O ensino a distância sem dúvidas é uma área que está crescendo cada vez mais. Por conta disso, o mercado de cursos online é uma área promissora e que vale a pena investir. Porém, se você está pensando em abrir seu próprio curso EAD, antes de tudo, é importante realizar um planejamento estratégico. Afinal, você não quer que seu negócio já comece com problemas, não é?
O ensino a distância é um mercado promissor e o planejamento estratégico é ideal para ter sucesso nessa área. | Foto: Unsplash/Kristina Akopova.
Existem várias pessoas que dominam as disciplinas que desejam ensinar em seu curso EAD, mas não sabem nada sobre empreendedorismo, o que pode fazer com que seu negócio já tenha turbulências logo no início. Por isso, é extremamente necessário que o indivíduo estude antes e realize um planejamento estratégico.
O planejamento estratégico é essencial para que seu curso online tenha sucesso. Mas você sabe, de fato, do que se trata esse planejamento? Continue a leitura para entender o que é, como funciona e como aplicar o planejamento estratégico no seu curso online!
O que é planejamento estratégico?
Primeiramente, o que é planejamento estratégico? Esse conceito trata-se de um processo organizado utilizado para definir o melhor caminho a ser seguido por uma empresa, a fim de que ela consiga atingir seus objetivos.
Isso é feito por meio da análise de cenários, definição de metas e ações efetivas que permitirão à organização chegar onde deseja.
Por meio dessa explicação, pode parecer que o planejamento estratégico serve apenas para grandes negócios, mas ele é um processo que todas as empresas, independente do seu tamanho, devem desenvolver. Assim, mesmo que seu curso online ainda esteja no começo, é importante realizar esse planejamento.
Como funciona o planejamento estratégico?
Bom, agora que você já entendeu o que é planejamento estratégico, é preciso saber como ele funciona e como desenvolvê-lo. Sendo assim, confira, a seguir, as 4 etapas do planejamento estratégico:
1. Posicionamento
O planejamento estratégico deve iniciar por meio de uma análise do seu negócio para determinar o posicionamento da empresa, identificando os principais problemas dela.
Converse com clientes e colaboradores, analise o mercado e entenda qual a sua posição dentro dele. Afinal, é crucial que sua empresa tenha autoconhecimento para que haja uma visão de crescimento.
2. Planos de ação
Outro ponto importante é a análise SWOT. Essa análise permite saber as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, ou seja, o momento de olhar para o interior dela e para o mercado atual.
Uma vez feita a análise, é hora de refletir sobre as metas e os objetivos da empresa, para conseguir planejar quais ações serão colocadas em prática. Gaste quanto tempo precisar nesta fase, ninguém quer um planejamento estratégico falho.
3. Divulgação do plano de ação
É essencial que toda a sua equipe tenha conhecimento do plano de ação para que o objetivo global seja alcançado.
Depois de concluir o plano de ação, informe-o ao resto da equipe para que todos estejam alinhados com as ideias. Além disso, é necessário que esse planejamento contemple o trabalho de todas as pessoas da empresa para que cada colaborador esteja motivado.
4. Acompanhamento das metas em cada etapa
Não basta apenas criar o plano de ação e colocá-lo em prática sem qualquer tipo de controle. É imprescindível que haja o acompanhamento do desenvolvimento das metas em cada departamento da empresa para garantir que as ações estejam acontecendo de acordo com o esperado. Assim, é possível identificar falhas e corrigi-las o mais rápido possível, evitando prejuízos.
Para que serve o planejamento estratégico?
Após entender quais os passos necessários para realizar um planejamento estratégico, ele pode parecer um processo longo e complicado.
Realmente, o planejamento estratégico demanda tempo e vontade. No entanto, o planejamento é essencial para que seu negócio tenha o sucesso que você deseja. Assim como um professor faz seu plano de aula com o intuito de definir os objetivos de aprendizagem e como alcançá-los, o planejamento estratégico possui o mesmo propósito.
O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de empreendimentos. | Foto: Unsplash/Tyler Franta.
Para esclarecer para que serve o planejamento estratégico, trouxemos alguns motivos que justificam a sua realização.
Identidade da empresa
É muito importante que a empresa defina qual a sua missão e seus valores, além de conhecer suas forças e fraquezas, antes de iniciar qualquer ação. Afinal, negócios com uma cultura definida têm maiores chances de terem sucesso e serem duradouras.
No entanto, ao longo do tempo, a empresa pode acabar perdendo um pouco de sua identidade. E, com um planejamento estratégico, fica mais fácil definir a missão da empresa e realizar a análise interna da organização.
Metas e objetivos
A definição das metas e objetivos da empresa é essencial e deve ser feito logo no início do plano. Por meio do planejamento estratégico, é possível visualizar onde sua empresa está e onde você quer chegar. Assim, esse planejamento ajuda a analisar os cenários externos e, após isso, definir os objetivos de curto, médio e longo prazo.
Objetivos alcançados
Depois de traçar os objetivos, você perceberá que vários caminhos diferentes te levarão ao mesmo destino. Porém, cada um terá um tempo e um desgaste diferente.
Ao realizar um planejamento estratégico, você analisa os riscos de cada caminho e planeja as ações. Dessa forma, com um percurso bem planejado, evita-se erros, dor de cabeça e perda de tempo.
Integração da equipe
É muito difícil atingir os objetivos desejados sozinho. Por isso, outro ponto importante do planejamento estratégico é sua capacidade de integrar e engajar a equipe, tornando a empresa mais forte e preparada para as adversidades do dia a dia.
Quando todos os colaboradores entendem os valores da empresa e quais as metas a serem atingidas, é mais fácil promover a colaboração e cria-se um ambiente onde todos sentem-se responsáveis pelo sucesso.
5 dicas para aplicar o planejamento estratégico no curso online
Até agora, explicamos o planejamento estratégico de forma geral. Mas, você deve estar se perguntando como aplicá-lo no curso online. Não se preocupe, trouxemos algumas dicas de como usar o planejamento estratégico no seu curso EAD!
1. Defina o seu curso
Sim, isso parece óbvio, mas é nessa etapa que os principais detalhes do seu curso serão definidos: de qual modalidade será o curso? Qual o público-alvo? O curso possui algum diferencial?
Uma vez respondidas essas perguntas, deve-se pensar nas questões burocráticas. É essencial que você saiba as legislações e exigências do Ministério da Educação (MEC) para a modalidade do seu curso. Essas questões devem ser resolvidas antes da abertura do seu negócio, assim, você evita problemas futuros.
2. Conheça a concorrência
É fundamental que você analise o mercado de cursos EAD e seus concorrentes. Procure saber como esse mercado está se comportando, se está em crescimento, quais as previsões para essa área, entre outros pontos importantes. Além disso, conheça seus concorrentes, identificando seus pontos fortes e fracos e comparando-os com os planos do seu curso.
3. Pense nos objetivos e estratégias
Claro, não se esqueça de definir os objetivos e as metas do seu curso online, já que isso serve como um indicativo para saber se seu negócio está seguindo o caminho que você deseja ou não.
Depois de traçar os objetivos, pense em estratégias que ajudarão a alcançá-los. Crie estratégias para atrair o público-alvo, ampliar a quantidade de tutores e contratar uma boa plataforma para seu curso EAD.
4. Invista em marketing
Não adianta criar um ótimo planejamento para seu curso se não existirem estudantes interessados nele. Por isso, é fundamental que você pense em um plano de marketing para promover seu negócio.
Uma vez que cursos online dependem da internet, nada mais adequado do que promover seu curso por meio das redes sociais. Além disso, existem plataformas EAD que disponibilizam recursos de marketing para o uso dos clientes. Então, aproveite!
5. Escolha a plataforma EAD
Não há dúvidas de que é fundamental que um curso online tenha uma plataforma EAD. Essas plataformas são as mais adequadas para seu curso online, já que será onde você poderá subir suas vídeo aulas, enviar atividades e avaliações, além de agendar aulas ao vivo para ter uma interação simultânea com seus alunos.
Assim, é possível entender a importância do planejamento estratégico para todos os tipos de empreendimentos, sejam eles grandes ou pequenos. Portanto, se você está pensando em abrir seu curso online, não pule essa etapa crucial! Afinal, para ter sucesso é necessário um bom planejamento.
Agora, se aprender sobre planejamento estratégico te animou a abrir seu próprio curso, conte com a Sapium para te ajudar. E se você gostou dessa matéria e quer ler mais sobre educação a distância e empreendedorismo, confira o blog da Sapium para mais conteúdos como este!