Conheça as melhores estratégias usadas para lançar um curso digitalmente

Pensar de maneira estratégica é um dos segredos para o sucesso quando falamos de lançamento de curso na internet.

Você já deve saber, ou deveria, que de quase nada adianta ter o melhor produto, se você não sabe como vendê-lo. Isso acontece porque as pessoas, para adquirir algum bem ou serviço, precisam estar convencidas de que elas precisam daquilo. Com um lançamento de curso não seria diferente.

Lançamento de curso: é preciso saber lançar o curso para vender mais. | Foto: Freepik/wayhomestudio.

Então, continue a leitura para conhecer três excelentes estratégias de lançamento de curso e aprender a conseguir mais alunos do que nunca!

1. Ensinando para captar

Vender um curso na internet, para algumas pessoas, pode parecer complicado, já que envolve diferentes questões a serem pensadas, como preparar o seu conteúdo, a plataforma na qual ele ficará disponível para os alunos e a forma como as pessoas irão conhecer o que você está oferecendo.

Apesar dos diferentes fatores que envolvem uma criação e um lançamento de curso, vamos focar na forma como as pessoas conhecerão o que você está oferecendo. Mais precisamente, vamos dar ênfase ao momento de lançamento do curso online.

A divulgação de lançamento de curso, promovendo o que você tem a ensinar para as pessoas, seja pelas redes sociais, e-mail ou outros meios, é o que vai trazer o seu público para a sua direção, o que vai fazer com que as pessoas saibam o que você pode proporcionar para elas e, caso realmente se sintam convencidas e interessadas, resultar em vendas.

Não duvide que isso tem o poder de alavancar, e muito, o número de alunos de um curso vendido na internet. Pode parecer clichê, mas, de fato, quem não é visto, não é lembrado.

2. Lançamento estruturado

É preciso entender, no entanto, que ao divulgar um lançamento de curso, não existe garantia de retorno, no que se refere à aquisição dele por parte das pessoas. Ser repetitivo nas redes sociais, não criar conteúdos que engajem o seu público ou, até mesmo, não saber quem é o seu público, são alguns dos fatores que podem te sabotar sem que você perceba.

Por isso, fazer um lançamento muito bem estruturado é um caminho interessante. Isso quer dizer que você precisa definir algumas coisas para depois fazer um lançamento de curso. Sendo assim, antes de tomar uma decisão e escolher a forma como irá lançar e mostrar para as pessoas o seu curso, pergunte para si mesmo algumas coisas, como:

  • A sua proposta já está definida?
  • Você já sabe o que seu curso abordará?
  • O curso já está realmente desenvolvido?
  • Existe alguma possibilidade de o curso não ser lançado, mesmo após a divulgação do seu lançamento?

Além disso, para um lançamento de curso de sucesso, é necessário que você saiba o nicho no qual está inserido.

Também, é preciso ter conhecimento do público-alvo para o qual o curso será destinado. E, além disso, ter certeza de que seu curso será realmente lançado, para evitar contratempos. 

3. Pré-inscrição de lançamento de curso

Por fim, a terceira e última da nossa lista é uma excelente estratégia de lançamento de curso focada na pré-inscrição de interessados. 

A seguir, veja como colocar essa estratégia em prática para um lançamento de curso online!

Crie uma página na internet

Em primeiro lugar, você vai precisar criar uma página na internet, para que ela hospede a pré-inscrição do seu curso. A página pode ser em um formato de captura/landing page. Para sua criação é possível utilizar um sistema de e-mail marketing ou criar um formulário no Google Forms, por exemplo.

Ao longo da página de pré-inscrição para lançamento de curso, é recomendado que você se atente a responder todas as possíveis dúvidas de quem acessá-la. Por isso, no formulário, inclua tudo o que você possa dizer em relação ao seu curso, como: título, tema, proposta e afins.

Ainda em relação ao formulário, também é muito importante que tenha informações sobre você e outros que estejam por trás desse lançamento de curso.

Agora, as informações que você vai pedir para as pessoas que se inscreverem para o seu lançamento de curso são básicas: nome, e-mail e telefone. Dê a garantia de que os dados fornecidos por elas estarão em segurança, isso é extremamente importante.

Dizer que a pessoa vai ser notificada no momento em que o curso for lançado é algo que pode agregar na página de pré-inscrição para lançamento de curso. Você, apesar de não precisar nem mesmo dizer o valor da matrícula para o curso ainda, pode oferecer um desconto para aqueles que quiserem fazer a sua pré-inscrição.

Divulgue a página

Agora, o próximo passo é divulgar essa página. Então, divulgue nas redes sociais, comunidades virtuais, e-mail, site/blog e onde mais puder. Faça com que as pessoas saibam desse lançamento de curso.

É claro, você não precisa ficar repetindo para todos, a todo momento: “lançamento de curso, lançamento de curso, lançamento de curso”. Isso é cansativo e não convence. Apenas tenha a sua estratégia planejada e siga ela.

Planejar a forma como você vai levar conteúdos ligados ao lançamento de curso ajuda a impedir que as informações fiquem repetitivas, maçantes e, consequentemente, pouco atraentes para o seu público. A cada dia, tente explorar algo diferente para dizer ou mostrar, responda alguma dúvida que foi mandada por mensagem privada, mostre algum tema ligado ao curso etc. O importante é tornar essa divulgação de lançamento de curso mais dinâmica. 

Além disso, precisamos ressaltar que é importante respeitar as regras virtuais, sem invadir a privacidade do próximo ou burlar as normas das plataformas. É natural que nem todos tenham interesse no seu lançamento de curso, mas é interessante explorar bem o interesse daqueles que possuam algo em comum com ele.

Ao fim das publicações de divulgação, você não pode esquecer de fazer uma chamada para a página de pré-inscrição do lançamento de curso, afinal, o objetivo da divulgação é que as pessoas se inscrevam, então você deve facilitar ao máximo o caminho para a inscrição.

Para concluir, não existe uma receita de bolo de como lançar curso online. No entanto, quanto mais estrategicamente você pensar, planejando os seus passos, mais preparado você vai estar para lançar curso ou qualquer outro produto.

Então, agora que você aprendeu como lançar cursos online com estratégias bem definidas, esperamos que o seu lançamento de curso alcance os seus objetivos!

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