Passo a passo para você criar seu curso online!

A área de cursos online e ensino a distância é a que mais cresce no Brasil, segundo dados revelados pelo Ministério da Educação. Essa modalidade de empreendedorismo pode ser um setor bastante promissor e lucrativo quando se oferece um bom conteúdo e utiliza-se das estratégias certas para vender cursos digitais. 

A ideia de estudar sobre o que quiser e sem sair de casa traz uma facilidade de acesso e liberdade de escolha que encanta a muitos estudantes. A grande questão é que muitos instrutores ainda possuem dúvidas de como começar a produzir seus próprios cursos digitais e empreender nesta área.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessária uma produção super avançada e de alto custo para se oferecer cursos digitais. O mais importante, e que faz você se destacar no mercado online, é o seu conteúdo e nível de conhecimento. Se ele for relevante, de qualidade e bem explicado, seu público-alvo vai se interessar e permanecer acompanhando.

woman using drawing pad while sitting in front of laptop

Mulher utilizando um pad para desenhar enquanto está sentada em frente um laptop.

Descubra como fazer cursos online do zero e cursos online grátis I Foto:Unsplash

Saiba mais sobre como criar um curso online, e não só isso! Entenda como cursos online gratuitos atuam no empreendedorismo.

Para você entender o que precisa para criar um curso ou mini cursos digitais, seja pago ou gratuito, é importante seguir recomendações para que ele seja oferecido com qualidade.

O primeiro passo é definir o tema do material. Esse é o primeiro passo, onde você deve imaginar conteúdos que domine bem, goste de consumir, se atualize e sinta que é capaz de passar seu conhecimento adiante através cursos digitais. Não é preciso necessariamente ser um professor, mas ter certeza que está dando um conteúdo correto é essencial.

Ideias de Cursos online

Tecnologia

A área de TI está em destaque na questão de valor no mercado. Dessa forma, cursos digitais voltados para o nicho de programação ou desenvolvimento web tendem a atrair bastante interesse e acessos. 

Empreendedorismo

A ideia de ensinar o básico sobre negócios e empreendedorismo para profissionais iniciantes, os quais buscam entender como podem gerir uma empresa ou obter lucro de outras formas, é uma aposta certeira nos dias atuais.

Educação

As videoaulas de cursos digitais não têm o objetivo de substituir o ensino presencial. Mas pretendem complementar e fornecer apoio ao que se aprende nas salas de aula. Além de ser um acesso mais facilitado para quem não possui oportunidades de estudar em uma instituição física.

Há outras diversas opções, como arte, ensino de instrumentos musicais, pintura, língua estrangeira e muito mais para se escolher!

Tipos de curso online

Master class

Nessa escolha, os cursos digitais são ministrados por um especialista de renome na área e seu foco, em questão de público-alvo, é aprimorar o desempenho daqueles que já possuem uma base em estudos avançados. Pode ser usado para diversos nichos, desde educação até empreendedorismo.

Coaching

Esse tipo se destaca, principalmente, na área de negócios e empreendedorismo. São projetos que pretendem estimular o alcance de metas pessoais ou profissionais específicas do cliente. 

MOOC

Não tem um pré-requisito de espectadores e oferece tanto cursos digitais pré-gravados, quanto testes, atividades e suporte interativo em caso de dúvidas. 

É essencial entender a audiência para conseguir saber o que ela realmente deseja, se dedicando a conhecer o seu mercado de cursos digitais para empreendedorismo. Quando se foca em um nicho específico, é mais fácil atender à demanda dos seus consumidores.

Caso você tenha dificuldade nesse processo dos cursos digitais de empreendedorismo, pode começar a postar alguns vídeos e observar, com o tempo, o que as pessoas estão mais procurando e assistindo.

Como montar o roteiro do seu Curso Online

Ao contrário do que alguns pensam, desenvolver e seguir um roteiro não deixa o seu conteúdo artificial, nem mesmo afeta a espontaneidade dos cursos digitais. Na realidade, ele serve para não deixar o profissional não esquecer de abordar nenhum tópico e garantir o pleno entregue do conhecimento de forma mais organizada e planejada. Assim, para se sair bem no empreendedorismo, elabore um roteiro, pode ser simples.

Para montar seu roteiro, mentalize esses pontos importantes em cursos no empreendedorismo:

  • Atenção ao tema;
  • Um conceito por tela/slide;
  • Telas limpas, sem tantos elementos;
  • Promova interações com o conteúdo;
  • Diversifique o formato das aulas (texto/áudio/vídeo/imagem).

Vamos fazer um exemplo de 5 slides de curso, em tópicos, para você entender e aplicar na sua atividade de empreendedorismo.

  • 1: Capa (NOME DO CURSO + AUTOR/SITE);
  • 2: Introdução (BOAS VINDAS + AGRADECER PREFERÊNCIA + EMENTA DO CURSO + EXPECTATIVAS);
  • 3: Tópico 1 (NOME DO CURSO: SUBTÍTULO 1);
  • 4: Apresentação (ABORDAR TEMAS AULA 1);
  • 5: Despedida (RESUMIR O ASSUNTO DO CURSO + CTA + DESPEDIDA E BÔNUS PARA O ALUNO).

A partir dessa estrutura, você pode adaptar como quiser e de acordo com o tamanho/duração do seu curso online. Empreendedorismo exige planejamento!

Quanto preciso investir para criar um curso online do zero?

Essa pergunta esbarra com algumas outras do mundo do empreendedorismo, como: Quanto custa para criar cursos digitais? Quais equipamentos necessários para gravar um curso online? Quanto preciso investir para criar cursos digitais do zero? 

A resposta é que tudo depende da sua disponibilidade, do quando você está disposto a investir nos cursos digitais ou de quais materiais você já tem disponíveis e não precisará mais gastar com eles.

Há certos equipamentos e características dos vídeos de cursos digitais que não podem ser ignorados no empreendedorismo.

Quais equipamentos necessários para gravar um curso online?

Antes de se aventurar no empreendedorismo online, conheça equipamentos para cursos online!

A câmera

A mais cara nem sempre é certa, a melhor é aquela que se adequa às necessidades dos seus cursos digitais. É possível conseguir gravar conteúdos de qualidade até com smartphone, basta saber usar seus recursos devidamente e ter o suficiente de aptidão técnica. 

Caso você tenha condições de investir mais, uma opção é a compra de uma câmera DSLR a qual oferece diversas funcionalidades, lentes intercambiáveis, visor móvel e muito mais para os seus cursos digitais.

Tripé

Muitas pessoas utilizam objetos próprios da casa para apoiar a câmera e impedir que imagem final fique torta, mas se você puder investir em um tripé, facilitaria bastante!

Microfone

O som do seu conteúdo influencia diretamente no desempenho do vídeo e no entendimento do estudante nos cursos digitais, dessa forma, se mostra importantíssimo. Mas calma! O valor de um microfone de lapela (o mais indicado para vídeos desse estilo) varia de R$10 a R$500, então você pode fazer suas pesquisas de preço e escolher o que, juntando custo e qualidade, serve mais para o seu caso.

Cenário

Um cenário atrativo é bastante válido visualmente, mas é importante tomar cuidado para que não chame mais atenção do que o assunto abordado nos seus cursos digitais. A privacidade e o silêncio são uma das principais preocupações para não afetar o fluxo da gravação. Deve-se garantir um ambiente sem distrações e com foco.

Iluminação

Gravar próximo à janela é uma boa opção para aqueles que não pretendem gastar com equipamentos especializados, mas também há as possibilidades de compra de um iluminador de LED próprio para gravações feitas em estúdio.

Computador e Softwares específicos para edição

É possível contratar um profissional especificamente para editar seus vídeos, mas também há vários programas (gratuitos e pagos) válidos de se aprofundar, estudar e escolher. Dois exemplos bastante conhecidos são o Windows Movie Maker e o Adobe Premiere.

É obrigatório emitir certificado para cursos online?

Não é obrigatório, mas o oferecimento de certificados dá ainda mais credibilidade aos seus cursos digitais. Eles são válidos em qualquer instituição se fornecerem todas as informações necessárias, como datas, local e carga horária e verificação de autenticidade online.

Qual melhor plataforma para hospedar seu curso online?

Escolher uma plataforma para distribuir seus vídeos é muito importante no empreendedorismo do desempenho futuro do seu curso online. Se o ambiente de aprendizagem escolhido for ruim e com poucas opções de interatividade, isso afetará diretamente na sua credibilidade e no aprendizado do aluno.

Dessa forma, encontrar uma plataforma que reúna todas essas funcionalidades é essencial e a Sapium se torna a opção ideal para você! Sapium é uma plataforma de cursos online que oferece um ambiente completo para os alunos e para professores que estejam interessados em criar e vender conteúdos. 

A plataforma acredita que conhecimento transforma vidas e, por isso, faz o necessário para entregar os melhores meios de educação online possíveis ao oferecer: agendamento de aulas particulares, interação com o seu professor através de grupos de estudo, redes sociais e atendimento ao vivo, cursos online com certificados e muito mais! Acesse seu site para mais informações de cursos digitais.

sapiumblog

Deixe uma resposta