Planeje o lançamento do seu curso

Uma das coisas mais gratificantes quando se está montando um curso online é ver o resultado!

Porém, é necessário que você se certifique que o lançamento será um sucesso, com uma comunicação clara, objetiva e eficiente.

Nós do Sapium separamos algumas orientações para o lançamento do seu curso, confira:

Defina qual é o seu público

A pergunta é: Quem você quer que compre o seu curso?

Por exemplo, se o seu curso ensina o básico de Photoshop, um dos públicos poderia ser calouros de Design Gráfico e Comunicação Social.

Mas não precisa se ater a apenas 1 público-alvo, dependendo do conteúdo do seu curso, você pode colocar 2 ou mais. Isso é importante pois você começará a ter ideia de quanto cobrar, quem é o decisor da compra do curso, quais são os gostos e anseios que essa pessoa busca alcançar com o seu curso.

Crie as Personas

A pergunta é: O que o meu público faz?

Nessa fase a criatividade quebra barreiras. Ela facilitará a visualização geral e é o momento em que se dá vida ao público-alvo (1 Persona para cada público-alvo).

Crie um personagem e dê uma narrativa a ele. Qual é o seu nome? O que ele faz? Do que gosta? Qual é a sua rotina? Está em um relacionamento? Quais redes sociais ele utiliza?

Seguindo o exemplo anterior, seria algo como:

“Joanna tem 18 anos e é caloura de Publicidade na UFPR. Ela acorda todo dia às 6h, e desde cedo já está com o celular na mão. Verifica o Instagram e atualiza o Twitter, após isso, se arruma para a faculdade…”

Em resumo, escreva um dia típico da sua Persona, e não tenha medo de colocar detalhes! Quanto mais você conhecer ela, mais assertivos os próximos passos serão.

Defina o conteúdo

A pergunta é: O que o meu público quer consumir?

Se a sua persona é jovem e hard user das redes sociais, de nada adianta escrever textos longos, com muita linguagem técnica e sem imagens.

A Joanna, por exemplo, atualiza o Twitter e o Instagram todos os dias, nesse ponto você já deduz que ela prefere imagens, textos curtos e, claro, memes.

Defina o meio

A pergunta é: Por onde vou comunicar o meu público?

O que foi citado anteriormente irá servir de apoio para identificar quais serão as mídias e meios de comunicação utilizados.

Por exemplo, para atingir a Joanna, poderíamos criar diversas opções, entre elas:

Criar uma conta no Instagram para compartilhar imagens que foram criadas pelo Photoshop, fazer o timelapse de uma arte no software, criar memes sobre as dificuldades que todo designer passa na hora de criar, etc.

São infinitas as soluções!

O canal de comunicação é tão importante quanto o conteúdo, pois de nada adianta você ter muito a agregar e errar o formato e o canal de comunicação, pois assim sua mensagem chegará distorcida ou pior, nem sequer chegará à ele.

Faça um cronograma

A criação de um cronograma vai te ajudar a manter a qualidade do conteúdo e garantir que o lançamento seja um sucesso!

Faça ele do jeito que achar melhor, seja um calendário no Excel, no celular ou impresso, é importante que você defina corretamente qual conteúdo será postado em cada dia. A palavra chave em uma boa comunicação é consistência. Fique atento as notícias do seu segmento, veja quais datas comemorativas ou eventos acontecerão no mês e antecipe essa produção de conteúdo, pois somente assim você não perderá nenhuma oportunidade e não procrastinará.

E aí, o que achou dessas dicas? Deixe sua opinião abaixo! 👇

sapiumblog

Deixe uma resposta