Perca a timidez: saiba como falar melhor com a câmera

Facebook
Twitter
LinkedIn

Perca a timidez: saiba como falar melhor com a câmera

A habilidade de se comunicar é uma técnica que é aprimorada conforme você a trabalha. Veja algumas dicas de como se sair melhor na hora de gravar suas aulas

Falar em público é um enorme desafio para muitas pessoas. Ainda que o ser humano seja uma espécie totalmente sociável e que precisa de interação no seu dia a dia, realizar a tarefa de falar para muitas pessoas de uma só vez pode nos trazer alguns sentimentos desconfortáveis, como ansiedade, medo e insegurança.

Algumas vezes, isso pode acontecer por falta de preparo ou domínio do assunto, porém, é comum encontrar pessoas introvertidas, extremamente inteligentes e com muita autoridade no assunto que querem abordar, com problemas para apresentar uma ideia em público.

Para se ter uma ideia do quão grave pode ser a situação, uma pesquisa realizada pelo jornal inglês Sunday Times mostrou que omedo de falar em público é maior do que o medo de morrer.

Mas a boa notícia é que todo esse medo e ansiedade de falar diante de várias pessoas podem ser drasticamente reduzidos, e até mesmo completamente eliminados, conforme você trabalhar a sua habilidade de se comunicar.

É verdade que alguns já nascem com o dom de serem excelentes oradores e muito comunicativos, mas com um pouquinho de paciência e prática também é possível chegar lá.

Por isso, elaboramos algumas dicas, abaixo, para que você possa praticar em casa e mandar bem na hora de gravar suas aulas online. Confira:

Explique o conteúdo para você mesmo

Essa é uma dica tão eficiente que é utilizada todos os dias em diversas ocasiõespor muitas pessoas – até mesmo pelos redatores da Sapium.

Geralmente, o conteúdo que já sabemos foi transmitido através de uma e/ou muitas pessoas. Todas elas com suas particularidades no método de ensino, didática, eloquência, carisma, empatia e muitos outros atributos que são expressados na hora de ensinar.

Sem dúvida alguma, isso não impede que o conteúdo seja passado para frente de maneira adequada.

Porém, algumas vezes, podemos deixar de absorver alguns pontos justamente por conta dessas características individuais de cada um.

A linha de raciocínio de um professor X para resolver um problema pode ser diferente da sua, mesmo que ambas estejam corretas e consigam solucioná-lo.

Assim, por mais que você domine um assunto, é importante que, antes de gravar suas aulas, você explique o conteúdo para você mesmo, com a sua didática, do melhor modo que você entenderia e com todos os seus atributos.

Isso te ajudará a revisitar todo o conteúdo mentalmente, por mais antigo que seja, e deixará todos os assuntos frescos para serem ensinados de forma simples para outras pessoas.

Além de que, mesmo que de uma maneira bem ínfima, você terá dominado ainda mais o conteúdo, estará mais confiante e com o assunto na ponta da língua.

Explique-o para si mesmo quantas vezes achar necessário. É possível fazer isso falando sozinho, falando com a câmera para que você possa se assistir depois, ou até mesmo escrevendo em uma folha de papel.

Converse com uma pessoa, não com várias

Quando pensamos em gravar um vídeo para internet, imaginamos que estaremos falando com centenas, milhares ou até milhões de pessoas de uma só vez. Isso pode parecer excitante, mas também extremamente assustador – o que não é nem um pouco ideal para quem está desenvolvendo suas habilidades de falar com a câmera.

Portanto, é preciso eliminar essa ideia. Não só como um criador de conteúdo para web, mas como professor digital, você deve se imaginar falando com um único aluno, de forma individual, como se todo o seu conteúdo fosse dedicado somente a ele.

Isso traz benefícios tanto para você, quanto para quem assiste suas aulas.

Ao se imaginar dessa forma, você elimina parte da tensão de estar sendo observado e julgado por muitas outras pessoas, e se foca apenas em um estudante, como se estivesse o ajudando de maneira individual em uma sala de aula – sem espectadores, outros alunos e demais pessoas te avaliando.

Essa estratégia torna o seu conteúdo mais humano e próximo do aluno, que se sentirá especial e com uma conexão maior com o seu método de ensinar.

Portanto, lembre-se: não é preciso ficar nervoso ou ansioso na hora de gravar suas aulas, você estará conversando com um único aluno e não é preciso se preocupar com outras pessoas te avaliando. Experimente fazer isso, você se sairá muito melhor!

Esqueça os seus problemas – as pessoas não os conhecem

Você pode estar com medo, nervoso ou inseguro, mas apenas você sabe disso. As pessoas que assistem suas aulas estão lá pelo seu conteúdo e não irão reparar em detalhes que podem estar te deixando preocupado.

Isso é uma forma de aumentar a sua confiança, já que ninguém sabe os seus pontos fracos. Viu como isso soa poderoso?

No fim, você é a única pessoa capaz de se derrotar.  Não há motivo para não estar confiante, a câmera é sua amiga!

Lembre-se de praticar as dicas acima regularmente e, também, ler mais conteúdos que podem ajudar você na sua jornada de professor digital.

Fique por dentro de nossas novidades no Facebook e Instagram, lembrando que fazemos uma live no Instagram todas as terças às 19h.

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress