Fazer captação de alunos pelo YouTube pode ser mais fácil do que você acredita

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fazer captação de alunos pelo YouTube pode ser mais fácil do que você acredita

A era digital veio para mudar tudo o que conhecemos, e é possível dizer que a área da educação foi uma das mais modificadas. Hoje em dia, com plataformas como o YouTube, ficou muito mais fácil ministrar aulas e até fazer a captação de alunos.

O YouTube é uma ótima plataforma de captação de alunos hoje em dia. | Foto: Freepik/sylfa5610

Quer aprender como fazer uma melhor captação de alunos pela internet? Então, continue a leitura e fique de olho nas dicas que vamos te dar!

A importância da internet para a captação de alunos

Para realizar a captação de alunos, tenha em mente que as estratégias de marketing utilizadas na internet são fundamentais. Hoje em dia, a internet é a ferramenta mais potente para realizar essa captação de alunos, sem dúvida alguma. 

Assim, imagine que, para que seu trabalho chegue até os alunos, eles precisam ser marcados por anúncios interessantes de suas aulas enquanto navegam na internet.  

Mas tenha em mente que essa divulgação não deve ser feita oferecendo suas aulas incansavelmente ou anunciando sem estratégia alguma. Para fazer uma venda de cursos eficaz, é preciso entender a magia das redes sociais e do marketing digital como um todo. 

Sendo assim, atraia seus possíveis alunos sem ser maçante, fazendo com que eles criem uma conexão com você e confiem no seu trabalho.

Para isso, dê dicas, faça tutoriais, trocadilhos, brincadeiras ou produza qualquer tipo de conteúdo que ajude seu futuro aluno a conseguir o que ele deseja.

Por exemplo, se você é professor de inglês, utilize séries do momento com legendas para atrair seus alunos, faça o uso de memes ou compartilhe textos sobre como aprender inglês de maneira mais simples e eficaz. Isso, além de facilitar a aprendizagem, irá atrair mais alunos.

O segredo é ser criativo e produzir um conteúdo que tenha tudo a ver com o que você ensina, mas que seja diferente e divertido para quem vai aprender. Agora, para colocar tudo isso em prática, é preciso escolher uma rede social popular, e o YouTube pode muito bem ser essa rede social. 

O YouTube é uma excelente ferramenta para a captação de alunos, mas poucas pessoas sabem disso. Então, vamos entender melhor como essa captação de alunos pelo YouTube funciona ao longo do texto.

Por que o YouTube é importante para a captação de alunos?

O YouTube é uma rede social onde é possível publicar conteúdos em vídeo com poucas restrições de duração. Ele possui diversas ferramentas que ajudam os profissionais nessa área. Por isso, é uma excelente rede social para a captação de alunos.

O YouTube é um dos sites mais acessados hoje em dia, principalmente pelos jovens. Então, se você produzir conteúdos interessantes, de maneira correta e focando no seu público, essa rede social será o lugar certo para atrair novos alunos para suas aulas. 

Como utilizar o YouTube para fazer a captação de alunos?

Um dos primeiros passos a se seguir ao utilizar o YouTube para captação de alunos é investir em um vídeo que mostre uma mensagem do professor. Ou seja, um vídeo que apresente os valores e a missão educacional do educador. Apresentar-se para as pessoas é muito importante para aproximar o público e passar confiança.

Também é interessante mostrar como são as aulas, sua dinâmica, como irão funcionar. Deixar tudo bem explicado dá credibilidade para o seu trabalho.

É importante lembrar que, se você fizer um trabalho muito bem-feito no YouTube, os alunos que vão vir até você, e não o contrário. Por isso, é importante fazer a si mesmo as seguintes perguntas: o que atrai alguém para aprender algo? Qual tipo de abordagem seria ideal para meus futuros alunos?

Uma dica valiosa para começar a ganhar mais inscritos e, consequentemente, mais alunos, é oferecer aulas gratuitas, para depois oferecer um curso completo pago. Nada melhor para mostrar seu potencial do que ensinar alguém de maneira gratuita, convencendo aquele aluno que seu conteúdo vale a pena.

Quais são as estratégias para vendas online?

Agora que você já sabe sobre a captação de alunos por meio do YouTube, está na hora de aprender mais sobre estratégias de vendas online no geral. Essas dicas também valem para o YouTube e, com elas, será possível atrair ainda mais alunos para você. 

Sendo assim, a seguir, veja algumas dicas para fazer uma melhor captação de alunos e vender cursos online:

  1. Defina seu público-alvo;
  2. Sempre interaja com seus inscritos, pois isso vai aproximar o público, gerar valor para o seu trabalho e convencer mais pessoas a virarem seus alunos;
  3. Invista em SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, em tradução livre);
  4. Nunca deixe de escutar o que seu público quer. Aceite dicas de melhorias, sugestões;
  5. Avalie a concorrência. Faça para si mesmo as seguintes perguntas: o que não estão fazendo? Onde posso me destacar? 

Todas essas dicas são importantes para fazer a captação de alunos no YouTube. Mas tem uma em especial que vale a pena ficar de olho: invista em SEO!

SEO para YouTube: dicas para captar mais alunos

SEO é o que vai te ajudar a colocar seus vídeos em destaque no YouTube e, inclusive, nas buscas do Google. 

SEO é o que determina o posicionamento do seu conteúdo quando alguém pesquisa sobre um assunto relacionado a ele. É por isso que o SEO de um vídeo no YouTube tem que ser bem pensado, para que sua estratégia de captação de alunos não fique comprometida. 

Sendo assim, se não quiser ter sua divulgação comprometida, atente-se aos passos a seguir: 

1. Escolha uma boa palavra-chave para a captação de alunos

As palavras-chave são muito importantes para posicionar bem seus conteúdos. Então, utilize o Planejador de Palavras-chave do Google para conseguir suas palavras-chave. Normalmente, são escolhidas de 2 a 6 palavras que são as que as pessoas procuram sobre aquele tema. Basta escolher uma delas e adotá-la como principal.

Exemplo: Se você dá aulas de história, sua palavra-chave pode ser “aulas de história”, “aulas de história gratuitas”, “aulas de história curso online”, vai depender do que os usuários mais pesquisam sobre o assunto.

2. Use muito essa palavra-chave

Quando estiver com a palavra em mãos, utilize-a onde puder: no título do vídeo, na descrição, hashtags, subtítulos, legendas. 

Mas, claro, tudo dentro do limite, para que o Google não precise entrar com algum tipo de punição. Viu só? A captação de alunos não é um bicho de sete cabeças.  

O importante é se planejar, estudar sobre redes sociais e estratégias digitais, ir por etapas e não ter medo de colocar a mão na massa. Agora você já sabe como captar alunos e tem dicas valiosas para atingir o sucesso com suas aulas.

Então, se você é aluno ou professor, acesse a Sapium para descobrir um ambiente inovador de cursos online! Coloque em prática seus cursos como professor ou encontre diversos cursos online para você que é aluno. E, se você gostou das dicas do artigo e aprendeu um pouco sobre como fazer a captação de alunos pelo YouTube, saiba que existem vários conteúdos como esse no blog da Sapium, é só passar lá e conferir!

Cadastre-se agora seu curso, ebook ou mentoria na melhor plataforma para venda e infoprodutos.

Homem Expert atendimento Whatsapp Sapium
plugins premium WordPress