Como fazer uma boa produção de conteúdo desde o início

Com a ascensão da internet, a produção de conteúdo para compartilhar e vender online cresceu. Por meio do Marketing de Conteúdo e do Marketing de Afiliados, compartilhar suas criações se tornou mais fácil e muitos passaram a lucrar com conteúdos relacionados a suas expertises e habilidades, seja por meio de cursos, e-books ou outras formas.

A produção de conteúdo digital e a produção de conteúdo para redes sociais são essenciais para alavancar negócios. | Foto: Unsplash/Christin Hume.

Mas, antes de vender, é necessário criar um conteúdo de qualidade. Por isso, tomamos a liberdade de te explicar o que é a produção de conteúdo para a web, como criar um bom conteúdo e como planejar as etapas de criação. Confira!

O que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo significa criar e oferecer materiais, em formatos distintos, que sejam úteis e relevantes para o público, ou seja, que agreguem valor em suas vidas.

Esse tipo de conteúdo possui dois únicos objetivos: cativar consumidores e atrair o maior número possível de novos clientes. Sendo assim, um criador de conteúdo irá criar e oferecer algo, com o intuito de tornar-se uma autoridade naquele determinado assunto.

Para uma empresa, por exemplo, um conteúdo de qualidade a tornará referência em sua área, aumentando seu brand awareness (consciência de marca, em tradução livre), que mede o quanto uma empresa é reconhecida pelas pessoas. 

Sendo assim, a produção de conteúdo consiste em criar conteúdo relevante para seu público, seja por meio de aulas, livros ou outros formatos e, com isso, fortalecer sua imagem entre os consumidores e outros produtores ou empresas do mercado, para alcançar a autoridade no assunto.

Quando pensamos em produção de conteúdo para a web, isso significa criar e distribuir conteúdo útil e relevante por meio da internet. Sendo assim, o conteúdo é direcionado para esse meio, sendo criado de forma digital, ou seja, ele é produzido de forma digital e distribuído por meio de sites ou outras plataformas. 

Além disso, o marketing para esse tipo de conteúdo também é feito pela internet, pelo chamado Marketing de Conteúdo. Outro tipo, muito popular, é o Marketing de Afiliados, em que pessoas se afiliam ao produto e revendem ele na internet.

Tipos de produção de conteúdo digital

A produção de conteúdo digital diz respeito a produtos que são idealizados para serem consumidos no ambiente online. Muitas vezes, quando se pensa em conteúdo digital, vem à cabeça textos para blog, que também são um tipo de conteúdo para a web. Mas, textos de 500 palavras postados diariamente, por exemplo, também são considerados.

Os conteúdos, contudo, que são vendidos na web, produzidos para conquistar um nicho de pessoas, com o intuito de se tornar referência no assunto, podem ser diferentes. Os tipos de produção para a internet são:

E-books

Os e-books são uma das principais formas de produção de conteúdo para a web. Muitas empresas apostam nesses livros online para gerar leads e conquistar novos clientes e contatos. Além disso, é uma excelente forma de compartilhar o que deseja com as pessoas, pois é de fácil acesso, compra e leitura.

Postagens em redes sociais

As postagens nas redes sociais também são criação de conteúdo. São um dos formatos mais eficientes para se comunicar com seu público pela internet, pois mais de 60% dos brasileiros utilizam essas mídias na atualidade. 

Outro ponto é que as redes oferecem diversas formas de se comunicar por meio de seu conteúdo, podem ser vídeos curtos, produções um pouco maiores, textos grandes e pequenos, imagens, enquetes, entre vários outros.

Infográficos

Os infográficos são imagens que contêm muitas informações, são de fácil compreensão e ótimos para atrair público. Por trás de todo infográfico está a produção de um conteúdo voltado para um determinado assunto e público.

Vídeos

Os vídeos são ótimos conteúdos para compartilhar na web, pois são diretos, podem ser didáticos e divertidos, além de servirem como uma abertura para que pessoas conheçam seu trabalho. 

Por exemplo, você possui um curso online e divulga um vídeo onde explica o princípio básico do assunto de seu curso, no final oferece a opção do público saber mais a respeito com suas aulas. É ótimo para se conectar com as pessoas e compartilhar informações.

Imagens

As imagens também são um ótimo conteúdo para a web. Essa produção de conteúdo é mais simples, porém, não menos importante. Com apenas uma imagem é possível compartilhar toda uma ideia, contudo, é preciso criatividade para expor o que deseja.

Ferramentas para a produção de conteúdo

A produção de conteúdo pode não parecer algo fácil, porém, com um bom planejamento e organização é possível fazer um bom trabalho. Além disso, existem ferramentas que te auxiliam a criar um conteúdo útil e relevante, que atende as necessidades do seu público. Essas ferramentas podem ajudar na criação do conteúdo, análise de dados a respeito do assunto, análise de seu conteúdo etc.

Dois grandes exemplos de ferramentas são:

  • SEMRush: a ferramenta lhe entrega uma análise completa a respeito de uma palavra-chave. Ela mostra o tráfego de pessoas naquela palavra, a dificuldade para ranquear no Google, além de te mostrar quem são seus concorrentes.
  • RD Station: essa plataforma oferece serviços voltados para o marketing, lhe permitindo gerenciar suas redes sociais de forma rápida e fácil, criar landing pages, alimentar fluxos e analisar leads.

Etapas para executar um bom planejamento de conteúdo

Agora que você já sabe o básico da produção de conteúdo, está na hora de aprender a criar um. Veja, a seguir, as etapas para a produção de conteúdo:

1. Elabore sua pauta

Imagine o assunto que abordará no conteúdo, pesquise sobre ele e monte sua pauta. Não é preciso identificar o objetivo, finalidades, mas sim, organizar o que será dito.

2. Crie um storytelling e rascunho para o conteúdo

O storytelling, muito popular na literatura e cinema, é um pequeno resumo do que será dito. Isso serve para se organizar. Além disso, um rascunho de roteiro pode ser fundamental.

3. Revise seu conteúdo e vá para a edição final

Após o rascunho, você passará para a etapa final do conteúdo, ou seja, deverá pegar o que você rascunhou e transformar em algo definitivo. 

Assim que terminar, revise e faça as seguintes perguntas a respeito do conteúdo:

  • O texto está dentro da proposta da pauta? 
  • A quantidade de palavras do conteúdo é suficiente? 
  • A persona gostará do conteúdo?
  • As palavras-chave estão no conteúdo?
  • O texto tem erros gramaticais e de digitação? 

Como produzir um conteúdo que chame a atenção e seja de qualidade

Produzir um conteúdo de qualidade exige muito de uma pessoa, porém, não é algo impossível de se fazer. Além disso, quando são aplicadas as etapas corretas na criação do conteúdo, a chance de ele performar da melhor forma e atrair o público é maior. 

Veja, a seguir, os principais pontos para prestar atenção na hora de produzir um conteúdo:

Organização de seu conteúdo

Organize seus processos de pesquisa, as etapas da produção de conteúdo, entre outros.

Público

Conheça o público que irá consumir seu conteúdo, então faça uma pesquisa para saber o que eles preferem, onde estão, o que consomem, entre outras coisas. 

Quanto mais conhecer o público, melhor. Então, para isso, crie um personagem fictício que possui as características de seu público, uma persona.

Estudo sobre a área de seu conteúdo

Quanto mais souber sobre o assunto que irá compartilhar, melhor. Pois, assim, a produção de conteúdo será mais fácil, conquistará seu público e alcançará o objetivo desse produto, autoridade na área.

Métricas

Acompanhar as métricas do seu conteúdo é fundamental, pois se deseja saber se ele está fazendo sucesso, alcançando seu público e se esse público está gostando ou não, essa é a forma mais eficiente.

Referências

Buscar referências sobre seu trabalho é fundamental, porque elas servirão de base para a produção do seu conteúdo. Então, veja o que está sendo feito, o que dá certo, e aplique no seu dia a dia de produção.

Dicas essenciais para produzir conteúdo

A produção de conteúdo não é fácil, por isso, algumas dicas são fundamentais para criar um conteúdo de qualidade e que alcançará seu objetivo. As principais dicas são:

Faça um conteúdo de qualidade

Quanto melhor for seu conteúdo, mais rápido ele será uma referência. Por isso, fique atento à qualidade do que está fazendo. Além disso, não diga que ele é bom, mostre o porquê é bom.

Utilize gatilhos mentais

Durante a produção de conteúdo utilize os gatilhos mentais. Por exemplo, quando falar sobre seu produto ou assunto, relacione a algo do dia a dia das pessoas. Mostre as razões para adotar aquilo.

Mexa com as emoções do público

Provoque emoções no público, desperte alegria, entusiasmo, excitação, entre outros. Emoções consideradas negativas, podem ser úteis em alguns casos, porém, é preciso ter cuidado ao acioná-las.

Produza conteúdos úteis

O que você está passando deve ser útil, ou seja, possuir utilidade pública. As pessoas precisam ver que aquilo é algo que elas precisam conhecer, que irá mudar sua vida ou rotina.

Conte uma história

Conte uma história por meio de suas informações. Então, apresente seu produto ou informações por meio de um conteúdo lúdico, narrativo e que deixe o público interessado. Compartilhe de uma forma indireta.

Sapium: plataforma de cursos online

A Sapium é uma plataforma de cursos online que oferece um ambiente completo para alunos e professores. Com aulas particulares e exclusivas, a plataforma oferece os melhores cursos para quem deseja se aprimorar profissionalmente, seja na área de Marketing Digital ou em vendas pela web. Além disso, te auxilia com etapas presentes no passo a passo de como preparar aulas online.

E, para completar, a Sapium oferece um blog repleto de conteúdos que facilitam a vida de seus alunos e de outros usuários que buscam informações sobre produção de conteúdo, vendas online, educação, entre outros. Está esperando o que para conferir?!

sapiumblog

Deixe uma resposta