, conseguir um diploma e aí ser bem-sucedido. Mas o que muita gente não sabe, ou não quer que você saiba, é que existem profissões que não precisam de faculdade para trabalhar, por isso são boas alternativas para quem não quer fazer faculdade. A lista a seguir traz 10 opções desses empregos. Confira!

Não é necessário ter diploma para trabalhar em muitas profissões. | Foto: Unsplash/Avel Chuklanov.

Desenvolvedor de aplicativos

Uma das profissões que ganham bem e não precisa de faculdade é a de desenvolvedor de aplicativos. Essa é para quem gosta de tecnologia, entende das linguagens de programação e curte criar programas.

No mundo atual, as profissões ligadas à área da tecnologia estão em alta e a oportunidade de emprego é grande. A sua tarefa será desenvolver aplicativos e soluções para empresas e marcas. O salário é acima de 3500 reais, com a possibilidade de ser maior caso o app tenha sucesso.

Fotógrafo

Se você gosta de tirar fotos e tem uma visão criativa, a carreira de fotografia pode ser a sua cara. Com o crescimento do comércio online, aumentou a necessidade de imagens dos produtos para serem anunciados. Um bom fotógrafo pode se dar bem com esse trabalho, ajudando as marcas a atrair mais consumidores.

Além de fotos de produtos, você pode fotografar inúmeras coisas. Existem fotógrafos esportivos, de carros, alimentos, cerimônias, retratos, animais, fotojornalistas, arquitetura, todas essas opções não necessitam de diploma universitário.

Comece fotografando aos poucos, veja o que você mais gosta e se sente bem. Foque nesse nicho e comece a divulgar o seu trabalho.

Cabeleireiro, Manicure e afins

A área da beleza e cuidados cresceu bastante nos últimos anos, novos salões e espaços surgiram e aumentou o número de perfis sobre o assunto em redes sociais. Profissões nesse ramo não precisam de diploma, então são uma boa para quem não fez faculdade.

Você vai precisar fazer um curso para aprender a profissão, mas nada comparado a um curso universitário. Após isso, você pode abrir o seu próprio salão ou trabalhar em algum local como contratado. Os valores dos cortes e serviços podem variar muito, mas é uma área em que sempre há procura e pessoas querendo cortar o cabelo, fazer as unhas, maquiagem etc.

Motorista

Essa é para quem gosta de carros e de ficar atrás do volante. Para ser motorista de carro de passeio, você só precisa ter a habilitação. Mas para trabalhar como caminhoneiro, dirigir vans e ônibus, há necessidade de cursos posteriores à obtenção da CNH.

Mas ainda assim, essa é uma das profissões para quem não tem faculdade, pois o curso para ter uma CNH de diferente categoria não é nada de excepcional. E se você já fez o curso teórico para ter a carteira para carro de passeio, você só precisará fazer a parte prática.

Atleta

Se você é um esportista e gosta de praticar esportes, a carreira de atleta profissional pode ser uma boa. Existem várias modalidades para os mais diferentes biotipos físicos e gostos, então escolha aquele que mais te agrade.

A carreira de esportista no Brasil é cheia de incertezas e há muita falta de incentivos, mas se você acha que é um bom atleta, corra atrás do seu sonho. Seja filiado a algum clube esportivo, conheça algum projeto social e comece a praticar a modalidade que você mais gosta.

E não se esqueça que atleta não é somente aquele que corre ou pula. Existem os atletas dos e-sports, os games. Caso você seja bom no vídeo game, invista nessa carreira. É possível ganhar um bom dinheiro se divertindo com o seu jogo preferido.

DJ, Músico, Cantor e afins

Se você gosta de música, uma carreira musical pode ser do seu agrado. Por não precisar de faculdade para ser um músico, essa área é muito democrática e aberta a todos. Caso você toque um instrumento e/ou saiba cantar, se lançar como artista solo pode ser uma opção. Comece se apresentando em bares e restaurantes, vá ganhando público e tendo materiais para apresentar para futuros clientes.

A carreira aqui também é cheia de incertezas, não existe uma fórmula para ter sucesso, não existe salário fixo e você vai ter que trabalhar muito. Mas se for seu sonho, não desista de fazer o seu som. Se você tiver mais amigos com o mesmo estilo, uma boa opção é montar uma banda.

Youtuber

Há alguns anos, para falar sobre um assunto para o público, era necessário estar na TV ou na Rádio. Mas a internet abriu novos espaços para você divulgar o seu conteúdo. Um deles é o YouTube. A plataforma é muito democrática, existem materiais sobre tudo o que você possa imaginar e lá é um bom lugar para ganhar dinheiro.

Vai ser necessário um pouco de tempo até atingir os requisitos mínimos que permitem você monetizar o seu vídeo. Mas com esforço e qualidade você chega lá.

Redator Web

Todos os textos que você lê na internet, os que aparecem em sites de buscas, precisam ser escritos por alguém. Então você pode ganhar dinheiro escrevendo esses artigos. Como redator, a sua tarefa será produzir conteúdos que as empresas e marcas te passam e escrevê-los da melhor maneira possível.

Dependendo do tipo de conteúdo, você pode tranquilamente fazer sem precisar de um diploma de jornalista. E ainda vai poder trabalhar em sua casa.

Cozinheiro

Você é daqueles que arrasam na cozinha? Deixa todos os seus amigos com água na boca quando prepara o jantar? A gastronomia pode ser o seu lugar de brilhar. Apesar de existir faculdades, não há a obrigatoriedade do diploma para trabalhar em restaurantes, seja como cozinheiro ou auxiliar.

Ou caso você deseje, existe a possibilidade de abrir o seu próprio restaurante, bar ou lanchonete. Com o aumento do delivery não é mais necessário que o seu local seja gigante, no começo um espaço pequeno pode ser interessante até mais pelos gastos.

Empreendedor

Você deve ter visto em várias profissões aqui que você pode abrir o seu próprio negócio. E você pode criar a sua própria marca em qualquer setor da economia. Veja o que você faz bem feito e gosta, se especialize nisso e crie a sua própria empresa.

Ser um empreendedor aqui no Brasil não é uma tarefa simples, existem muitas taxas a serem pagas e há muita concorrência, então analise bem o mercado antes de entrar nessa. Mas caso seja do seu interesse, comece pequeno e vá crescendo aos poucos. Com o tempo você poderá ver que foi um grande acerto.

Aprenda a se dar bem no mercado de trabalho sem fazer faculdade

Ser bom no que faz, ter comprometimento e demonstrar dedicação, na maioria das vezes, vale mais do que qualquer diploma. Para se dar bem no mercado de trabalho não é necessário apenas um papel com algumas coisas escritas. Não é a faculdade que faz de você um profissional, são as suas atitudes diárias.

Existem muitas profissões que não precisam de faculdade, a lista só traz 10, mas são centenas delas. Veja aquilo que você gosta, que te faça bem, então invista nisso. Pode ser que para crescer nessa nova função você tenha que fazer alguns cursos, então não deixe de conhecer a área de cursos e treinamentos da Sapium para ter ainda mais conhecimento e crescer ainda mais profissionalmente.

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress