O que é e-mail marketing? Saiba mais sobre o tema

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O que é e-mail marketing? Saiba mais sobre o tema

O e-mail marketing ajuda um negócio a manter contato com a audiência e leads. Falando melhor dessa técnica, o email marketing consiste em um disparo em massa de correios eletrônicos para nutrir leads e fidelizar clientes.

A Sapium é bem conhecida como plataforma de cursos online. É um ambiente completo para alunos e professores. Hoje, preparamos um conteúdo explicando tudo sobre essa estratégia de disparo de mensagens.

Confira, agora, mais informações sobre como criar Email marketing!

Desenho de personagem com um megafone e um notebook disparando email marketing

Email marketing é a solução para um bom relacionamento entre empresa, clientes e leads I Foto:Freepik

O que é e-mail marketing?

Você sabe o que é email marketing? É usar e-mails para estabelecer uma comunicação com cada um de seus destinatários, como leads, podendo assim usar de diferentes maneiras bem objetivas.

O e-mail marketing estava no fim para muitas pessoas devido à alta popularização das mídias sociais. Mas, na verdade, não foi bem isso que aconteceu.  Há, ainda, muitas pessoas que têm o e-mail fazendo parte de sua rotina, até por ele ter fácil acesso.

Para que serve o e-mail marketing?

O email marketing serve, assim, para nutrir e cultivar o relacionamento com seus clientes e leads. E, assim, manter cada um deles mais informado sobre sua marca e ofertas que desejar. O resultado da tática é o aumento de suas vendas com atração de leads.

A principal estratégia do e-mail marketing é chegar a todos os interessados (dentre eles, leads) naquela informação, no produto ou serviço que se ofereça. Ele te permite atingir cada pessoa do seu funil de vendas ao enviar as mensagens.

Uma característica positiva do e-mail marketing é que todas as campanhas já oferecem uma opção de cancelamento de recebimento. Desse modo, é possível cancelar as próximas mensagens caso não tenha interesse, respeitando cada pessoa que receber o e-mail.

Portanto, sabendo usar o email marketing de forma correta, ele será muito eficiente para manter o relacionamento com seus clientes atuais ou futuros interessados/leads.

Os resultados valem muito todo o esforço, basta você saber nutrir com cuidado e explorar bem as formas de leads.

Por que aplicar o e-mail marketing?

Barato (H3)

Porque o e-mail marketing ainda é uma maneira muito utilizada de alcançar milhares de clientes e converter leads de uma forma direta. É um custo baixo comparado com as publicidades em sites, ads ou anúncios patrocinados.

Atenção

Através de uma campanha de email marketing, você tem toda a atenção dos leads. Depois que a mensagem é aberta, ela vai ocupar uma boa parte da sua tela, adequando-se a Smartphone, ou, até mesmo, a um notebook. 

Atraente

O e-mail marketing tem que ser atraente aos olhos de quem vai ler, dos leads, ele deve conter as mesmas linguagens e formatação que são encontradas, por exemplo, em sites e portais da web. Sendo atraído pelos olhos, o cliente vai se interessar e interagir através da mistura de imagens, textos, links e cores que o email marketing contém.

Relatórios

Ele tem uma maneira própria e fácil de rastrear sua eficácia. As ferramentas que existem no mercado permitem fazer relatórios de entrega, visualização e cliques, o que é de suma importância para as próximas decisões e mudanças na nutrição de leads ou até mesmo na captação do conteúdo.

Como funciona o E-mail de marketing?

Se você ainda não sabe como fazer Email marketing, separamos aqui alguns passos para criar, conseguir sucesso e ter um bom relacionamento com seus contatos para futuras vendas ou atuais. Ganhe leads já!

1 – Defina um objetivo;

2 – Segmente seu público;

3 – Ofereça um conteúdo valioso para seu público;

4 – Crie um assunto irresistível;

5 – Tenha consciência da importância do design;

6 – Destaque seu call to action;

7 – Monitore os resultados.

Os e-mails são muito valiosos para vender mais, como também para criar e nutrir relacionamentos. 

Lembre-se também de usar layouts simples, e pensar em títulos matadores que vão cativar os contatos a abrir sua mensagem de primeira.

Por que usar E-mail marketing?

Porque o e-mail marketing é mais efetivo para conquistar novos clientes. Quando o assunto é transformar leads em clientes usando a estratégia de Inbound Marketing, o email marketing é o melhor de todos.

O e-mail é a plataforma mais popular na internet. Por que usar o e-mail marketing dá resultado? Porque todo mundo, praticamente, usa o e-mail. O conteúdo é personalizado para o público-alvo, transmite credibilidade.

As pessoas fazem negócios com quem elas já conhecem e confiam. Fortalece ainda mais as relações com os clientes. A informação é entregue diretamente nas mãos do seu público e ainda impulsiona as vendas.

Quanto custa uma ferramenta de E-mail marketing?

Muitas plataformas já oferecem recursos gratuitamente. Vale lembrar que quanto maior o plano do contrato, mais recursos você terá para explorar e assim atingir seus objetivos.

Especialmente quando se trata de e-mails de marketing, os planos mais baratos costumam ter uma cobertura menor e também enviam um número limitado de e-mails para um número fixo de contatos. 

Se sua empresa é pequena, a boa notícia é que existem plataformas gratuitas que podem atender às suas necessidades. 

Conforme sua empresa cresce, o número de clientes e leads também aumenta. Você definitivamente precisará pagar por um plano que atenda melhor às suas necessidades. 

Quase todas as ferramentas oferecem uns períodos de teste para que você possa explorar recursos e tecnologias excepcionais.

Mailchimp 

O Mailchimp é uma ferramenta de email marketing que é utilizada no mundo todo, e oferece uma ampla gama de produtos com uma excelente relação custo-benefício. 

Com Mailchimp, você pode personalizar e-mails, publicidade em redes sociais e outras atividades. Na versão gratuita, todos os usuários podem enviar até 12.000 e-mails para 2.000 contatos por mês. Já nas versões pagas, isso pode chegar até US$ 299 por mês.

Qual a melhor e gratuita ferramenta de E-mail marketing?

A maioria das ferramentas que existem de e-mail marketing são todas pagas, com exceção de MailChimp, MailerLite e SendInBlue, que têm planos gratuitos. No entanto, grande parte dos serviços tem um período de teste gratuito, que você pode testar, entender como eles funcionam e como podem ajudá-lo a realizar o trabalho.

O MailChimp é a melhor ferramenta de e-mail marketing sem falar que também é gratuita, muito usado pelas empresas que enviam sequencia de e-mail todos os dias.

No MailChimp você terá insights baseados nos dados de suas próprias campanhas, e ainda vai poder usar o plano gratuito com alguns recursos básicos com a marca deles em seus e-mails.

O MailChimp tem ainda um recurso que lembrará todos os seus clientes que não finalizaram suas compras. Mas, entretanto, o plano gratuito só dará a você a segmentação básica, relatórios e recursos de teste A/B.

O Plano Premium fica em média de US$10/mês.

A utilização de e-mail marketing tem várias vantagens e é um dos canais que mais dão certo para conquistar novos clientes. Além de ter o formato que você escolher, nele não existe limitação como as dos anúncios.

É uma oportunidade para os profissionais de marketing usarem toda sua criatividade com imagens, textos, vídeos, cores. Quem vai decidir tudo é você, dentro da identidade da sua marca ou público!

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