Checklist completo para fazer um lançamento digital

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Checklist completo para fazer um lançamento digital

O seu curso online pode ser de qualidade e trazer muito conhecimento, mas, se o lançamento digital não for bem trabalhado, os alunos em potencial nunca vão conhecê-lo. Por isso, é importante saber como fazer um bom lançamento digital.

Para vender um bom curso online, trabalhe com cuidado o seu lançamento digital. | Foto: Unsplash/Chris Montgomery.

Continue a leitura para aprender tudo o que você precisa saber sobre como fazer um lançamento digital!

O que é necessário para fazer o lançamento de um produto digital?

Existem vários pontos que devem ser levados em conta na hora de realizar um lançamento digital, as estratégias de divulgação, data de lançamento, as plataformas usadas, o público-alvo etc.

Ou seja, existem pontos que devem ser pensados na hora de fazer um lançamento digital e esses detalhes começam antes mesmo do produto ficar pronto. Quando surge a ideia do item, já é necessário começar o planejamento do lançamento digital dele.

Então, o que é preciso fazer antes de iniciar o plano de marketing e quais aspectos devem ser analisados para o lançamento de um produto em uma plataforma online? 

Público-alvo

Antes de fazer marketing, é importante que você estabeleça um público-alvo. Pois, determinada estratégia de marketing pode não funcionar com um público, seja pela idade, classe ou interesses. Então, para que o seu lançamento digital seja um sucesso, é fundamental escolher para quem você quer vender.

Estudo de mercado

Um estudo de mercado é algo importante e que deve ser feito antes do lançamento digital. Conhecer o mercado no qual você está entrando é uma estratégia interessante para fazer um lançamento digital mais certeiro. Pesquise os interesses do público, estude as estratégias usadas pelos concorrentes, veja as condições do mercado, como a sua empresa se diferencia das demais e como o seu produto se encaixa na época em que ele será lançado. 

Escolha do profissional responsável

Com essas informações em mãos, vem uma decisão importante para tomar, quem será responsável pelo lançamento digital? Existem empresas e profissionais especializados em fazer lançamentos digitais, conhecem o mercado e as melhores estratégias, talvez para quem está entrando nesse mundo essa seja uma boa opção. 

Mas, se você entende de marketing digital, talvez não seja necessário contratar um profissional.

Caso opte por um profissional, é importante tomar cuidado com quem vai contratar, para depois não ter problemas. Desconfie de quem promete resultados extraordinários e tenha sempre um contrato de prestação de serviços assinado. Assim, ambas as partes ficam cientes das obrigações, impedindo futuros problemas. Pode ser interessante consultar um advogado para elaborar o documento. 

Ferramentas para a mensuração dos números

Um fator muito importante que deve ser lembrado antes do lançamento digital é a respeito das ferramentas usadas para a mensuração dos números. Existem diversos sites que fazem essa medição, com eles você consegue saber quantas pessoas abriram o link e até que parte elas leram. Essas informações são boas para que você veja o que está funcionando e onde precisa melhorar.

Revisão do conteúdo

Ainda, antes de planejar o marketing para o lançamento digital, é importante que o produto esteja perfeito. Gaste mais tempo para revisar o conteúdo, veja se está tudo correto. A etapa de desenvolvimento é muito relevante, pois um produto mal acabado pode manchar sua credibilidade e esse é um fator que o consumidor leva em conta na hora de comprar. 

Plano de marketing

Com todas essas informações reunidas, é possível bolar um plano de marketing para o produto. Para isso, veja quais estratégias se encaixam melhor para o público, a linguagem que será usada e se terá algum tipo de evento na hora do lançamento digital.

Press release

Um outro elemento importante para o lançamento digital é o press release, que se trata de um texto que será enviado para a mídia e para os colaboradores, para gerar mais visibilidade. Essa etapa é importante, pois com o release a sua empresa começa a ser mais conhecida. 

Seguindo todos esses passos, chega a hora de começar a divulgar o seu produto e preparar o público para o lançamento digital.

Como fazer lançamentos digitais?

É importante promover seu lançamento, para isso, faça eventos para divulgar o lançamento digital, lives nas redes sociais são uma boa opção nos dias atuais. Outra estratégia para promover lançamentos digitais é postar aulas gratuitas nas quais você pode dar algumas informações a respeito do assunto e deixar um gostinho de quero mais sobre o seu curso.

Escolha bem o timing para fazer essas lives e o anúncio do lançamento digital. Divulgar um mês antes não é uma boa ideia, pois as pessoas podem esquecer, também não deixe para avisar na véspera. Algumas semanas antes é o ideal.

Pense nas plataformas que serão usadas para fazer esses anúncios, lembre-se do perfil do seu público. Muitas empresas optam por vídeos e posts em redes sociais, que levam para uma página onde são passadas mais informações sobre os eventos, o curso e também sobre o vendedor.

Essa página se chama página de captura. Para criar uma boa, é importante fazê-la com um visual profissional, com todas as informações que os clientes precisam, além de ter um domínio próprio.

Para um público mais segmentado, usar e-mails pode funcionar. Mande e-mails com mais dados do seu produto e contando quando será o lançamento digital, assim o público vai lembrar do seu curso. 

Contar com a ajuda de influenciadores digitais pode atrair um público muito grande, mas essa opção talvez não seja para quem está iniciando.

No dia do lançamento digital, você pode fazer uma live como evento. Nessa live, passe mais informações, tire dúvidas de quem estiver assistindo e faça com que mais pessoas comprem seu produto.

Depois do lançamento digital do seu produto, não pense que o trabalho acabou. Fique atento aos feedbacks, assim você melhora para as próximas edições. Dê atenção ao seu público, assim você os mantém. E não deixe de seguir lançando conteúdos e nem de checar os resultados do seu lançamento.

Qual o segredo da fórmula de lançamento?

Essa metodologia, que está dando ótimos resultados, sugere uma relação sólida com o público por meio de conteúdos pertinentes. Existem vários tipos de lançamentos dentro da fórmula, mas todos focados em três fases: relacionamento, lançamento e entrega

O relacionamento é para gerar valor e autoridade para a empresa, seja por meio de posts, vídeos ou outros.

O lançamento deve usar técnicas para despertar gatilhos, um deles é o da escassez. Deixar as vagas abertas somente por um determinado período é um exemplo de gatilho. 

E a entrega vai ser quando o cliente tiver acesso ao conteúdo completo. Nessa hora, não suma, continue prestando auxílio aos clientes. Um bom pós-venda após o lançamento digital será importante para novas vendas.

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