Descubra como fazer um roteiro de videoaula em alguns passos simples

Se você deseja entrar para o ramo dos infoprodutos, é necessário aprender como preparar aulas online, ou seja, como estruturar seu próprio curso. É preciso ter em mente que o que você irá ensinar será comprado e consumido, por isso, criar uma ótima aula deve estar entre suas prioridades, assim como o Marketing Digital do produto.

Homem sentado na cadeira

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Confira o passo a passo para criar um roteiro de aula para cursos online e veja como fazer a preparação de uma aula. | Foto: Freepik.

Dito isso, saiba como preparar aulas online, estruturando seu próprio roteiro em passos simples e fáceis.

Como preparar o roteiro de uma videoaula

Os cursos online são a grande aposta de muitas pessoas atualmente, tanto para quem deseja vender um infoproduto quanto para aqueles que buscam aulas pela internet. Isso ocorre devido à facilidade de compartilhar tais conteúdos, com a abrangência de temas de cursos online, com a alta procura, com a facilidade de produção e com o lucro substancial, muitas vezes maior do que os de aulas presenciais. Além disso, essa pode ser a oportunidade ideal de dividir suas habilidades e conhecimentos com um número maior de pessoas, tornando-se uma referência no assunto.

Para o público, no entanto, os cursos estão ligados a um apelo bem maior: a possibilidade de adquirir novas habilidades para o mercado de trabalho. As pessoas buscam, principalmente, aulas sobre como trabalhar com a internet, seja cursos de Marketing Digital, criação de conteúdo para as redes sociais, edição de vídeos para o YouTube ou, até mesmo, como ingressar no mercado dos infoprodutos.

Os três principais apelos dos cursos online que você deve ter em mente quando for saber como preparar aulas online são:

  • Novas possibilidades de carreira: nos últimos anos, o mercado de trabalho se voltou para um mundo mais digital. Com a ascensão de novas carreiras, cada vez mais pessoas buscam se especializar nesse mercado em expansão que o digital. A busca maior é por cursos voltados para empregos que não exijam formação oficial, como criadores de conteúdo, youtubers, editores de vídeo e vendedores online. Então tenha isso em mente ao escolher o tema durante o passo a passo de como preparar aulas online.
  • Autoridade: além de ser uma forma de ganhar dinheiro, saber como preparar aulas online e divulgar cursos na internet ajudam com sua autoridade. Ou seja, mostrar que você detém o maior conhecimento sobre determinado assunto, sendo o melhor do mercado. Isso pode lhe ajudar com parcerias, a conquistar mais clientes e alunos. Então quando criar seu curso, mostre tudo o que você sabe, apresente o assunto com propriedade, pois assim se conquista o público.
  • Mudança de foco no mercado: antigamente, valorizava-se aqueles profissionais que possuíam título, ou seja, um diploma ou comprovante de curso. Atualmente, o uso de suas habilidades é o que mais conta, por isso, apresentar um lado mais prático de seu assunto é muito importante, pois até profissionais formados buscam especialização. Não esqueça, no entanto, que nem todos são formados, por isso, crie uma base teórica de qualidade, mas sem abandonar algumas práticas. Isso é muito importante em como preparar aulas online.

Passo a passo

Criar um roteiro de uma aula para cursos online se assemelha muito ao roteiro para escolas de ensino convencional. Professores organizam da seguinte maneira: reflexão sobre o público-alvo (informações como a idade dos alunos, seu background, dificuldades, entre outros); o tema a ser abordado; objetivo a ser alcançado; conteúdo a ser abordado; duração da aula; recursos didáticos (o material a ser utilizado, como cartazes, apostilas, DVDs, entre outros); metodologia; avaliações; referências. 

Os criadores de cursos online irão seguir as mesmas etapas, porém, elas serão estruturadas de maneira diferente. Isso porque o ensino será online, com um material acessível pela internet, para um público diverso e, na grande maioria, com objetivos profissionais.

O passo a passo de como preparar aulas online é dividido em três etapas, que constituem momentos distintos da criação. Que são: 

  • Planejamento;
  • Produção;
  • Divulgação.

Planejamento

Passo 1: O primeiro passo de como preparar aulas online para curso é definir o escopo de seu infoproduto. Ou seja, no que será apresentado em seu curso, quais serão as habilidades e experiências compartilhadas. O que você sabe que os outros não sabem? O que, dentre seus conhecimentos, é de interesse público? O que pode ensinar que mais ninguém pode? Essas são perguntas muito importantes a se fazer na hora de definir.

Passo 2: Para ajudar no processo de criação, pesquise o que seus concorrentes estão fazendo. Veja algumas videoaulas gratuitas, leia seus planos de ensino e seus materiais. Observe o que falta, o que pode ser melhorado e, o mais importante, veja o que os alunos estão dizendo sobre. Algo que pode ajudar é a criação de um buyer persona, um personagem fictício que possua todas as características de seu público-alvo.

Por exemplo, seu curso é sobre criação de conteúdo digital de moda, então seu público-alvo são garotas jovens, em sua maioria, que se interessem pela área. Então, quando pensar em como preparar aulas online, crie uma personagem assim – Camila, uma jovem de 24 anos, de classe média, que cresceu lendo revistas de moda e deseja levar esse tipo de conteúdo para suas redes sociais. Ela sabe o básico sobre as redes sociais, mas não compreende como utilizar essas ações de forma estratégica, nem como criar um conteúdo original sobre moda.

Passo 3: Em seguida, nos passos de como preparar aulas online, está a idealização de uma estrutura. Ou seja, você irá pensar no que precisa para criar seu curso online, como seleção de professores envolvidos, de acordo com seu escopo, aquisição de aparelhos como câmera, microfone, iluminação, entre outros, e a contratação de uma plataforma de cursos online, como a Sapium, para hospedar o curso.

Produção

Passo 4: Em seguida, no passo a passo de como preparar aulas online, é preciso dinamizar seu curso. Ou seja, criar diversas ferramentas que ajudem no aprendizado, como videoaulas, e-book, podcasts, gamificação, webinars, infográficos e outros. Aposte em métodos distintos, contudo, cuidado para não criar demais, pois o aluno pode ficar perdido entre tantas coisas.

Passo 5: O passo seguinte, como preparar aulas online, é o roteiro físico, ou seja, o que você irá falar na aula. Então, liste o que você vai dizer, treine suas falas para não cometer erros, repasse as informações e prepare-se para gravar. Antes da gravação passe um pouco de maquiagem, mas sem exageros, pois o objetivo é apenas aparecer bem em frente às câmeras. Em seguida, certifique-se que a iluminação está boa, faça alguns testes de câmera, para ver se está tudo bem. Não se esqueça de estar com os recursos audiovisuais necessários, como computadores, celulares, entre outros e, o mais importante, um bom cenário.

Passo 6: O passo seguinte de como preparar aulas online é ter certeza de que está criando um infoproduto de qualidade, ou seja, algo inovador, com um conteúdo único e interessante. Se for preciso, busque autoridades no assunto em que está tratando, por exemplo, o canal no YouTube Tempero Drag se tornou referência em assuntos de cunho social e político. Compare o que você está ensinando com essas autoridades, pense em como inovar suas falar, mas sem plágio!

Divulgação

Passo 7: Com seu produto pronto, ou seja, com todo o seu curso online preparado, comece sua campanha. Invista em Marketing Digital para divulgar seu produto, utilize os serviços do Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads para anunciar suas aulas. Crie campanha nas redes sociais, como páginas sobre seu produto e sua empresa, com conteúdo original e informativo, que desperte a curiosidade dos seguidores pelo curso.

O principal, no entanto, é programar o pré-lançamento do infoproduto, com promoções e descontos; crie um site e/ou blog otimizados com técnicas de SEO para ranquear no Google; automatizar tarefas com os softwares próprios, para ajudar com o seu curso, as vendas, entre outros detalhes. Essa é uma etapa muito importante para o passo a passo de como preparar aulas online, porém, está ligado em como oferecer essas aulas.

Passo 8: Com o infoproduto disponível no mercado, acompanhe as métricas do produto. As mais importantes são a ARPA (Average Revenue Per Account), a CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e a Gross Margin. 

Passo 9: O último passo de como preparar aulas online é realizar transmissões online, para falar de seu produto, atrair novos compradores, tirar dúvidas de alunos e mostrar que você está presente, mesmo que distante, em seu ensino.

Dicas de roteiro para videoaulas (H2)

Uma videoaula não é apenas ligar a câmera e começar a dar aula. Sendo assim, a aula on-line exige uma série de medidas para ser criada. Uma das principais é o roteiro. Afinal, ele é o responsável por organizar o que será falado, de que maneira será exposto e em quanto tempo.

Para elaborar um roteiro de videoaula, algumas dicas podem auxiliá-lo. Confira abaixo:

Aplicativos

Para elaborar o roteiro da sua aula, você pode contar com a ajuda de aplicativos para facilitar o processo e otimizar o seu tempo. Alguns dos mais conhecidos são: WriterDuet, Fade In, Highland (para computadores Mac) e Trelby (disponível para Windows).

Estrutura

Um roteiro exige uma estrutura. Assim, é importante que você defina, pelo menos, um começo, meio e fim de uma videoaula. Nessa estrutura, poderá montar a linha de raciocínio da sua aula. Um exemplo prático disso é: você inicia a aula dando um contexto do assunto; em um segundo momento, separa para comentar o que foi e representou esse evento; por fim, você pode elucidar o porquê é importante estudá-lo e trazer repercussões do tema.

Duração

Engana-se quem pensa que o roteiro não deve calcular o tempo da aula. Nele, você deverá avaliar quanto tempo demorar para expor um conteúdo – pensando tanto em como a aula fluirá quanto ao assunto, alguns temas exigem maiores explicações, demandando mais tempo.

Dessa forma, em seu planejamento, deve anotar em quanto tempo pretende ensinar o conteúdo, para que tenha mais organização no dia da videoaula e não deixe os alunos muito cansados ou entediados. 

Sapium: Plataforma de cursos online

A Sapium, plataforma de cursos online, oferece um ambiente completo para alunos e professores. Com aulas particulares e exclusivas, oferece os melhores cursos para quem deseja se aprimorar profissionalmente, seja na área de Marketing Digital ou em vendas pela web. Além disso, te auxilia com etapas presentes no passo a passo de como preparar aulas online.

Além do mais, oferece um blog, repleto de conteúdos que facilitam a vida de seus alunos e de outros usuários, que buscam informações sobre a criação de conteúdo para a web, vendas online, educação, entre outros.

Então, confira mais conteúdos sobre como preparar aulas online e como hospedar seu curso na plataforma clicando aqui!

sapiumblog

Deixe uma resposta