Produtividade Matriz Eisenhower

O ex-presidente americano Dwight Eisenhower foi uma das pessoas mais produtivas de quem se tem registro, criando algumas das ferramentas que usamos ainda hoje. Uma delas, em especial, é extremamente pertinente, sendo essencial, inclusive, para a gestão de projetos: a Matriz de Eisenhower.

Essa é uma ferramenta simples de tomada de decisão que você pode usar agora mesmo para aumentar a produtividade. Ela se baseia em uma premissa bem interessante: o que é importante raramente é urgente. E o que é urgente raramente é importante.

A matriz de Eisenhower tem como finalidade ajudar as pessoas na tomada de decisão, com ela, você tem um método claro para classificar as atividades pelo grau de importância e urgência, diminuindo assim a sensação de que a pilha de afazeres só cresce e aumentando a sensação de que o dia foi concluído com produtividade.

Mas como funciona essa matriz? 

Ela é separada em uma linha vertical que é relacionada a importância da tarefa e uma linha horizontal que é relacionada a urgência. Logo depois, é separada em quatro quadrantes que são: 

  • Importante e urgente;
  • Importante, mas não urgente;
  • Urgente, mas não importante;
  • Nem urgente, nem importante;

Definindo esses pontos, é preciso distribuir as tarefas de acordo com o seu grau de importância e urgência, assim você definirá quando e como irá realizar determinada tarefa. 

Quando conseguimos observar visualmente nossas tarefas, conseguimos ter uma gestão melhor do tempo e das atividades. 

Além de ajudar na organização, ela é capaz de trazer benefícios para a sua rotina. Afinal você irá saber por onde começar e saberá se organizar com critérios mais objetivos.

Outro aspecto que a Matriz auxilia é relacionado a ansiedade. Ver a quantidade de trabalho que possui no dia pode ser desesperador, mas ao saber a ordem de prioridade e importância, você tenderá a ficar mais confortável em ver que é possível concluir todas as atividades.

Por fim, o foco aumentará. Pois ao saber o que é preciso fazer no dia em níveis de importância e urgência, a determinação e produtividade serão maiores do que de costume.

Organizar as atividades diárias é a melhor maneira para observar como os seus esforços estão sendo administrados.

Quer ter um dia mais produtivo e organizado? É só começar a separar as suas tarefas de acordo com a matriz de Eisenhower.

Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo!

sapiumblog

Deixe uma resposta