Tudo o que deve estar em um curso de gestão financeira para benefício dos alunos

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tudo o que deve estar em um curso de gestão financeira para benefício dos alunos

O curso de gestão financeira, também conhecido como auditoria fiscal e tributária, é um dos mais tradicionais do Brasil e do Mundo. Sua função é formar profissionais capazes de gerenciar o departamento financeiro de uma empresa. Esse profissional, formado por um curso de gestão financeira, pode ocupar cargos de assistente, analista, assessor ou consultor de mercado. 

Outro ponto positivo dessa formação é a variedade de empresas que esses profissionais podem trabalhar. Entre elas: empresas privadas, do setor público, indústrias, bancos, comércios, corretoras de valores, entre outras. Dentro desses negócios, os formados em gestão financeira conseguem desempenhar funções de: avaliação à manutenção de estoque, análise de créditos e demonstrativos contábeis e acompanhamento de faturamentos e fluxos de caixa. 

Saiba tudo sobre gestão financeira. | Foto: Pexels

O curso de gestão financeira

Como dito anteriormente, um profissional formado em um curso de gestão financeira pode atuar em diferentes áreas e organizações. Para isso ser possível, os cursos de gestão financeira devem ser completos bem preparados.

Primeiramente, eles devem conter bons professores, os quais atuam no ramo há bastante tempo e saibam ensinar. Dessa forma o conhecimento será transmitido com experiência e de modo eficaz. Segundamente, as matérias devem ser diversificadas. Os bons cursos de gestão financeira possuem uma grade curricular que combina temas das ciências humanas e das ciências sociais.   

Em linhas gerais, para benefício do aluno e do futuro profissional atuante no mercado, ele deve concluir um curso de gestão financeira sabendo tomar decisões que envolvam custo, investimentos e finanças. Além disso, o profissional deve estar preparado para trabalhar em meio a crises econômicas, pois são nesses períodos que a demanda por um serviço de qualidade aumenta. 

Sobre a mesa de um escritório, é possível notar objetos típicos do setor financeiro como cédulas de dinheiro, calculadora, caneta e tabela com dados. No centro, um texto com a frase: “alfabetização financeira”. 

Em média, um curso de gestão financeira dura aproximadamente 2 anos. Dentro ou fora deste período, fica a critério do organizador ou da instituição organizadora aplicar estágio, atividades complementares, trabalhos de conclusão de curso e outras atividades do tipo. Outro fator que depende de quem organiza é o valor integral ou mensal. Pessoas e instituições renomadas tendem a cobrar mais caro, porém, é possível achar cursos de gestão financeira com mensalidade em torno de 100 reais. O que também é possível encontrar e promover, são cursos online.     

Outra possibilidade para profissionais de gestão financeira é trabalhar autonomamente prestando serviços para pessoas que querem investir melhor o dinheiro acumulado ao longo dos anos de trabalho.    

Quais são as matérias do curso de Gestão Financeira?

Antes de listar algumas matérias presentes nos cursos de gestão financeira, é importante ressaltar que a grade curricular varia de curso para curso. Entende-se por grade curricular o conjunto de matérias que o aluno aprenderá durante o curso. A seguir, você encontra uma lista das principais e mais recorrentes matérias dos cursos de gestão financeira:   

Matemática financeira

A matemática financeira é uma área do curso de gestão financeira que estuda diferentes processos do dia a dia do mercado de trabalho e das pessoas. Ela avalia a equivalência de capitais no tempo, ou seja, como o valor do dinheiro se comporta no decorrer de determinados períodos. Para obter-se sucesso nessa matéria, é necessário ter habilidade com número e gosto por cálculos. Além disso, a agilidade de raciocínio, também, faz a diferença no momento de coletar dados e informações que serão a base de toda operação. 

Contabilidade geral

A matéria de contabilidade geral presente nos cursos de gestão financeira é muito familiar à área dos profissionais contadores. A contabilidade ajuda você desenvolver um bom trabalho de compreensão da situação econômica de uma empresa e de dados concretos sobre isso. De modo geral, a disciplina de contabilidade geral apresenta métodos para estudar a trajetória das organizações no aspecto financeiro. 

Gestão de investimentos

Outro ponto abordado no curso de gestão financeira é a parte de investimentos. Essa matéria ajuda o profissional a trabalhar com a gestão ativa e passiva. A gestão ativa permite ao investidor aproveitar determinado mercado e cobrar uma taxa pelo seu serviço. Enquanto isso, a passiva a participação em um setor específico de maneira simples. O profissional também é capaz de acompanhar, elaborar e executar as chamadas carteiras de investimento. Para isso, ele precisa aplicar as práticas certas nos momentos corretos. Avaliar riscos, ter consciência e conhecer o mercado que está sendo explorado são ações fundamentais.  

Sistema financeiro

A matéria de sistema financeiro aborda temas relacionados ao funcionamento dos mercados monetário, de capitais, de câmbio e de crédito. É esperado que os professores apresentem o histórico, a evolução, os conceitos, os dados e a legislação desses mercados. Essas aulas são importantes para a compreensão das diversas situações que impactam a sociedade atual. Vale destacar, também, as diferenças existentes no Brasil em relação aos outros países.

Comportamento organizacional

A matéria de comportamento organizacional tem por objetivo mostrar como funciona o sistema de organização de uma companhia ou empresa. Para essa compreensão, são apresentados conteúdos sobre hierarquia, cultura, clima interno e condições no ambiente de trabalho. Fazer a gestão de pessoas em prol da empresa é uma tarefa muito complicada. Um bom profissional deve saber agir em cada situação de risco sempre em busca da recuperação da harmonia entre os funcionários.    

Auditoria contábil


A matéria de auditoria contábil, assim como a contabilidade geral, também pertence ao ramo da contabilidade. Porém, a auditoria está relacionada à análise de documentos. Todas as empresas possuem uma série de documentos e arquivos que precisam ser constantemente atualizados, interpretados e reavaliados. Os profissionais do curso de gestão financeira devem estar preparados para desempenhar essa tarefa e garantir que todas informações estejam corretas e seguras.   

Estatística

Dentro da gestão financeira, aqueles que desejam trabalhar na área de negócios devem estar atentos à matéria de estatística. Ela ajuda o profissional a elaborar planilhas, fazer demonstrações financeiras e construir gráficos detalhados. Entre os recursos trazidos pelas aulas de estatística, podemos citar: tabelas de medidas e comparações, medidas de posição e dispersão do objeto, ferramentas de análise exploratória de dados, distribuição da frequência de um fenômeno ou evento, entre outros.    

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress