8 dicas para escrever um bom anúncio para o Facebook e Instagram

Com estas dicas para escrever um bom anúncio, suas campanhas não serão mais as mesmas! Aplique-as e veja os seus resultados ficarem cada vez melhores!

Hoje em dia, já não adianta mais fazer um simples anúncio e esperar bons resultados.

Com uma concorrência acirrada, você precisa utilizar técnicas que te ajudem a destacar o seu negócio.

E é sobre isso que vamos falar neste post de hoje.

Em plataformas como Facebook e Instagram, com mais de milhões de fotos e vídeos sendo enviados a cada hora, pode ser complicado aparecer para seus alunos e, ainda mais difícil, para os seus ainda não alunos. 

Apesar de uma imagem ou vídeo cativantes serem importantes, saiba que eles são a única coisa que você precisa para chamar atenção e ter um anúncio de sucesso. 

Escrever uma legenda forte para acompanhar a sua peça criativa tornou-se obrigatório para quem quer ter os melhores resultados em campanhas de anúncios. 

Por isso, hoje vamos trazer oito dicas para você escrever um anúncio para o Facebook e Instagram que aumentará as chances de converter seu público em alunos.

1. Faça da legenda a continuação da sua foto ou vídeo

Embora sua imagem ou vídeo sejam a “inspiração” que seu público vê logo de cara, seu texto deve ser a “informação” que arremata essa ideia. 

Quem se interessou pela sua imagem ou vídeo, irá ter vontade de ler o seu texto para saber mais sobre o tema do seu anúncio.

Garantir que sua legenda se correlacione diretamente com a imagem fornece ao seu público uma experiência melhor e aumenta a probabilidade de conversão.

2. Menos é mais

Ao escrever a legenda do seu anúncio, lembre-se de deixá-la curta e objetiva. 

Procure transmitir sua mensagem com uma ou até 3 frases no máximo.

Mais que isso, você corre o risco de perder a atenção do seu público. 

Deixe para passar todos os detalhes na sua landing page.

Lá, você poderá escrever um conteúdo mais extenso e explicativo.

Seu anúncio, deve apenas despertar o interesse da pessoa para saber mais sobre o seu curso.

Evite, também, usar letras maiúsculas ou pontuação excessivas que possam dar uma cara de spam para o seu negócio digital.

E utilize expressões menos marqueteiras como, por exemplo: Ao invés de “Confira o meu curso novo de inglês para iniciantes”, procure usar mais frases como: “Comece a cantar as suas músicas favoritas em inglês!” 

3. Envolva seu público

Iniciar a legenda do seu anúncio com uma pergunta, é uma maneira fácil de engajar seu público. 

Mas, você precisa lembrar de três pontos principais ao elaborar sua pergunta:

  1. Ela deve tem uma resposta exata – não exija que seu público fique buscando respostas complexas neste momento;
  2. As perguntas devem ser respondidas facilmente com um sim ou com não
  3. Você deve manter a pergunta positiva. Joseph Sugarman, um dos principais copywriters do mundo, disse uma vez que quando você estimula o seu cliente a dizer “sim” o máximo de vezes possível, ele ficará mais propenso a dizer sim quando chegar a hora da sua venda.

4. Inclua um CTA.

Já chegamos à metade das nossas dicas para escrever um bom anúncio.

Viu como elas são simples, mas causam um grande impacto no resultado final do seu anúncio?

Mas, continuando…

CTA é uma sigla em inglês que significa call to action, ou seja, uma chamada para ação.

Esteja você solicitando ao seu público-alvo que compre os seus cursos ou que siga o seu perfil no Facebook, inclua sempre um CTA. 

Desta maneira, você direciona as pessoas para a ação que você gostaria que elas tomassem e reforça, no final do texto, a sua intenção. 

Pode ser mais direta, como por exemplo “compre agora!” ou mais discreta como “compre o seu antes que acabe o desconto!” 

Além disso, o Facebook e o Instagram incluem uma frase de chamariz, abaixo da foto ou do vídeo do seu anúncio, com opções que variam de “saiba mais” a “Baixe agora”. 

Minha sugestão é que você use, sempre que possível, a opção “Saiba Mais”.

É uma maneira mais amigável de solicitar que a pessoa que vê o seu anúncio, tome a ação. Menos imperativa e mais intuitiva.

Lembre-se que o seu CTA deve corresponder ao botão da frase que você escolher utilizar no seu anúncio.

5. Utilize hashtags

Embora não seja necessário incluir hashtags em seus anúncios, elas podem melhorar ainda mais o desempenho dele.

No entanto, você deve usar no máximo quatro ou cinco, para impedir que seu anúncio pareça spam. 

Em vez de colar todas as suas hashtags no final do texto, inclua algumas organicamente no decorrer da sua legenda. 

Essa também é uma ótima maneira das hashtags que você inventou para a sua marca, ganharem visibilidade com seu público.

 6. Utilize depoimentos

Prova social é tudo. 

É por isso que aproveitar os depoimentos dos seus alunos nos seus anúncios do Facebook e Instagram pode ajudar a aumentar as suas conversões. 

Quando os seus alunos explicam como o seu curso melhorou a vida deles ou falam sobre as transformações que tiveram após conclui-lo, as pessoas que visualizam o anúncio podem se identificar com essas histórias. 

Isso torna seu anúncio muito mais próximo e pessoal. 

Além disso, um depoimento favorável ao seu curso também ajuda a mostrar que você é uma professor online com excelente nível educacional.

Para conseguir seus depoimentos, primeiro passo é enviar um e-mail ou entrar em contato com os seus alunos perguntando se eles poderiam fazer a gentileza de escrever ou gravar um vídeo dando uma breve declaração sobre sua experiência com o seu curso online.

Comente que você quer utilizá-lo em suas campanhas e se eles autorizam o uso.

Na Sapium, você pode utilizar o canhão de e-mails ou mesmo os grupos de estudo para solicitá-los.

7. Fale sobre os benefícios

Os detalhes do conteúdo do seu curso são informações importantes, mas não são tão relevantes quanto as vantagens e as dores que o seu curso resolve. 

Geralmente, o que desencadeia a vontade de realizar a compra de um curso online são as razões emocionais que a pessoa tem e o fato de entender aonde ela pode chegar, após cursar suas aulas. 

Pense nos benefícios mais importantes e mostre-os ao seu público para que ele se inspire e se identifique com a situação que ele almeja estar.

8. Crie um senso de urgência para fazer os usuários agirem

Ninguém quer deixar passar uma grande oportunidade, e é por isso que o risco de perder, é um gatilho que funciona e que você pode utilizar ao escrever uma legenda para o seu anúncio. 

Criar um senso de urgência aumentará a probabilidade dos usuários clicarem no seu anúncio e, finalmente, atingirem o objetivo da sua campanha no Facebook ou Instagram.

Abaixo, você pode conferir o nosso vídeo em que falamos destas 8 dicas para escrever um bom anúncio.

Dá o play!

Bom estas foram algumas dicas de como construir legendas para os seus anúncios de maneira mais eficiente.

Não esqueça que a linguagem precisa ser adequada ao seu público para que a sua comunicação seja eficiente.

Se ficou alguma dúvida ou deseja compartilhar uma legenda que deu certo em algum anúncio que você fez, deixe-nos um comentário!

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