Saiba como é a vida de um professor, sua rotina e método de aulas

Hoje em dia, com a tecnologia, muitas atividades mudaram sua forma de ser. Dar aula não ficou fora disso, sendo uma profissão considerada tradicional, mas que teve que se adaptar ao mercado digital. Agora, ser professor online, além de ser uma adequação ao novo estilo de vida, é uma alternativa para quem quer trabalhar na internet e ganhar dinheiro.

Para os professores que já estavam nesse ramo presencialmente, também é uma ótima opção para expandir seu alcance de ensino e trabalhar em salas de aula virtuais. Se você acha que isso pode ser uma boa opção, continue a leitura e entenda como é a rotina de um professor no mercado digital dando aulas online!

Cursos online: veja como o professor se adapta em aulas virtuais. | Foto: Freepik.

Como os professores preparam aulas online

Primeiro, vamos conhecer quem é o professor online. Ele é aquele profissional que tem um conhecimento específico em um assunto e quer passá-lo para as outras pessoas de maneira didática, dando aulas.

O fato aqui é que com as aulas online o professor ensina suas matérias usando ferramentas disponíveis na internet, ou seja, não fica presente fisicamente em uma sala de aula com seus alunos.

Existem duas formas de realizar esse ensino:

  • disponibilizando aulas gravadas em vídeo, como no YouTube, seguindo um roteiro, ou materiais de estudo para baixar;
  • oferecendo aulas particulares ou em grupo por meio das chamadas de vídeo em softwares como o Zoom, Teams, Google Meet etc.

Muitas pessoas acham que o professor online é apenas aquela pessoa que já trabalhava antes dando aulas tradicionais como matérias de português, matemática, história etc. Claro que, se você tiver uma licenciatura, terá mais oportunidades.

Porém, mesmo que você não tenha a carreira de professor como trabalho principal, é possível ser um professor online e ganhar reconhecimento. Basta ter um amplo conhecimento em um assunto e ter vontade de ensinar para quem quer aprender.

Agora, o que é educação a distância? Hoje em dia, ainda mais popularizada, devido à pandemia, o EAD é um modelo de ensino online. Basicamente, todos os processos desse estilo de aula são feitos a distância, com a ajuda de algum aparelho eletrônico com acesso à internet. Várias tecnologias educacionais são utilizadas para ajudar a transmissão do conteúdo.

Vantagens de ser um professor online

O mercado EAD está sendo cada vez mais procurado, não apenas pelos benefícios para os alunos de conseguir estudar de casa, mas também pelas vantagens que traz para o professor e quem tem interesse em trabalhar no ramo. E, por falar em vantagens, confira as vantagens de ser um professor online:

Horário e local flexíveis

Imagina poder gravar ou transmitir suas aulas no horário que preferir e da onde preferir? Essa é a mágica da tecnologia. Como as aulas são gravadas e disponibilizadas, ou mesmo que sejam ao vivo por um curso online criado, é você quem faz seus horários do jeito que achar melhor. Assim, você tem mais tempo para se dedicar a outras tarefas diárias e até passar mais tempo com sua família. 

Mais facilidade para conquistar alunos

Como a aula do professor EAD é totalmente online, ele tem a chance de conseguir captar mais lucros e com mais rapidez e volume do que se estivesse apresentando opção apenas de aulas presenciais. Como está tudo postado ou sendo transmitido e o ambiente virtual é essencial na sociedade hoje em dia, seu conteúdo pode ser acessado por ainda mais pessoas, de qualquer lugar do mundo. 

Possibilidade de ensinar o que você ama

Como falamos, você não precisa estar preso às matérias tradicionais como português e matemática para dar aulas online. Com o ensino virtual, você pode ensinar aquilo que tem paixão e do seu jeito, seja um curso de matemática financeira ou até sobre astrologia. Tudo vai depender do seu conhecimento e repertório. Assim, descubra o assunto que você mais ama e crie um curso online para ensiná-lo a outras pessoas.

Mais tempo para se especializar

Como você faz seus horários e trabalha onde quiser, isso te proporciona mais tempo de sobra que, além do lazer, pode ser para se especializar. Hoje em dia, o mercado exige muito mais conhecimento em todas as áreas, por isso, é interessante usar seu tempo disponível para estudar e aprender algo novo, se destacando entre seus concorrentes.

Desvantagens de ser um professor online

Como nem tudo são rosas, os professores online também enfrentam algumas dificuldades ao longo dessa jornada, veja:

Trabalhar mais do que antes

Cuidado para não se sobrecarregar! Com o tempo, é só pegar o jeito e você conseguirá se organizar e se planejar melhor com as aulas.

Falta de estabilidade

Trabalhar na internet pode ser algo que ainda causa uma insegurança. 

Entretanto, claro que você não terá uma carteira assinada ou benefícios tradicionais, mas sendo um professor online, mesmo que não seja para uma escola, as pessoas ainda verão que você é a principal fonte de conhecimento daquele tema.

Aprender novas ferramentas

Se você não sabe muito bem como funcionam as ferramentas online disponíveis para montar e transmitir suas aulas, terá que dedicar uma parte do seu tempo para estudar e entender as plataformas e recursos. Isso não é um ponto exatamente negativo, mas faz parte do processo e é necessário dedicar um tempo para isso.

Não ter contato com outros profissionais

Quando se trabalha com educação, é comum estar sempre rodeado de pessoas e adquirindo contatos. Isso é ótimo para a troca de conhecimentos e para sempre se manter atualizado com as tendências do seu mercado.

Ser professor online acaba eliminando isso, já que você nem precisa sair de casa para trabalhar e acaba se isolando das outras pessoas. Porém, isso pode ser facilmente contornado, já que no mercado digital é possível fazer contatos profissionais com pessoas que atuam na mesma área que você.

Como dar aulas online

Agora, como dar aulas online? Confira os 7 passos essenciais:

  1. Definir o assunto abordado;
  2. Identificar quem é seu público-alvo;
  3. Criar um plano de curso, focando nos seus alunos e no conteúdo que será publicado;
  4. Escolher o formato das suas aulas online;
  5. Ter uma boa didática, sabendo explicar bem o conteúdo;
  6. Gravar e editar seu material fazendo as famosas videoaulas;
  7. Disponibilizar suas aulas na internet.

Dar aulas online é uma questão de organização e costume. Mas, é uma ótima opção e vale a pena se dedicar dentro do ambiente virtual. Se você tiver interesse em ser professor online, conheça a Sapium, plataforma que pode te ajudar a ensinar e aprender!

sapiumblog

Deixe uma resposta