O processo de memorização é uma função cognitiva essencial para a aprendizagem, como a leitura, o cálculo e outras competências. Por isso, ele é o principal aliado dos estudantes, pois é através dele que as informações são armazenada.
Por essa razão é que quando estudamos, nossa memória a longo prazo é ativada, pois nos recordamos do que é dito durante as aula e do que estudamos ao decorrer do curso.
Agora iremos dar algumas dicas que te ajudarão a aprender como memorizar com mais facilidade.
Quatro etapas são necessárias para um processo de memorização eficaz: atenção, compreensão, armazenamento e resgate.
A atenção depende da capacidade de concentração em determinado conteúdo ou professor. Nos estudos por exemplo, é preciso evitar distração para ter uma atenção focada ao que é necessário.
A compreensão é o segundo passo, já que não basta apenas prestar atenção no que se está estudando, é fundamental entender e assimilar os conceitos.
O armazenamento é o que garante que a informação seja guardada, pois no decorrer dos dias muitos conhecimentos acabam sendo perdidos.
E a recuperação é responsável por nos fazer lembrar das informações obtidas e armazenadas, pois muitas vezes acabamos nos esquecendo de situações ou assuntos, acabando vindo à tona ao associarmos a um outro acontecimento.
O desempenho da nossa memória depende destes 4 fatores para que ela seja eficaz em sua totalidade.
Uma outra dica é ficar focado nos estudos para ajudar a assimilar o conteúdo e, consequentemente, memorizar melhor.
Você tem facilidade em memorizar? Deixe seu comentário abaixo!