Como já diz o nome, a aula é o inverso do tradicional, onde o professor ensina a matéria e o aluno é o receptor de todo o conteúdo dado em sala.
O método de sala de aula invertida foi criado para que o aluno tenha uma maior interatividade dentro da sala e possa aprender o conteúdo da maneira que julgar melhor.
Mas como funciona a sala de aula invertida? O professor disponibiliza online materiais de estudo ou passa qual será o assunto a ser estudado e quem buscará o conhecimento é o aluno, pesquisando e encontrando os melhores métodos para aprender e desvendar os temas abordados. Logo após estudar e descobrir sobre, ele anota as dúvidas, o que entendeu e aprendeu. Esses questionamentos são levados para a sala de aula, onde o professor aprofundará o conteúdo e esclarecerá os principais questionamentos.
O diferencial desse método é que quem é o protagonista da aprendizagem é o aluno, ele é quem determina como e qual a melhor maneira para estudar, fazendo com que ao perceber que é o responsável pelo próprio conhecimento, aumente o engajamento com o assunto.
Por fugir da aula convencional o aluno tende a se desenvolver mais, ter melhores resultados, valorizar o professor e sua figura como educador, ser mais participativo e interagir com os colegas.
Estudos realizados nos Estado Unidos mostram que os alunos que tiveram a aula invertida tiveram resultados melhores dos que não tiveram, tendo notas, desempenho, trabalhos em grupo, criação, motivação e principalmente autoestima elevados.
Gostou desse post? Agora é só pôr em prática e observar os resultados dos alunos.
Deixe seu comentário abaixo!