EAD: onde começou e pra onde vai?

O EAD vem se popularizando cada dia mais. Descubra aqui como você pode fazer parte desta história e o que esperar deste mercado.

Muitos podem achar que o EAD (ensino à distância) é algo recente no Brasil.

Porém, esta forma de ensino vem ganhando espaço desde 1904, quando os cursos por correspondência começaram a chegar em nosso país.

A partir daí, e com o avanço da tecnologia, a quantidade de cursos ofertados foram crescendo sem parar. E a demanda por este tipo de educação, também!

Hoje em dia, esta já uma realidade consolidada no mundo todo, já que permite a democratização do ensino, rompendo barreiras e possibilitando o acesso ao conhecimento a qualquer hora e local.

E, ao disponibilizar o seu curso online na Sapium, você se torna parte desta história e ajuda a gerar mais oportunidades para as pessoas.

Uma chance incrível, não é mesmo?

Então, se você está interessado em fazer parte do EAD no Brasil, conheça mais sobre este tema, nos próximos tópicos.

O que é o EAD?

Antes de nos aprofundarmos na história do EAD, precisamos deixar claro o que vem a ser este conceito.

São diversas as definições, porém esta deixa muito claro o seu significado:

“EAD é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, e por isso, não obedece a limites de lugar, tempo, ocupação ou idade. Elementos que demandam novos papéis para alunos e professores, bem como novas atitudes e novos enfoques metodológicos. (et al. ALVES; ZAMBALDE & FIGUEIREDO, 2004)

Ou seja, fica claro que se trata de uma forma de ensino em que professores e alunos encontram-se separados fisicamente, porém unidos pelo compartilhamento de conhecimento.

Agora que já sabemos seu conceito, podemos conhecer um pouco mais sobre onde começou e para aonde vai.

Como o EAD começou no Brasil

O EAD começou a dar os seus primeiros passos no Brasil através dos cursos por correspondência, como mencionamos anteriormente.

Porém, com o avanço dos anos, os cursos à distância passaram a ser feitos por transmissão radiofônica, com a intenção de levar o ensino aos mais diferentes locais.

A televisão também fez parte do processo de evolução. Através deste veículo de comunicação, o conhecimento educacional era transmitido em rede nacional.

Com isso, o ensino já começava a romper os limites físicos de uma sala de aula, porém, ainda se limitava ao horário da transmissão.

No entanto, este cenário muda totalmente com o avanço da internet no Brasil.

Já com um grande número de lares com acesso a uma rede de dados, faculdades passaram, então, a ofertar seus cursos de graduação de maneira remota.

O MEC passou a validar os cursos, visto que eles não deixavam, em nada, a desejar quando comparados ao ensino tradicional.

Mas, conforme o tempo foi passando, a aceitação desse modelo de ensino foi se popularizando.

Os cursos à distância passaram a ganhar uma proporção e uma importância ainda maior.

Com a chegada de plataformas de ensino, como a Sapium, pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo podem ter acesso ao conhecimento e compartilhar o que sabem.

E isso sim, possibilitou a quebra de barreiras, de tempo e espaço, permitindo que não houvesse mais limites no processo de aprendizagem.

Além disso, cada dia mais, a tecnologia vem possibilitando uma experiência mais próxima entre aluno e professor, fazendo com que ambos se sintam como se estivessem em um ambiente de sala de aula presencial.

O futuro do EAD

Como é possível notar, a evolução deste sistema de ensino vem ganhando proporções tremendas.

Em cerca de 70 anos, passamos por todas estas transformações de formatos e, ainda estamos longe de ter chegado ao fim.

Muito pelo contrário.

Com a chegada da pandemia do Corona vírus, ficou ainda mais claro a importância de poder oferecer seus produtos e serviços pela internet.

Esta tendência, além de ter sido muito bem aceita, mostrou vários benefícios, como por exemplo:

  • Poder ter acesso à informação de qualquer hora e lugar;
  • Conseguir compartilhar o que você sabe, a partir da sua casa;
  • Estudar ou dar aulas apenas nos horários em que você se sente mais produtivo.

Tudo isso, além de proporcionar mais qualidade de vida, traz também, melhor qualidade de ensino e de aprendizagem.

Mas, acima de tudo, traz vantagens econômicas. E isso, possibilita a democratização do ensino.

A partir do momento em que você não precisa contar com toda uma estrutura física de escola e todos os gastos que isso implica, ensinar se torna algo menos custoso.

E, estes são apenas alguns dos motivos pelos quais podemos dizer que o sistema de EAD só tende a crescer nos próximos anos.

Por isso, você deveria fazer parte deste processo também!

Como a Sapium me ajuda a fazer parte desta nova tendência da educação

Somos uma plataforma de educação criada para possibilitar a melhor experiência de ensino e aprendizado.

Temos o objetivo de deixar a relação aluno-professor o mais próxima possível, simulando um ambiente real de sala de aula.

Nosso foco é o conhecimento.

Ou seja, buscamos que ele seja transmitido sem barreiras e que, qualquer pessoa que tenha um conteúdo de qualidade a ensinar, consiga criar um curso online na Sapium.

Para isso, o primeiro passo é fazer a sua inscrição como professor online.

Clique aqui para fazer o seu cadastro!

Em seguida, você poderá criar o seu curso online e disponibilizá-lo em nossa plataforma.

Você escolhe se irá ofertá-lo gratuitamente ou se cobrará por cada aluno que adquiri-lo.

Depois, poderá fazer a divulgação do seu conteúdo, possibilitando que mais pessoas conheçam o seu trabalho e tenha a possibilidade de estudá-lo também.

Assim, você consegue disseminar o seu conhecimento, por todo país e até pelo mundo, fazendo com que mais pessoas possam ter acesso a uma educação qualificada e gerando novas oportunidades a elas.

Então, agora que você já sabe tudo sobre EAD, o que é, de onde veio e o que esperar deste novos sistema de ensino, comente aqui se você já faz parte da Sapium ou se gostaria de fazer história e gerar conhecimento através do ensino à distância!

sapiumblog

Deixe uma resposta