Aprenda de uma vez por todas tudo sobre infoproduto e qual o melhor para você

A internet hoje é uma plataforma que pode ser utilizada para diversos fins positivos: estudo, vendas, conhecimento, entretenimento. Os infoprodutos são uma das novidades advindas através da internet que facilitam a vida das pessoas, tanto as que vendem quanto as que consomem. Das variadas formas, o infoproduto é uma maneira de gerar e compartilhar aprendizado.

O comércio eletrônico atrelado a informações de teor educacional formam o infoproduto. Neste artigo, você irá conhecer mais sobre o mercado de infoprodutos, entendendo o que são, seus principais tipos e suas vantagens. Confira tudo sobre o que é infoproduto e quais são os tipos de infoproduto!

O que é infoproduto?

Infoproduto é um produto digital que pode ser disponibilizado de forma paga ou gratuita. Oferecendo informação digital, o infoproduto pode ser um áudio, vídeo ou texto. Uma característica do infoproduto é o fato de ele ser considerado um produto não tangível, isto é, não se pode tocar.

Alguns infoprodutos estão disponíveis para download na internet, outros só podem ser vistos através do consumo on-line. Videoaula, e-books, assinatura em revistas eletrônicas, palestras, tudo isso pode ser considerado um infoproduto.

Principais tipos de infoproduto

Mesmo já tendo a definição do que é um infoproduto, agora você irá conhecer quais são os principais tipos de infoproduto. Afinal, nada melhor do que exemplos para tornar o entendimento mais claro.

Entre os diferentes tipos de infoprodutos, pode-se citar: e-books, audiobooks, podcasts, webinars, videoaulas, cursos on-line.

E-books

E-book: um infoproduto em texto. | Foto: Freepik.

E-book é a abreviação do termo em inglês eletronic book, que no português significa livro eletrônico. Esse livro em formato digital é um arquivo que funciona em tablets, celulares e computadores e não precisa necessariamente ser um livro, um conjunto de informações descritas também pode ser considerado um e-book.

Esse infoproduto pode ser a replicação de algum texto impresso ou um texto original que foi publicado somente no formato digital. Assim que os e-books começaram a surgir, a replicação era o mais comum. Porém, com a sua popularização, cresce o número de textos que são publicados somente na internet.

Mesmo os e-books sendo ótimos aliados na obtenção de informações, caso você queira um conhecimento mais específico e aprofundado, o conselho é investir em um curso on-line sobre determinado tema (ou seja, é importante apostar em outro tipo de infoproduto).

Audiobooks

O segundo exemplo de infoproduto é o audiobook. Mostrando uma forma alternativa de infoproduto se apresentar, nos audiobooks, as informações são passadas através do áudio. A pessoa ouve uma narração do texto que deseja, assim como faz com uma música, por exemplo.

A produção desse modelo de infoproduto não tem um custo elevado e não possui grandes dificuldades de realização. Além disso, permite que as pessoas ouçam o conteúdo que desejam enquanto estão fora de casa ou realizando alguma outra atividade.

Podcasts

O infoproduto também pode ser em formato de áudio, saiba mais sobre tal tipo de infoproduto. | Foto: Freepik.

Seguindo a linha dos audiobooks, o podcast é um infoproduto que tem se difundido atualmente e segue atraindo públicos cada vez mais diversos. Podendo abordar qualquer tema, este infoproduto funciona como se fosse um programa de rádio gravado em um formato de conversa, sendo algo mais informal.

Alguns podcasts cobram algum tipo de assinatura mensal, geralmente os que já são maiores e mais sólidos no mercado. Porém, existem inúmeros podcasts gratuitos.

Webinars

Webinar é a abreviação do termo web based seminar, que no português significa seminário realizado pela internet. Esse tipo de infoproduto é basicamente uma videoconferência com intuito educacional em formato de seminário, em que somente o apresentador fala e conduz a exposição. A interação com os participantes é feita através do chat.

Na maioria dos casos, os webinars são ao vivo e, apesar de alguns serem pagos, também existem opções gratuitas desse infoproduto.

Videoaulas

Videoaula é um tipo de infoproduto. | Foto: Freepik.

Uma videoaula é uma aula gravada e disponibilizada em formato de vídeo. Para vender esse infoproduto, é necessário ter uma câmera e um microfone de qualidade. Além disso, existem videoaulas dos mais diversos temas.

Cursos on-line

O curso on-line é o infoproduto que se comporta como a versão moderna dos cursos. O responsável pelo curso cria e compartilha o conteúdo de aprendizagem de forma organizada, fazendo com que os usuários e alunos consigam acompanhar e avançar na compreensão do que está sendo tratado.

Geralmente, os cursos apresentam um currículo ou plano de estudos organizados em unidades. Eles tratam de muitos temas e aprofundam as informações.

Como criar um infoproduto

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de infoprodutos, vamos te ensinar a como criar o seu infoproduto. Para isso, é necessário que você siga alguns passos.

  • Selecione o tópico que você deseja abordar;
  • Defina seu público-alvo;
  • Escolha o formato do seu infoproduto, levando em conta o tema e a audiência;
  • Procure saber tudo que já foi disponibilizado sobre o tópico que você deseja abordar;
  • Produza um conteúdo relevante e de qualidade;
  • Edite seu conteúdo;
  • Invista na apresentação do seu infoproduto, independente do formato;
  • Coloque o material em alguma plataforma.

Como lucrar com infoprodutos

Se você deseja criar um infoproduto e lucrar em cima dele, com certeza você precisa investir tanto na produção quanto na divulgação de seu produto. Ele precisa causar uma boa impressão e atingir as pessoas.

Por isso, depois de hospedar o material em alguma plataforma, invista em uma boa estratégia de marketing. Para atrair clientes desde o seu lançamento, existem algumas dicas:

  • Crie uma landing page, uma página de conversão que funciona como um vendedor especializado unicamente em seu produto;
  • Invista nas redes sociais, elas podem ser um diferencial para a divulgação e venda de seu produto;
  • Divulgue seu produto em outras redes, como sites e blogs a fim de ter maior alcance;
  • Trabalhe com e-mail marketing divulgando seus conteúdos para sua audiência cativa;
  • Faça um bom trabalho de SEO, otimizando a busca por seu produto, fazendo que ele apareça para as pessoas certas cada vez mais.

Seguindo todas essas dicas e tendo paciência durante o processo inicial, a venda de infoprodutos cresce consideravelmente.

Vantagens do infoproduto

O infoproduto apresenta inúmeras vantagens:

  1. É um negócio escalável: Depois de desenvolvido, você pode se dedicar somente às vendas;
  2. Pode ser uma fonte de renda: Mesmo alterando de acordo com a demanda de vendas, o valor arrecadado pode funcionar como uma renda extra para você;
  3. Pode funcionar como aposentadoria: Por ser uma fonte de renda, pode ser uma boa estratégia para sua aposentadoria;
  4. Assegura mais tempo livre: Como é um negócio escalável, ou seja, você desenvolve e depois só foca nas vendas, você terá mais tempo livre para outras atividades;
  5. É mais econômico: Desenvolver um infoproduto requer menos gastos do que outro tipo de negócio. Você não precisa de um espaço físico e nem de muitos equipamentos;
  6. Você tem vendedores, mas que não custam tanto: A cada venda que o vendedor faz, ele ganha uma comissão e tudo é intermediado pela plataforma em que seu produto está sendo vendido. Você não tem preocupações com funcionários;
  7. Vendas o dia todo: Para os infoprodutos, as vendas ocorrem 24 horas por dia. Na internet, não existe horário comercial.

Os infoprodutos são parte da evolução tecnológica e você não pode ficar de fora. A Sapium, comunidade de e-learning e networking focada na educação on-line, oferece todo o aprendizado para você criar seu negócio digital. Com o apoio dessa empresa e dos recursos que ela oferece para seus alunos, fica fácil aprender e alcançar seu objetivo dentro do mercado de infoproduto. Para conhecer mais sobre as opções de curso e o trabalho da Sapium, clique aqui

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